segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Acupuntura Veterinária - O que é e para que serve?



Estímulo de determinados pontos do corpo através da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultra-som, injeção de substâncias nos pontos e do uso de raio laser

Por Dr. Marcio Bernstein













A Acupuntura é o principal método terapêutico da Medicina tradicional chinesa, que visa a restauração e a manutenção da saúde através do equilíbrio da energia vital.

O tratamento por Acupuntura vem sendo utilizado em animais e seres humanos há pelo menos 5 mil anos com sucesso e continua sendo o principal método terapêutico de pelo menos ¼ da população mundial.

A sessão de Acupuntura consiste no estímulo de determinados pontos do corpo através da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultra-som, injeção de substâncias nos pontos e do uso de raio laser.

Como funciona a Acupuntura?

Meridianos são canis por onde circula a energia vital do organismo.

Tecidos e órgãos internos estão conectados à superfície da pele através desses meridianos.

Logo, a aplicação de agulhas ou outros estímulos a pontos nestes meridianos gera reações tanto em tecidos adjacentes quanto órgãos a distância.
Um animal saudável apresenta o fluxo de energia liberado nestes meridianos, nutrindo todos os órgãos e tecidos do organismo.

Quando há um bloqueio, obstrução, excesso ou deficiência de energia nos meridianos, o corpo fica propenso a problemas físicos, emocionais e de órgãos internos.

Através do correto diagnóstico sob o ponto de vista da Medicina tradicional chinesa, o acupunturista veterinário poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, parte emocional, etc.

Causando a liberação de endorfina, cortisol, relaxando a musculatura, melhorando o funcionamento tendíneo muscular e orgânico como um todo.

A Medicina chinesa pode ser associada à Homeopatia, que age de forma sinérgica acelerando o processo de recuperação do paciente.

Dr. Marcio Bernstein - Certified Veterinary Acupuncturist - I.V.A.S International Veterinary Acupuncture Society - www.renalvet.com.br


http://www.pequenoscaes.com.br/acupuntura_veterinaria.php

Latidos e a comunicação dos cães


Por Luelyn Jockymann












Não é raro atendermos na clínica um cão “latidor”.
Já na sala de consulta ele não cala a boca, tornando difícil, inclusive, o diálogo com o cliente.
Algumas raças têm inerente em seu DNA os latidos excessivos, porque há várias gerações são selecionadas para dar o aviso de que encontraram uma presa ou de que alguém se aproxima.

Mesmo assim, este é um dos problemas de comportamento mais comuns, muito presente na rotina da clínica.

Trata-se de um assunto tão sério, que até a Cordectomia é considerada em alguns casos, por clientes eprofissionais desinformados.

Os latidos são uma forma de comunicação entre os cães.

É um meio de interagirem entre eles e com o meio externo.

O principal motivo pelo qual os cães latem é para defender seu território e para demarcar suas fronteiras.

Os viralatas sem dono raramente o fazem, já que não têm um “endereço fixo” para defender e estão sempre em movimento.

Uma vez adotados, guardam seu lar como qualquer outro cão: latindo.

O dono do cão sempre reconhece os diferentes latidos para diferentes situações.

O som emitido para pedir comida ou entrar em casa é um; enquanto o aviso de intruso é outro.

Apesar dos lobos selvagens latirem, se confinados, para defenderem seu território, este tipo de “diálogo” é mais comum em canídeos domesticados.

O próprio homem selecionou essa característica conforme sua conveniência, sem saber que os cães tendem a latir mais para outros cães, do que para qualquer outra espécie ou situação.

Os latidos excessivos são um problema sério nas clínicas veterinárias, pet shops e hoteizinhos.

Se os canis não forem bem isolados, terão problemas com os vizinhos, já que os sons podem gerar até 90 decibéis de altura, o que não é considerado seguro.

Na hora de planejar onde irá colocar suas gaiolas, leve isso em consideração e previna-se de problemas futuros.

A solução para situações difíceis

Quando os latidos se tornam um problema para o dono, o médico veterinário deve intervir.

Os cães que são deixados no quintal e latem para qualquer movimento na rua podem ser facilmente confinados dentro de casa ou no canil durante os horários de maior movimento.

Dessa forma, não terão acesso a portões e cercas e, com o tempo, dessensibilizarão do vai-e-vem da calçada.

Os proprietários não devem permitir correrias no quintal e balbúrdia, sendo instruídos a chamarem o cão imediatamente, recompensálo e impedi-lo de retornar ao que estava fazendo.

