domingo, 17 de junho de 2012

Quem Somos

 
Animais do AbrigoNo início de 2009, um apelo comoveu Piracicaba.

Um abrigo particular com mais de 500 animais, localizado no quilômetro 23 da estrada que liga a cidade a Rio Claro, era certamente uma das situações mais caóticas que vários voluntários acostumados com a causa dos cães abandonados já presenciaram.

Todos os dias um deles estava ameaçado a morrer.

E a causa mais grave, além das doenças, era a fome.

Este cenário foi o original para que fosse legalmente constituída a Organização Não Governamental Vira Lata Vira Vida, formada pelos voluntários que se envolveram na causa do abrigo e que, organizados, conquistaram a credibilidade da sociedade e vem desenvolvendo atividades no local.

Embasada no objetivo manter o abrigo, suprir a alimentação e dar condições de saúde e bem-estar aos animais, os princípios da ONG são a castração, o trabalho voluntário, a educação e a formação de novos protetores.
Animais do Abrigo 2

A primeira ação coletiva visou à aplicação de medicação emergencial para controle da sarna que atingia 90% dos animais.

Alguns foram enviados para clínicas particulares voluntárias, recuperados e, posteriormente, doados.

Mas a grande maioria permanecia no abrigo precisando de cuidados médicos.

Foi então que um grupo de 22 voluntários assumiu os trabalhos um plano de ação começou a modificar a realidade do local.

Os animais começaram a ser atendidos individualmente, ganharam identificação e prontuários e a sarna foi controlada com tratamento periódico.
Confira o histórico completo da Vira Lata Vira-Vida: clique aqui para download do arquivo em pdf.
Cachorros

Por uma vida mais digna!

A Ong Vira Lata Vira Vida de Piracicaba /sp tem uma linha de produtos personalizados.



Seus chinelos (em rosa, laranja e branco) são estampados com a fotos dos animais abrigados!!

Camisetas de vários modelos e chinelos: R$ 25,00.

Vista Vira Lata, vista esta luta!!!



  



Você pode adquirir camisetas e produtos da ONG.

Toda renda é revertida para a compra de ração e medicamento para os animais e na manutenção da estrutura do abrigo.

Confira abaixo alguns dos nossos produtos:
Agendas 2012
Bolsas
Bloquinho
Camisetas
Informações e compra dos produtos
patriciaglc@hotmail.com

http://www.viralataviravida.org.br/

Banco do Brasil inaugura sua 1ª agência sustentável

Ônibus com telhado verde leva Natureza pela cidade


O designer Marco Antônio Castro criou uma ideia brilhante pra criar mais espaços verdes e levar mais vida pelas cidades.

O projeto Bus Roots, desenvolvido na sua graduação na Universidade de New York, é a instalação de um lindo jardim nos tetos dos ônibus que circulam pela grande metrópole.

A ideia poderia aumentar a quantidade de área verde nas cidades, além dela ficar “passeando” por elas.

Como resultado, se combateriam as ilhas de calor, absorveria mais gás carbônico e água e deixaria o ar mais limpo.

Segundo o designer, se o projeto fosse implantado nos 4.500 ônibus da cidade, haveria 35 hectares de área verde circulando pelas ruas.



O projeto já foi implantado no BioBus, um ônibus que circula pelos EUA funcionando como um laboratório de ciências móvel.

Ainda como experiência, Castro pretende conseguir apoio para expandir o projeto.

http://eco4planet.com/blog/2012/04/onibus-com-telhado-verde-leva-natureza-pela-cidade/

Xadrez reciclado



A idéia de reciclar, eu sei que você gosta.

Agora eu pergunto: você joga xadrez?

Se a resposta for sim você deve ter curtido ainda mais essa ideia aí em cima.

Mas essa ideia não é a unica que aproveita materias reciclados pra preparar o tabuleiro.

Poucas coisas são tão legais e satisfatórias quanto jogos de xadrez.

E algumas pessoas deixam o jogo ainda mais interessante, mesmo para quem não joga.

Nessa galeria você encontra vários conjutos de peças e tabuleiro totalmente reciclados, utilizando placas de computadores velhos e até encanamento.

Vale a visita.



Esse, pra mim, é o mais interessante:

Feito pelos designers italianos Alessandro Garlandini e Stefano Castiglioni.

Foram utilizados parafusos e outras peças de máquinas de hidromassagem.

O resultado impressiona.

Você pode clilcar aqui pra ver a galeria completa.

Valeu, @AlineLemos

Site ajuda a dar um fim adequado para seu lixo eletrônico

Campanha Limpa Brasil promove mutirões de limpeza – participe!


A campanha “Limpa Brasil!

Let’s do it” é uma campanha inovadora lançada a algum tempo que promove diversos mutirões de limpeza e capacitação de catadores de lixo, com a difusão do que é essa profissão.

A campanha é uma parceria da UNESCO com o programa “Let’s do it World” e a ONG Atitude Brasil que trouxe o movimento da Estônia pra cá, e já atingiu mais de 70 países.

O voluntário que se inscreve é convidado a fazer o trabalho de um catador por um dia, recolhendo resíduos espalhados irregularmente no seu bairro e levando-os a algum ecoponto próximo.

Ocorrem palestras e eventos na cidade, e você pode escolher entre duas opções ao se inscrever: virar um agente, que dissemina a ideia da campanha, ou participar da ação, que põe a campanha em prática.

Diversas celebridades como Chico Buarque, Marisa Orth, Marília Pêra e Milton Nascimento já aderiram à campanha – inscreva-se você também!

O projeto já atingiu as cidades de Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Santo André e Mauá, em 5 estados diferentes.

No site da campanha você encontra mais informações sobre como participar e se inscrever, onde estão os ecopontos na sua cidade e as datas dos eventos.
PdL indica que este é um Post do Leitor, escrito por pessoas como você, que curtem o eco4planet, a sustentabilidade e o meio ambiente.
Para se tornar um colaborador é simples: mande uma mensagem e enviaremos  mais detalhes.

http://eco4planet.com/blog/2012/04/campanha-limpa-brasil-promove-mutiroes-de-limpeza-participe-pdl/

Paulistas abraçam Represa de Guarapiranga em ato contra a degradação ambiental



Milhares de pessoas pessoas “abraçaram” a Represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, como protesto contra a degradação do manancial.

O Abraço, como é chamado o evento, está na sua sétima edição e teve manifestações simultâneas em três trechos da orla da represa.

“O tema da atual edição é Rio+20: o Nosso Rio é Aqui, ou seja, os ideais de preservação ambiental e de sustentabilidade devem ser convertidos em ações concretas no dia a dia, quando as pessoas vivenciam problemas como direito à cidade e à cidadania.

Queremos mostrar que são as pequenas atitudes que vão contribuir globalmente”, disse Mauro Scarpinatti, da organização não governamental (ONG) Espaço Formação.

O abraço também teve o objetivo de cobrar das autoridades medidas para um controle maior sobre a construção de moradias nas proximidades da represa.

“A orla é totalmente ocupada por loteamentos irregulares, por invasão.

Parte deles tem água encanada, mas não tem esgoto, que vai direto para a represa”, ressaltou Eduardo Melander Filho, um dos organizadores da manifestação.

O lago da Represa Guarapiranga tem mais de 25 quilômetros quadrados e abrange áreas de vários municípios de São Paulo, como Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Embu das Artes e Juquitiba.

A represa fornece água para aproximadamente 4 milhões de pessoas.

O evento foi coordenado pela Rede de Olho Nos Mananciais, formada por mais de 40 organizações da sociedade civil.

Fonte: Agência Brasil // Foto: Abraço em 2011, por Braga/Folhapress

Pamela Anderson entra na luta em favor dos animais

Mesmo que seja publicitário, é sempre bom!!!!
Record Notícias - 14/06/12

.

Promotor recomenda fim de “extermínio" no CCZ de Maceió




"sexta, 15 de junho de 2012

O prefeito tem 10 dias para informar qual será a atitude tomada pelo município de Maceió.


O promotor Alberto Fonseca recomendou ao prefeito Cícero Almeida que de forma imediata cancele a realização de eutanásia nos animais sadios que estão sob a guarda do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ.
 
O Ministério Público também solicitou que o município providencie, no prazo de 30 dias, a implantação de um canil de quarentena, canis e gatis que suportem a triagem dos animais, a fim de evitar a condenação de bichos que chegam sadios ao CCZ.
A decisão do promotor surgiu após a audiência pública da Promotoria de Meio Ambiente com representantes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente - SEMPMA, Comissão do Bem Estar Animal da OAB/AL, Procuradoria Geral do Município de Maceió e Centro de Controle de Zoonoses.
 
No encontro foi confirmado pelo Relatório de Fiscalização da SEMPMA que, de fato, o CCZ vem realizando habitualmente a eutanásia de animais sadios como forma de controle populacional de animais.

A própria Lei Municipal 5.318/2003 apenas admite a eutanásia de animais quando esgotados todos os meios visíveis para a salvação do animal, sendo necessário que o animal seja portador de doenças e ferimentos graves ou clinicamente comprometidos e que a avaliação e emissão de parecer técnico deve ser feito pelo médico veterinário do CCZ.
 
“Estamos assistindo um extermínio cruel e desnecessário.
 
A falta de estrutura não pode ser utilizada como justificativa para eutanásia de animais saudáveis e que muitas vezes estão perdidos de seus proprietários”, explicou.

Segundo o promotor Alberto Fonseca, a recomendação é um instrumento utilizado pelo Ministério Público que evita a judicialização de ações que podem ser resolvidas administrativamente.
 
O prefeito tem 10 dias para informar qual será a atitude tomada pelo município de Maceió.
 
Caso a recomendação não seja atendida, o prefeito pode ser responsabilizado cível e criminalmente pelo extermínio de animais executado pelo CCZ."


 

Obra do ambientalista Elmo Amador tem continuação através de sua filha

Já falei aqui sobre o saudoso amigo ambientalista Elmo Amador, pessoa que eu tive o prazer de conviver e compartilhar sonhos de acordar a espécie humana para o respeito da vida do nosso planeta.
Éramos os chamados ecochatos porque tirávamos a peneira da frente do sol mostrando a destruição provocada por aqueles que chamo "serumanos".
 
A APEDEMA, muito respeitada há 20 anos atrás por sua atuação únicamente idealista (se perdeu pela contaminação da política), tinha suas referências:
Elmo era "baías"... não tinha nada que não soubesse sobre as baías, principalmente, do nosso Estado e mais, especificamente, a da Guanabara....
 
Saudades, amigo Elmo!!!!
Olhai por nós, de onde estiver...
Ainda bem que sua filhota está no pedaço relembrando seu grande trabalho.
Olha só:
__________

"Prezados
É com grande emoção e orgulho que envio o convite para o Evento de Pré-lançamento do livro do meu Pai, o Geógrafo e Ambientalista Elmo Amador - Bacia e Baía de Guanabara, Características Geoambientais,Formação e Ecossistemas - a ser realizado durante a Rio+20 na Cúpula dos Povos no Aterro do Flamengo dia 21/06 quinta feira de 12 às 13h na tenda da Fiocruz.
 
De sua tese de doutorado o autor publicou uma edição do autor em 1997: Baía de Guanabara e Ecossistemas Periféricos Homem e Natureza, que virou referência nos estudos sobre a BG e foi logo esgotada.
Em 2009 o autor entregou para reediçao na Interciência sua obra original com alguns complementos e atualizações desdobrando em dois livros.
Em 2010 sua enfermidade se agravou e veio a fazer a passagem em 30/06/2010.
Após várias revisões estamos lançando o primeiro dos livros durante a Rio+20...
A luta continua!!!
Abraços
Natália Amador"
 














Saiba mais:

Vigilância Sanitária de Alfenas retira animais de entidade de proteção aos animais

 

EPTV - Rede Globo - 14/06/12

.

ECOLOGICAMENTE CORRETO

MUITO BOM, ÓTIMAS IDEIAS PRA VOCE APROVEITAR O "LIXO" DE UMA FORMA CRIATIVA




----

Esculturas feitas a partir de GALHOS SECOS:
Reciclagem com TAMPINHAS DE GARRAFAS:
Arte em EMBALAGEM DE OVOS:
Puff feito de PNEUS USADOS:
Puf reaproveitamento de PNEU:
PNEUS viram cadeiras e bancos:
Parede feita com GARRAFAS PET:
Cortina de GARRAFAS PET:
Diversão PET:
Brincando e reciclando:
COMEDOURO:
Tente adivinhar do que é feito...:
Loja com teto de GARRAFAS RECICLADAS:
GARRAFAS DE CERVEJA reutilizadas:
Enfeite de Natal feito com ROLHAS:
LATAS decoradas com PREGADORES DE ROUPA:
Reutilização:
CAIXOTES:
Luminária feita com ANÉIS DE LATA:
Projetos de REDUÇÃO DE EMISSÃO:
Monte sua luminária com CABIDE e LATAS DE ATUM:
Luminária feita de GALÃO DE ÁGUA e COLHERES DESCARTÁVEIS:
Luminárias de GARRAFAS:
Corujas feitas em ROLINHOS DE PAPEL HIGIÊNICO:
CAIXAS DE LEITE recicladas:
Parede revestida de TAMPAS DE LATA:
Lamparina feita usando LÂMPADAS QUEIMADAS:
 
Você cuidou do seu lixo, na beira do mar, neste verão???
 
"Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche.
O resto, mais que perda de tempo... é perda de vida."