segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Campanha de respeito aos animais no trânsito é sucesso em Piracicaba

 
A campanha “Ao Dirigir, Escolha a Calma”, encabeçada pela ONG Vira-Lata Vira-Vida (VLVV) como parte da “Semana Municipal do Trânsito” realizada pela Secretaria de Trânsito e Transportes – SEMUTTRAN – de Piracicaba, está sendo um sucesso!
 
O evento, que segue de 18 a 25 de setembro, teve início na terça-feira (18) com a participação dos mascotes da entidade, Tortinho e Bolinha, que participaram de uma blitz educativa.

Os motoristas abordados foram levados até a carreta do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SINAT – onde receberam uma breve apresentação sobre cuidados no trânsito.

A presença dos mascotes foi fundamental para exemplificar as consequências da carência da direção defensiva, em especial para os animais vitimados por atropelamentos no trânsito.
 
A cadela Bolinha, que teve um membro amputado e o cão Tortinho, cego de um olho e com sequela irreversível na cervical, foram atropelados em vias públicas de Piracicaba e socorridos pela equipe do Canil Municipal.
 
Acolhidos no abrigo da ONG VLVV para recuperação e tratamento, são hoje considerados cães especiais devido as graves lesões que sofreram nos acidentes.
 

 
A campanha teve sequência  quarta-feira (19) com um trabalho de educação focado nas crianças e jovens, que são os motoristas do futuro.
 
Eles participaram de aulas teóricas e práticas na Escolinha de Trânsito, onde puderam interagir com o “Dr. Tira Dúvidas”.
 
Além disso, foram lecionadas sobre a importância do uso de cinto de segurança para animais para evitar acidentes.
 


“As crianças aprenderam a ter atenção e diminuir a velocidade ao ver um animal sozinho na rua.
 
Foi muito legal e a dose será repetida nesta quinta-feira (20), segunda-feira (24) e na terça-feira de encerramento (25).
 
Uma experiência especial”, exalta a presidente da entidade, Miriam Miranda.
 
A ativista pretende também trabalhar as ações educativas com as crianças junto a outros cães do abrigo treinados para a cinoterapia (uso do animal para função educativa e/ou terapêutica).

Confira abaixo a programação completa da Semana Municipal de Segurança no Trânsito de Piracicaba.
 
Para mais informações, acesse o link:
 
 
 

 
Fotos: Cedidas pela ONG VLVV para veiculação no Notícia Animal
 

Uma aula de cidadania e respeito aos animais

 
Na sequência das atividades da Semana Municipal do Trânsito, os animais Tortinho e Bolinha participaram das aulas da Escolinha de Trânsito (CIET).

O Dr. Paulo D’Avila, do CCZ, iniciou com um bate papo com as crianças e depois vieram as esperadas atividades práticas.

O cão Tortinho foi o modelo para a explicação sobre a importância do cinto de segurança para os animais.

Durante o percurso dos bugues, as crianças foram orientadas sobre os cuidados com os animais nas vias públicas e viveram duas experiências: de um animal conduzido por seu tutor e um animal solto que depende do cuidado e respeito do condutor do veículo.

A educação possibilitará não somente a formação de motoristas mais conscientes, mas seres humanos melhores.



 
 

Operação Melhor Amigo!

 
   
Agradecemos aos policiais federais que, mesmo em momento de greve pela reivindicação de direitos, realizaram a chamada “Operação Melhor Amigo” e doaram ração para os animais da Ong VLVV.

Matéria publicada em http://portal.sindpolfsp.com.br/noticias_ver.php?id=2144&conf=1

Terça-feira (18/09) os agentes e escrivães da Polícia Federal em Piracicaba compareceram à sede do Vira-Lata Vira-Vida, ONG que presta assistência a cães abandonados.

Na ocasião os policiais, que estão em greve desde o início de agosto, doaram pacotes de ração, que serão utilizados para alimentar os animais abrigados pela instituição.

A iniciativa foi chamada de ‘Operação Melhor Amigo’.

Agentes, escrivães e papiloscopistas reivindicam a reestruturação da carreira e melhorias nas condições de trabalho.




Solidariedade acadêmica

 
De 17 a 22 de setembro aconteceu no Teatro da Unimep de Piracicaba/sp  a 10a. Semana de Estudos Internacionais.
 
Mais uma vez, os organizadores do evento farão arrecadação de ração para a Ong Vira Lata Vira Vida.

Na abertura,  a presidente da Vira Lata Miriam Miranda, participou da mesa de trabalhos e fez uma apresentação das atividades realizadas pela instituição.

Toda nossa gratidão aos coordenadores do curso, em especial ao Prof. Rogério Teixeira da Cruz, pelo respeito e carinho com a Ong Vira Lata.




http://www.viralataviravida.org.br

Semana Municipal de Trânsito: conscientização e respeito aos animais

 
Iniciada dia 19 de setembro em Piracicaba/ sp ; a Semana Municipal de Trânsito com a Blitz Educativa realizada no Posto da Polícia Rodoviária na SP 304.

Vários motoristas foram parados e encaminhados até a carreta do SEST SINAT, onde receberam explicações e assistiram vídeos sobre cuidados no trânsito.

Este é um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, CIET, SEST SINAT, Projeto Ao dirigir, Escolha a Calma, Canil Municipal, Ong Não Foi Acidente e a Ong Vira Lata.

A novidade ficou por conta da presença dos cães Bolinha e Tortinho, vítimas de atropelamentos, que são os mascotes da campanha.

Na oportunidade falamos sobre a necessidade dos animais serem protegidos e respeitados no trânsito.

Atualmente, 12% dos animais recolhidos pelo Canil Muncipal são animais atropelados que não resistem aos ferimentos ou ficam com sequelas definitivas.

As ações acontecerão durante toda semana.



 
 

Título de médico veterinário padrão

 

 

A Ong Vira Lata Vira Vida parabeniza os médicos veterinários Silvia Cristina Chiarinelli Ribeiro Oss e Fábio Eduardo Siqueira que receberam da Câmara Municipal de Piracicaba, o título de “Médico Veterinário Padrão” em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (18/09/2012).

A cerimônia foi promovida pelo vereador Laércio Trevisan Júnior (PR).

Merecida homenagem para profissionais que fazem a diferença no atendimento aos animais.

Nossos votos de sucesso, paz e felicidade aos veterinários. (FOTO: Davi Negri / MTB 20.499)





http://www.viralataviravida.org.br/