Usando o comando “vem” para o cão, bem animado, e quando o cão se aproximar, recompensá-lo com um biscoito ou muito carinho.

Uma das situações mais frustrantes para o cliente, é quando o cão late ao ser deixado sozinho.

Nesse caso ele pode estar latindo por ansiedade de separação, ou seja, não suporta a ausência do dono.

Outra causa é o medo de sons que não identifica nos vizinhos ou redondezas.

No caso da ansiedade, o cão, além de latir destrói a porta de saída ou objetos pessoais de seu proprietário, além de apresentar vômitos e diarréia em casos mais graves.

Não é difícil de ser diagnosticada, porque é realmente um ataque de pânico e com proporções destrutivas correspondentes.

O correto é encaminhar o caso a um especialista em comportamento.

Se o cão não dá sossego aos vizinhos quando todo mundo sai de casa, provavelmente ele algum dia ouviu ou viu algo que interpretou como um intruso.

Só que não esquece e então nunca se sente seguro quando deixado sozinho.

É mais comum em cães de porte médio ou pequeno e a solução é muito simples.

Porém, nem sempre temos a cooperação do proprietário: colocar o cão dentro de casa.

Pode ser numa lavanderia ou cozinha e não num quartinho nos fundos.

Dessa forma o cão se sente protegido e fica quieto.

Funciona muito bem e deve ser feito por alguns meses até que o cão esteja dessensibilizado.

Para cães impossíveis existe a alternativa de usarmos coleiras antilatidos.

As que dão choque ou apitam não são recomendadas.

A primeira, é totalmente desumana; e a segunda funciona dois dias e logo o cão se acostuma ao som do apito e late mesmo assim.

E o pior é que daí são dois barulhos desagradáveis juntos.

O indicado é a coleira de spray de citronella, que espirra rente ao focinho se o cão late.

Além de muito segura, realmente faz os piores latidores ficarem quietinhos.

Ela é importada e não custa barato, mas pode ser um último recurso.

Em qualquer uma das situações, nunca devemos deixar que os cães se tornem um incômodo ao proprietário.

Cabe a nós, médicos veterinários, ensinarmos aos clientes a educar seus cães e com isso promovermos o bem-estar entre clientes e pacientes.


Luelyn Jockymann, médica
veterinária especialista em
comportamento de cães e gatos.
luelyn@terra.com.br


http://www.pequenoscaes.com.br/latidos_e_a_comunicacao.php

Queda de pelos: quando se preocupar?

“(...) é importante salientar que nem sempre a causa de problemas na pelagem estará diretamente ligada à pele ou ao pelo”
Por Patrícia Nuñez Bastos de Souza
Diariamente nossos cães perdem uma grande quantidade de pelos. É um mecanismo fisiológico (normal), pois, da mesma forma que eles caem, novos pelos nascem.

Durante este mecanismo a pelagem do animal não é afetada, pois é feita uma substituição contínua.

A queda acentuada de pelos é normal pelo menos duas vezes ao ano e está ligada às alterações de temperatura.

A textura e o comprimento da pelagem se alteram, conforme as diferentes estações do ano: normalmente no verão ela será mais rala e no inverno mais densa.

A coloração também pode mudar um pouco, consistindo em um mecanismo natural de adaptação dos animais às diferentes temperaturas.

Até aí, nada demais, mesmo que pela casa o aspirador de pó trabalhe mais para tirar os pelos do tapete.

No entanto, quando o proprietário deve começar a se preocupar e como fazer para diferenciar uma queda de pelo normal, de uma que pode sinalizar problemas de saúde?

Queixas dermatológicas constituem a maior causa de consultas de médicos veterinários, mas é importante salientar que nem sempre a causa de problemas na pelagem estará diretamente ligada à pele ou ao pelo.

Normalmente a queda de pelos e a alopecia (ausência de pelos) podem demonstrar um problema restrito à pele, mas também pode ser consequência de um problema orgânico, onde exista comprometimento funcional de órgãos ou glândulas.
Vejamos:
  1. Um pelo feio, sem brilho, áspero e com falhas pode ser causado, por exemplo, por parasitas (como piolhos, pulgas ou carrapatos). Nestes casos, além de uma queda maior, há também uma destruição dos pelos do corpo, como a que ocorre em casos de micoses e sarnas, que são doenças muito comuns e frequentemente estão associadas ao prurido (coceira).
  2. Desordens hormonais são causas bem comuns que ocasionam alterações de pele e pelos. A mais comum é o hipotireoidismo, frequente em algumas raças e também os distúrbios das adrenais como o hiperadrenocorticismo.
  3. Doenças sistêmicas como a doença do carrapato, anemias ou infecções também podem ocasionar a queda acentuada de pelos.
  4. É comum fêmeas na época do pós-parto e amamentação também perderem mais pelos, pois as energias são concentradas para a alimentação de seus filhotes, e essa é uma queixa bastante comum entre criadores de cães e gatos. Podem ocorrer também alterações na época do cio.
  5. Queda de pelos acentuada também é frequente em animais que sofreram estresse agudo, como, por exemplo, mudanças, viagens, perda do dono ou outras alterações que interfiram no comportamento de seu animal.
  6. Alimentação desbalanceada, alergias alimentares ou de contato também podem ocasionar alterações nos pelos.
Para um pelo bonito, lembre-se que seu cão deve ser escovado diariamente e também deve pegar sol.
Banhos em excesso não fazem bem, assim como perfumes.
Uma alimentação balanceada, de acordo com a raça e a idade de seu animal, também ajuda muito, assim como a vermifugação rotineira e o controle de parasitas externos.
Se a queda de pelos não vem acompanhada de mais nenhum sintoma, não há coceira e a pelagem de seu cão está bonita, provavelmente você não precisa se preocupar com seu peludo. Mas se há uma queda intensa, com áreas de pouco pelo, pelagem não uniforme e descamação ou outras alterações, você deve procurar imediatamente um veterinário para um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Patrícia Nuñez Bastos de Souza é médica veterinária.
patriciaveterinaria@gmail.com

Ser cachorreiro



Você sabe o que é ser cachorreiro?

Por Marcia Villas-Bôas

Quem é cachorreiro já nasce cachorreiro.
É algum gene recessivo e misterioso que aparece numa criança de uma família onde, às vezes, só lá um ou outro gosta de cachorro.
O primeiro sintoma surge cedo, naquele dia em que a criança interrompe a paz de um almoço no lar e faz os pais engasgarem com o insólito pedido:
- Quero um cachorro.
Pronto, começou o inferno dos pais e do minicachorreiro.
É logo levado a uma magnífica loja de brinquedos, podendo escolher o que quiser, desde uma bicicleta até aquele carrinho cheio de luzes e sirenes.
- Quero um cachorro!
Ganha o carrinho e mais um monte de presentes, para ver se esquece do cachorro.
Mas não tem jeito.
Ganha tartaruga, jabuti, periquito, canário e até um hamster, mas nada disso satisfaz a ânsia de cachorreiro que já nasce em sua alma numa intensidade que assusta toda a família.
Se der sorte, ganha seu primeiro cachorro.
Se não, vai ter mesmo que esperar crescer.
Aí, enfim, livre das amarras familiares, começa a mergulhar fundo na criação.
Vem a primeira fêmea, o sufoco do primeiro parto, o acompanhamento dos filhotes, o medo da parvo, da corona e, assustado, resolve:
- Não fico com nenhum!
A ninhada cresce, começa a reconhecer o dono, a abanar o rabinho e pronto!
A decisão, antes inabalável, sofre o primeiro impacto.
Daí a uns dias, a resolução já é outra:
- Não me desfaço das fêmeas; só saem os machos!

Começou sua longa jornada de cachorreiro através deste mundo-cão. Daí para frente, passa a vida trocando jornais, fazendo vigília ao lado das cadelas que estão para parir ou dando remédio aos filhotes mais fracos.

O cachorreiro vai se afastando do mundo dos homens e admite mesmo:
- Não gosto de gente...
Programa de cachorreiro é visitar ninhada dos outros, pegar cachorro no aeroporto, levar às exposições ou pendurar-se no telefone para conversar com seus amigos cachorreiros... sobre cachorros.

No começo, criar uma raça só já o satisfaz, mas logo dá aquela vontade de experimentar outra e lá vai ele pela vida afora, em meio a muitas raças e muitos cães.

As compras de um cachorreiro também são diferentes das compras de um ser humano comum: shampoos, cremes, óleos, gaiolas, enfeites... mas tudo para cachorro.

Se algum amigo viaja para o Exterior e cai na asneira de perguntar: “Quer que traga alguma coisa para você?”, recebe logo as mais estranhas encomendas: máquina de tosa, lâminas, escovas, pentes... E tudo para cachorro.
Casa de cachorreiro é toda engatilhada, cheia de grades aqui e ali, protegendo portas e janelas.

A decoração muitas vezes fica prejudicada com a presença de gaiolas e caixas de transporte na sala e nos quartos.

Mas o cachorreiro não está nem aí e, como quem frequenta casa de cachorreiro é cachorreiro também, ninguém liga mesmo.
O carro do cachorreiro também não pode ser qualquer um.
De preferência um utilitário com bastante espaço interno para caberem os cachorros e as tralhas todas nos dias de exposição. Banco de passageiros não é tão necessário, mas o espaço é indispensável.

Cônjuge de cachorreiro tem que ser cachorreiro também, ou a união pode sofrer sérios abalos e quando chega aquela hora fatídica, no meio de um bate-boca, em que o outro dá o ultimátum:
“Ou os cachorros ou eu!”, o cachorreiro certamente vai optar pelos cachorros. Velhice de cachorreiro é cheia de preocupações.- Vou morrer, e quem cuida dos meus cachorros?

Resolve, então, não criar mais nada e reza para que todos os seus cães partam antes dele, mas o coração não aguenta e, daqui a pouco, arranja outro filhote para cuidar, estribado na promessa de alguém que garante ficar com o cachorrinho em caso de morte do cachorreiro.

E, como ser cachorreiro é ‘padecer no Paraíso’, acredito que o bom Deus, na sua infinita misericórdia e eterna sabedoria, já tenha providenciado um céu só para os cachorreiros onde eles, junto com todos os seus cães, seus amigos cachorreiros, juízes, veterinários, etc., possam, enfim, levar uma vida tranquila e cheia de paz.

Mas, como muita tranquilidade acaba ficando monótono, logo o cachorreiro fica espiando de longe o mundo dos homens, cheio de saudade, já pensando em voltar para cá e começar tudo de novo.

http://www.pequenoscaes.com.br/materia-on-line-ser-cachorreiro.php

Por uma vida mais digna!

http://www.viralataviravida.org.br

Quem Somos

A ONG (Organização Não Governamental) Vira Lata Vira Vida foi fundada em 2009 em Piracicaba/SP.

É uma entidade sem fins lucrativos, responsável por um abrigo que mantém 380 animais abandonados e vítimas de maus tratos.

Realizamos o recolhimento seletivo de cães deficientes, idosos, com patologias graves ou vítimas de maus tratos.

Infelizmente, não conseguimos atender toda a demanda de animais abandonados na cidade de Piracicaba, uma vez que o abrigo vive exclusivamente do esforço dos voluntários e de doações e contribuições da comunidade.

Temos como foco principal a adoção, pois compreendemos que um abrigo deve ser apenas um lar temporário para os cães e não um lar definitivo.

Com isso, realizamos vários eventos de adoção, na busca de um lar consolidado e digno para os nossos animais.


O Que Fazemos

Nosso trabalho consiste em restabelecer a saúde dos animais recolhidos, através de tratamentos da medicina tradicional e terapias complementares, tais como fisioterapia, acupuntura, moxabustão e florais.
Depois de recuperados, os animais são colocados para adoção.
Mantemos um ambulatório e um centro cirúrgico bem equipados e estruturados, contando inclusive com aparelhagem para anestesia inalatória.
São realizadas cirurgias gerais e castrações, envolvendo também animais da população de baixa renda.
Os animais submetidos às cirurgias ficam sob contínuo acompanhamento de veterinárias, mesmo nos finais de semana e feriados.
Além disso, dispomos de um ultrassom para realizar limpeza dos dentes dos nossos cães.


Por meio de parcerias com clínicas veterinárias particulares, promovemos cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, com o devido acompanhamento pós operatório.
Desenvolvemos trabalho de adestramento com alguns dos nossos animais, contando com o apoio e dedicação de profissionais competentes.
São empregados métodos dinâmicos, que visem o aprendizado do cão através da valorização das atitudes positivas.
Contamos com o trabalho de melhoria contínua no abrigo sob supervisão de profissionais especializados em gestão.
São desenvolvidos planos de ações, objetivando aprimorar cada vez mais nosso trabalho no abrigo, sempre pensando na saúde e bem estar dos animais.
Realizamos ações educativas por meio de entrevistas em rádios e palestras em escolas e empresas; campanhas de combate aos maus-tratos à animais e campanhas de castração, prevenindo a superpopulação de animais.

Como Você Pode Ajudar
Todas as ações desenvolvidas pela ONG Vira Lata Vira Vida são provenientes exclusivamente do trabalho e doações voluntárias de colaboradores e amigos, que acreditam no nosso trabalho em defesa dos animais e nos escolheram como um de seus compromissos pessoais.
A ONG Vira Lata Vira Vida não poderia manter o abrigo sem as doações regulares dessas pessoas.

Parceria com Empresas
Escolha como sua empresa prefere colaborar com a ONG
Vira-Lata Vira Vida.
Entre em contato pelo telefone (19) 9831-1929 ou pelo
Formulário abaixo e agende uma visita.
Será um enorme prazer estabelecer essa parceria.
Doações em Dinheiro
A ONG Vira Lata Vira Vida mantém uma conta bancária no Banco do Brasil, disponível para contribuições regulares ou esporádicas.
Para maior transparência, o colaborador pode solicitar mensalmente a prestação de contas sobre o uso dos recursos financeiros investidos

Banco do Brasil
Agência: 3552-1

C/C: 20885-X
CNPJ: 11.174.841/0001-31

Adoção à Distância

Pessoas que gostam dos animais, mas não tem espaço em suas casas, podem optar pela adoção à distância.

Os animais permanecem no abrigo e você envia mensalmente uma contribuição para a alimentação e manutenção do mesmo.

Sempre que desejar, pode ir ao abrigo visitá-lo e solicitar o boletim médico veterinário do animal adotado.

Essa adoção é feita com o preenchimento de um

Termo de Adoção (Clique aqui) e com a emissão

de boletos bancários para pagamento.

Para mais informações, ligue (19) 9831-1929

ou pelo formulário:

Doação de Ração
Arrecadação de Ração
Mensalmente a Ong precisa arrecadar cerca de 3 toneladas de ração para alimentar os 370 cães abrigados em seu canil.
O quilo da ração que é oferecida aos cães, custa em média R$ 3,00/kg que gera um custo de, aproximadamente, R$ 9.000,00/mensais.
Para que se possa atender a essa demanda, a Ong conta diretamente com a colaboração da população.
Como Fazer Sua Dação
Há duas maneiras de fazer a sua doação:

Arrecadação Mensal
A arrecadação mensal é realizada uma vez ao mês nas agropecuárias parceiras da Ong.
Nesse dia, voluntários uniformizados estão presentes nas lojas e informam a população sobre a arrecadação.
Panfletos informativos são distribuídos e as pessoas interessadas em colaborar compram a ração e a entregam aos voluntários.

Dia e Locais 2º. Semestre de 2012
MÊS
DIA
HORÁRIO
LOCAL
AGOSTO
11
Das 09h às 13h
Agropecuárias do Mané• Loja Centro• Loja Dois Córregos
SETEMBRO
16
OUTUBRO
06
NOVEMBRO
10
DEZEMBRO
08

Locais Cadastrados Para Doação de Ração
A ONG Vira Lata Vira Vida tem diariamente um enorme consumo de ração para cães e depende muito de doações.
Informamos que estes locais abaixo são de extrema confiança para fazer a sua doação de ração:
Agropecuária do Marinho
Av. Dona Jane Conceição, 1144
Piracicaba – SP – Jaraguá
Telefone: (19) 3433-8416


Arrecadação Contínua
A arrecadação contínua é realizada durante todo o mês, permite que as pessoas possam doar a ração sem precisar esperar o dia da arrecadação mensal para realizá-lo.
Vários estabelecimentos estão cadastrados como parceiros e as pessoas podem escolher o estabelecimento mais próximo de sua residência para fazer sua doação.
As rações doadas informarão o nome de doador, a marca da ração e a quantidade doada para posteriormente ser publicado no site da Ong a fim de comprovar que a doação chegou até os cães.
Todos os locais parceiros estão identificados com banner ou adesivos da Ong.
Aguarde em Breve mais informações sobre esse método de Doação
book
link para o book Vira-Lata Vira Vida !

Lojinha

Adquira nossos produtos.

ou envie um e-mail para patriciaglc@hotmail.com
Loja Unisport
Rua Boa Morte, 1622 – Centro – Piracicaba/SP

Atendimento

Nosso horário de atendimento é de:
segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00
telefone (19) 9831-1929 ou pelo Formulário abaixo.

Visitas ao abrigo
Todas as visitas ao abrigo são muito bem-vindas.
Caso queira nos visitar, entre em contato pelo nosso telefone: (19) 9831-1929 ou pelo Formulário abaixo.
Atendemos somente com hora marcada, por isso, pedimos a gentileza de AGENDAR sua visita previamente.
Horário das visitas:
Sábado: Das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
De segunda a sexta-feira: depende da disponibilidade dos voluntários