segunda-feira, 18 de junho de 2012

Perguntas Frequentes


  • » Como faço para adotar um animal?
    A SEPDA promove campanhas de adoção de cães e gatos chamadas ADOTAR É O BICHO! semanalmente, em bairros diferentes da cidade do Rio de Janeiro. Para adotar é necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência, além de passar por uma entrevista com o veterinário de plantão no local. Lembrando que a adoção de cães, gatos e cavalos é diária no Centro de Proteção Animal, sede da Secretaria, que fica na Fazenda Modelo – Estrada da Matriz, nº 4445, Guaratiba, Rio de Janeiro.


  • » Qual tipo de assistência que a SEPDA pode dar aos animais comunitários?
    A SEPDA recorre aos protetores dos animais cadastrados que geralmente cuidam desses animais para que sejam esterilizados e adotados, utilizando os programas Bicho Rio e Adotar é o Bicho!, além de apresentar sempre o DECRETO Nº 23989 DE 19 DE FEVEREIRO DE 2004 que os protege e punindo aqueles que agem contra os animais comunitários.


  • » A cirurgia de esterilização oferece riscos ao animal?
    Não oferece mais riscos do qualquer outro procedimento cirúrgico.


  • » Posso levar mais de um animal para ser esterilizado no mesmo dia?
    Não, é um animal por proprietário. Pode marcar em quantas semanas quiser, um de cada vez.


  • » Não quero mais o meu animal. Posso entrega-lo a vocês?
    Não, a SEPDA não recebe animais de proprietários. A secretaria recebe somente animais que foram vítimas de maus tratos e abandono. Lembrando que abandono e maus tratos é crime pela lei municipal 4731.


  • » A SEPDA recolhe animal na rua?
    Não. A SEPDA auxilia a população ao receber denúncias de maus tratos e abandono, promovendo fiscalizações tecnicas e, se necessário, pede a remoção do animal do local.


  • » Não moro na cidade do Rio de Janeiro. Como faço para denunciar maus tratos e abandono de animais?
    Você deve telefonar para o corpo de bombeiros da sua cidade e também a sua prefeitura para ver se há algum órgão municipal que cuide de animais.


  • » A SEPDA vacina animais?
    A SEPDA tem um posto de vacinação antirrábica fixo no Centro de Proteção Animal na Fazenda Modelo (Estrada da Matriz, 4445, Guaratiba).


  • » Como denuncio maus tratos e abandono de animais?
    Para denunciar maus tratos e/ou abandono de animais na cidade do Rio de Janeiro, o cidadão pode agir de três maneiras: ir a delegacia mais próxima e registro de ocorrência, já que maus tratos e abandono de animais são crimes previstos na Lei Municipal 4.731 e no artigo 32 da Lei Federal 9605 de Crimes ambientais; recorrer à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, citando as mesmas leis acima; ou fazer uma denúncia para a Central de Atendimento ao Cidadão 1746, e aguardar a vistoria técnica dos veterinários.


  • » Se eu achar um animal, posso leva-lo até vocês?
    Se encontrar um animal, você deve imediatamente procurar auxilio veterinário, que a SEPDA oferece gratuitamente em dois locais: na Unidade de Atendimento Clínico Cirúrgico de Engenho de Dentro, de segunda-feira a sexta-feira, de 9h as 16h, e no Centro de Proteção Animal, de segunda-feira a sábado, de 9h às 17h. A pessoa que se interessar em ajudar um animal que esteja na rua, deve saber que passará a ser responsável pelo animal, ou seja, deverá ficar com a guarda do animal, e se não desejar continuar com ele, deverá doá-lo para um proprietário responsável. Lembrando que abandono e maus tratos é crime pela lei municipal 4731.


  • » Como faço para agendar a cirurgia de esterilização do meu cão ou gato?


    AGENDAMENTO
    * em Bonsucesso, Centro, Coelho Neto, Guaratiba, Jacarepaguá, Largo do Machado e Realengo:
    O agendamento é feito somente no local, todas as sextas-feiras. A partir de 8h são distribuídas senhas limitadas aos interessados para que sejam agendados para a semana seguinte. É necessário levar identidade e comprovante de residência (o animal não precisa ser levado neste dia). Lembrando que só agendamos um animal por semana de cada pessoa.
    * em Vicente de Carvalho:
    O agendamento é feito pelo telefone: 2293-1791, sextas-feiras, das 9h às 12h. As cirurgias são sempre agendadas para a semana seguinte e só é permitido agendar um animal por pessoa.
    * em Engenho de Dentro:
    O agendamento é feito pelo telefone: 2293-1791, quartas-feiras, das 9h às 12h. As cirurgias são sempre agendadas para a semana seguinte e só é permitido agendar um animal por pessoa.


  • » Posso agendar esterilizações por telefone?
    O agendamento para as unidade de Guaratiba, Coelho Neto, Centro, Largo do Machado, Realengo, Jacarepaguá e Bonsucesso é feito pessoalmente nas sextas-feiras, às oito horas da manhã, e o proprietário deve levar identidade e comprovante de residência.

    Já o agendamento para as unidades de Engenho de Dentro e de Vicente de Carvalho é feito pelo telefone 2293-1791.
  • Em Engenho de Dentro todas as quartas-feiras, das 9 às 12h e em Vicente de Carvalho todas as sextas-feiras, das 9 às 12h.



 

Nenhum comentário: