segunda-feira, 2 de abril de 2012

Entidades protetoras






Vira-Lata Vira Vida
http://www.viralataviravida.org.br/index.php


UIPA - União Internacional de Proteção aos Animais
http://www.uipa.org.br/


SUIPA - Sociedade União Internacional de Proteção aos Animais
http://www.suipa.org.br/


Arca Brasil
http://www.arcabrasil.org.br/

Maus-tratos: como denunciar




ACESSE O ENDEREÇO E VEJA O QUE VC PRECISA FAZER...

Maus-tratos: como denunciar


http://www.arcabrasil.org.br/animais/caes_e_gatos/maustratos.htm

Perguntas frequentes




Quero adotar um gato/cão.
O que fazer?

Se deseja adotar um gato, entre em contato com o e-mail gcaa@esalq.usp.br para agendar dia e hora para conhecer e recolher o animal.
Se deseja adotar um cão, entre em contato com Lia, pelos telefones 3429-4596 ou 8226-7337, ou pelo e-mail gcaa@esalq.usp.br.


Encontrei um cão/gato abandonado no Campus.
O que fazer?

Procure a secretaria do GCAA pelo telefone 3429-4596 ou pelo e-mail gcaa@esalq.usp.br.
Nunca leve o animal encontrado para casa antes de contatar o GCAA; nesse caso nosso Grupo se eximirá de efetuar castrações e vacinações normalmente ministradas nos gatos sob seus cuidados.


Posso trazer um animal abandonado para a ESALQ?

NÃO, este Programa não se destina a receber animais abandonados fora do campus da ESALQ.
Neste caso, sugerimos procurar a Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais (Tel: 3432-2267)/Denúncias: 9275-1040).


Para outras informações, contate gcaa@esalq.usp.br.

Representantes da ONG Vira Lata Vira Vida e do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba visitam Delegacia de Proteção aos Animais de Campinas




Terça-feira (20/03/12), a Delegada de Polícia Dra. Rosana Mortari, responsável pela Delegacia de Proteção aos Animais de Campinas, recebeu a visita da Presidente da ONG Vira Lata Vira Vida, Miriam Miranda, do advogado Mauro Cerri Neto (voluntário da ONG) e da médica-veterinária e Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba, Eliane de Carvalho.

A Delegada considera positiva a implantação de Boletim de Ocorrência Eletrônico (via internet) para que possam ser denunciados casos de maus-tratos contra animais.

Vale lembrar que em 06/03/12 o Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo, Dr. Marcos Carneiro, ao receber integrantes da ONG Vira Lata Vira Vida em seu Gabinete, informou que a partir do segundo semestre de 2012 os casos de maus-tratos contra animais poderão ser denunciados por meio de Boletim de Ocorrência Eletrônico.

Independentemente da utilização de Boletim de Ocorrência Eletrônico para a denúncia de casos de maus-tratos contra animais, a Delegada entende ser fundamental a implantação, dentro da estrutura da Polícia Civil, de um setor especializado na proteção aos animais, formado por delegados de polícia, investigadores e escrivães vocacionados para a causa animal.





A Delegada destaca ainda que Piracicaba reúne variáveis extremamente positivas, que favorecem por demais a criação e funcionamento de um Setor especializado na proteção aos animais, uma vez que conta com um Centro de Controle de Zoonoses bem atuante, Organizações Não Governamentais (ONGs) compromissadas com a causa animal, total cobertura jornalística da imprensa local, regional e até mesmo nacional, além de médicos-veterinários dispostos a colaborar no combate aos casos de maus-tratos, sobretudo por meio da elaboração de laudos periciais.

E tudo isso com muito entrosamento entre estas diferentes instâncias.

Outro aspecto altamente favorável ressaltado pela Delegada é o fato de que os cidadãos piracicabanos possuem plena consciência sobre a importância da proteção aos animais.

Prova disso é a coleta de aproximadamente 37 mil assinaturas pleiteando a criação de uma Delegacia especializada no combate aos crimes praticados contra animais.

Em suma, Piracicaba conta atualmente com um cenário altamente propício para a criação, dentro da estrutura da Polícia Civil, de um Setor especializado na proteção aos animais, bastando apenas que o seu Delegado Seccional publique a tão sonhada “Portaria”.

Este é o momento!!!

Um dia "mágico"!!!!!




Voluntários e funcionários do abrigo da Ong Vira Lata receberam dia 22 de março, a visita dos alunos do Projeto Passe de Mágica.

A adesão à visita surpreendeu até os monitores do projeto: 95 alunos e 12 pais participaram do passeio.

Eles visitaram as instalações do abrigo, conheceram os animais, o local onde o cão Lobo está enterrado, o ambulatório, o trabalho das veterinárias e se divertiram com alguns cães que foram soltos na área de lazer.

Esse trabalho é fundamental para a criação de uma convivência harmoniosa e pacífica entre crianças e animais, e tivemos a prova da alegria que esse encontro proporciona.

Os cães que participam do programa de adestramento e cinoterapia, os especiais, idosos e filhotes fizeram a festa da criançada.

No final, o pittbull Sansão ficou à disposição para fotos e completou esse dia tão especial.














Vira participa de SIPAT






A Ong Vira Lata Vira Vida participou dia 27, da 4a. SIPAT do Grupo Pizzinatto.


A presidente da Ong, Miriam Miranda, proferiu palestra sobre maus tratos, legislação e guarda responsável.

Os participantes assistiram também, uma apresentação das atividades realizadas por voluntários no abrigo mantido pela instituição.



A Ong sente-se honrada em poder divulgar seu trabalho e principalmente, de prestar um serviço de conscientização sobre as questões relacionadas à proteção animal.

Agradecemos ao sr. Luiz Carlos Masquietto pelo convite e pela gentileza com que fomos recebidos.

Animais abandonados na ESALQ




http://www.pclq.usp.br/gcaa/index.html

Objetivos do programa

A fim de solucionar ou minimizar o problema do abandono de cães e gatos domésticos, a Coordenadoria do Campus elaborou uma comissão composta por funcionários, docentes, discentes, do Centro de Controle de Zoonoses do município e voluntários.


O projeto visa promover melhores condições de vida aos animais abandonados na ESALQ por meio de cuidados veterinários, manejo e doação dos mesmos para pessoas que se apresentem como interessados e responsáveis por oferecer um lar a esses animais.


O objetivo principal, entretanto, é criar ações que possibilitem a adoção dos cães e gatos abandonados no Campus através de feiras realizadas na ESALQ e itinerantes.

Além disso, pretende-se fazer campanhas de conscientização da população de Piracicaba sobre a problemática que envolve o abandono de animais.

Contatos
Telefone: 3429-4596
gcaa@esalq.usp.br

Liga das Florestas

Greenpeace Brasil greenpeace@mailing.greenpeace.org




http://www.greenpeace-comunicacao.org.br/email/cyberativismo/ciber_26-03-2012.html


Olá

É hora de descobrir seus superpoderes para proteger a Amazônia.

O Greenpeace convoca heróis de todo o Brasil para se juntarem à Liga das Florestas, um grupo que lutará com unhas e dentes para defender nosso maior patrimônio ambiental.

O desafio da Liga das Florestas é reunir 1,4 milhão de assinaturas favoráveis à lei do Desmatamento Zero – iniciativa popular para proteger as florestas.

Se atingirmos essa marca, os políticos de Brasília terão a obrigação de colocar o assunto em discussão.

Para se tornar um herói é muito simples.

Basta acessar o site da Liga das Florestas e assinar a petição.

Uma página do seu perfil será criada dentro do site e cada vez que você convidar seus amigos ou compartilhar o jogo nas redes sociais, você acumula pontos.

No final, seus pontos podem virar prêmios como camisetas, ecobags, bonés e pulseiras do Greenpeace.

Entre agora na Liga das Florestas.

Exerça seu direto como cidadão de propor melhores leis para o país e ajude a escrever um novo capítulo na história de um Brasil mais verde.


Abraços,
Tatiana de Carvalho
Coordenadora da Campanha da Amazônia
Greenpeace



Ajude o Greenpeace a proteger o planeta
Greenpeace Brasil
greenpeace@mailing.greenpeace.org

O quero-quero



O quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal), também conhecido por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada, é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo a família dos Charadriidae.

Em espanhol é conhecido por tero común ou teru-teru, e em inglês como southern lapwing.

Ocorre em toda a América do Sul e em alguns pontos da América Central, e sendo uma ave muito popular acabou por fazer parte do folclore de várias regiões.

A denominação científica atual do quero-quero é Vanellus chilensis, tendo sido descrito pela primeira vez por Juan Ignacio Molina em 1782, que lhe deu então o nome de Parra chilensis.

Também pode ser conhecido como Belonopterus cayennensis e pertence à família Charadriidae, cujos fósseis mais antigos datam do Oligoceno médio, cerca de 30 milhões de anos atrás.

Seu nome popular em português é uma derivação onomatopaica de seu grito, que repete várias vezes de dia ou de noite, na maior parte das vezes para a defesa de seu território.

Foram descritas quatro subespécies, que às vezes são fundidas duas a duas formando duas espécies distintas: Vanellus cayennensis (absorvendo a subespécie lampronotus) e Vanellus chilensis (absorvendo a subespécie fretensis).
A IUCN reconhece apenas a espécie Vanellus chilensis.

As quatro subespécies reconhecidas são:

V. chilensis cayennensis (Gmelin, 1789), ocorrendo ao norte da América do Sul.

V. chilensis lampronotus (Wagler, 1827), ocorrendo abaixo do rio Amazonas até o norte do Chile e da Argentina.

V. chilensis chilensis (Molina, 1782), ocorrendo na Argentina e no sul do Chile até a Ilha de Chiloé e Comodoro Rivadavia.

V. chilensis fretensis (Brodkorb, 1934), ocorrendo no sul do Chile e sul da Argentina.


A IUCN refere que o quero-quero ocorre como ave nativa na Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Antilhas Neerlandesas, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Aparece ocasionalmente em Barbados, no México e nas Ilhas Malvinas.
Foram feitos vários avistamentos também na América do Norte.

Até recentemente era pouco comum na Bacia Amazônica, mas sua presença ali tem crescido, o que pode ser explicado pelo rápido desmatamento da região.


Características

O quero-quero é uma ave de porte médio a pequeno, com 32 a 38 cm de comprimento e 300 a 320 g de peso.
Não há dimorfismo sexual.
Quando adulto, ostenta esporões no ângulo das asas, usados como arma de ataque e defesa.

Tem plumagem negra orlada de branco na testa e na garganta, e uma larga área negra no peito.
Do topo da cabeça e lados do pescoço, até o dorso, é cinza, podendo ter um tom de marrom ou azul.



As escápulas têm cor de bronze, as penas externas das asas passam dos tons acinzentados junto ao corpo até o branco, terminando em um azul-escuro quase negro. Por dentro as asas são brancas com extremidades do mesmo tom escuro.

A cauda repete o mesmo padrão, mas possui uma fina faixa branca na extremidade.
O abdômen é branco, a íris do olho é vermelha, o bico passa do vermelho ao negro na ponta, e as patas são avermelhadas.

Tem um penacho fino de cor cinza ou negra na região posterior da cabeça.
As subespécies apresentam como distinção ligeiras variações nessas características. Os recém-nascidos possuem uma penugem esparsa cinza-escuro ou castanha pintalgada de negro, já apresentando a típica mancha negra no peito, com o dorso do pescoço e o baixo ventre esbranquiçados.


Comportamento

É sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios.
Com isso os grandes roedores como por exemplo as “capivaras”, percebem o agito das aves, e assim elas procuram refúgio na água, uma vez que se sentem ameaçadas também. É uma ave briguenta que provoca briga com qualquer outra espécie habitante.

O macho é bastante agressivo e ataca qualquer criatura que ofereça perigo, incluindo seres humanos.


http://www.youtube.com/watch?v=5WhS3jvKlJM&feature=player_embedded


Reprodução

Os ovos são postos durante a primavera em um ninho feito no solo.
Os ovos possuem um formato semelhante a um pião, o que permite que eles não rolem do ninho.

A casca é pintada com manchas escuras que favorecem a camuflagem em meio à grama alta.
Os filhotes também são bem camuflados e quase invisíveis quando quietos no chão.

Uma característica interessante é que tanto o macho como a fêmea defendem o ninho igualmente se houver algum tipo de ameaça. Para isso eles usam de táticas que ajudam a afastar o perigo, como por exemplo fingir estar ferida quando algum intruso se aproxima do ninho.

Outra tática é ir se afastando e levando para longe eventuais agressores.


Habitat

Mesmo sendo extremamente comum, é uma espécie ainda pouco estudada.
Prefere viver em zonas de baixa altitude, em campos, praias arenosas, brejos, mangues e várzeas úmidas, onde predomine a vegetação rasteira, tolerando habitats degradados e a presença humana.

Pode penetrar em áreas urbanas, quando escolhe partes abertas como aeroportos, jardins, gramados e até mesmo campos de futebol, pelo que frequentemente vira notícia atrapalhando os jogadores em partidas.

Graças à sua vasta área de ocorrência e a uma população grande que parece estar crescendo, foi classificado como espécie em condição pouco preocupante pela Lista Vermelha da IUCN.

Costumam andar em pares ou em pequenos grupos, mas já foram observados bandos de mais de cem indivíduos.
Não há dados sobre o tamanho de sua população total, já que os estudos até agora realizados se concentraram principalmente sobre grupos de áreas urbanas.
Não há tampouco evidência de que as atividades humanas estejam prejudicando a espécie como um todo.




Apesar de ser um bom voador, sendo visto a fazer acrobacias no céu, passa a maior parte do tempo em terra.
São em geral monogâmicos e pouco exigentes na elaboração dos ninhos, que constroem em uma pequena depressão no solo, e que consiste de um frouxo e raso amontoado de palha e gravetos em formato mais ou menos circular.

Põem de três a quatro ovos esverdeados de casca pintada de negro que pesam em torno de 26 g, que, se a camuflagem de suas penas e outras táticas que empregam não despistam os predadores, os pais defendem vigorosamente, emitido gritos e voando rasante em sua direção como se fossem atacá-los, embora se retirem pouco antes de o contato se efetivar.

Atacam também o homem, se este se aproxima.
Durante uma estação reprodutiva, que varia de região para região e pode se estender até por metade de um ano, coincidindo com a época das chuvas, os pais podem produzir até três ninhadas.

A taxa de natalidade é de cerca de 70%, mas somente cerca de 20% atinge a idade adulta.
Pouco depois de nascerem os pintos já acompanham os pais em suas andanças e se alimentam por conta própria, como eles, de insetos e outros pequenos invertebrados e peixes, sendo muitas vezes vigiados por um terceiro adulto ou pelo grupo.
Com sessenta dias de vida já podem voar e já mostram uma plumagem semelhante aos adultos, embora com estrias.

Aves de rapina, mamíferos e répteis são os maiores inimigos dos filhotes, mas o homem muitas vezes destrói inadvertidamente os ninhos que se encontram em áreas de lavoura.
Quanto aos adultos, já foi observado que o carcará Caracara plancus é um predador.


O quero-quero na cultura

O quero-quero é comum em muitos países; é a ave-símbolo do Uruguai e do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e por isso em seu redor se formaram várias lendas, aparece em cantigas tradicionais e se tornou personagem literário e dramatúrgico. Também deu seu nome a produtos e estabelecimentos comerciais, projetos educativos e um grupo musical gauchesco.

A título de exemplo de sua popularidade, aludindo ao seu papel de sentinela dos campos - pelo que é muito estimado pelos estancieiros e fazendeiros - cite-se Rui Barbosa, que em um discurso proferido em 1914 chamou a ave de "o chantecler dos potreiros.

Este pássaro curioso, a que a natureza concedeu o penacho da garça real, o vôo do corvo e a laringe do gato, tem o dom de encher os descampados e sangas das macegas e canhadas com o grito estrídulo, rechinante, profundo, onde o gaúcho descobriu a fidelíssima onomatopéia que o batiza".
No terreno folclórico, pode-se trazer à memória uma quadrinha brasileira, que reza:

Quero-quero vai voando e os esporões vai batendo.
Quero-quero quando grita alguma coisa está vendo.


Fonte: www.clubedocriador.com

Gato tem sete vidas?



Mito ou verdade

Gato tem sete vidas?

R: Não, têm uma só – e que dura bem menos que uma vida humana, entre 10 e 15 anos.
A crença na 7 vidas felinas vem da capacidade de os gatos sobreviverem a situações perigosas.
Prova disso é que muitos escapam ilesos de quedas de até 8 andares.
Mas isso graças ao efeito “planador”, comseguido quando o bichano abre bem as patas e aumenta o atrito com o ar, amortecendo o tombo.

Filhotes precisam tomar leite?
R: Só se for da mãe deles – e apenas enquanto eles forem bebês.
Muita gente alimenta filhotes com leite de vaca.
O resultado é desastroso: como o estômago dos felinos não digere lactose, o leite costuma causar diarréia, a maior assassina de gatinhos recém-nascidos.
Por isso, nada de oferecer leite de caixinha ao seu bichano.
Se ele ainda não tiver denter, dê ração solida para filhotes, umedecida em água filtrada.


Gato preto dá azar?

R:
Nem todo mundo acredita nisso.
No Japão e na Inglaterra, quando um gato preto atravessa o caminho, é um sinal de sorte.
Aqui no Brasil, o felino preto paga o preço de ter sido associado à bruxaria durante muitos anos.
Por conta dessa crença boba, as entidades protetoras dos animais vivem cheias de filhotinhos pretos encalhados, à procura de um dono carinhoso que não ligue para superstições.


Você sabia!

• Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.

• O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.

• O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
• Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

• Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
• A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães.
Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.

• Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

• Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.

•Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.

• Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..

• O campo de visão de um gato é de 185 graus.

. Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz.
Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.

. Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.

. No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum".

A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la.
Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.

• Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.

• Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.

• O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias.
O homem possui entre 5 a 20 milhões.

• Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson.
É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.

• O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4.
Seus bigodes são usados para medir distâncias.

• Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42.
Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.

• Os gatos andam na ponta dos dedos.

. As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente elétrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.

• O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h.

• Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.

• O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda.
A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.

• Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo.
Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.
. Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura.
O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.
. Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores.
É uma deferência e um pedido de amizade.

• O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.

• O Maine Coon é a única raça natural de gatos da América.

• Existem cerca de 100 raças de gatos.

• Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".

• O gato treme quando sente muita dor.

• O ronronar nem sempre é por alegria e prazer.
Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
. Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos.
Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.

• Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.

• Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.

• Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo.
Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado.
Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.

• Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.
. O gato sempre cai de pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.

• A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos.
Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos.
Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
. Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos.
Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.

•O gato mais pesado do mundo era Himmy, um gato australiano que chegou a pesar 21 KG em 1986.
Sua cintura tinha 84 cm de largura.

•Um gato normal pesa em média 4 KG.
O recorde anterior era de Ginger, uma gata de Connecticut que pesava 19,5 KG ao morrer em 1977.

•A boca do gato guarda 30 dentesluindo os caninos, que servem para matar e depois despedaçar a presa.
A áspera língua é coberta por sensores de temperatura e gosto, além de ser usada também para a limpeza dos pêlos.

•Anualmente, os americanos gastam cerca de 4 bilhões de dólares em ração para gatos. Um bilhão a mais do que gastam com comida de bebês!

•No Brasil, a expectativa de gastos com um veterinário para seu gato é de cerca de 160 reais por ano, na melhor das hipóteses.

•Em toda a vida do seu gato, você deverá gastar algo em torno de 13.500 reais, só com suas necessidades básicas.
Nos EUA, são gastos por ano US$ 295 milhões só em areia sanitária.

•Para os gatos, a carícia humana assemelha-se a uma lambida, e por isso é tão bem recebida.

•Além dos cuidados com o corpo, os gatos também são meticulosos com sua caixinha de areia, e sempre cobrem a sujeira.
A preocupação com a higiene é tanta que eles não usam a caixinha se estiver suja.

•Diferente dos cães, os gatos tem muito pouco ou nenhum cheiro.

•Os gatos têm cerca de 100 sons vocais, enquanto que os cães apenas têm 10.

•Por ser um animal do deserto, o gato bebe pouca água e é capaz de concentrar muita urina, necessitando poucas quantidades para sobreviver.

•Certos gatos preferem água suja a uma água bem fresca.

•Mesmo conservando seu instinto de caçador, o gato doméstico não sabe que sua presa pode ser um alimento.

•A maioria dos gatos adora comer plantas e nenhuma explicação científica foi dada sobre o assunto.

•Gato não gosta apenas de carne, apesar de ser carnívoro.
Ele também necessita de cálcio, vitaminas e minerais para ter uma alimentação equilibrada.

•Um gato pode ficar vários dias sem comer se o alimento não lhe agrada e pode até morrer de fome.

•Gatos comem lentamente e mastigam bem os alimentos.
Ao contrário dos cães, que engolem tudo gulosamente.

•Os felinos são grandes dorminhocos.
Os gatos chegam a dormir 16 horas por dia, divididas em vários períodos.

•Assim como os seres humanos, os gatos roncam desde a primeira semana de vida.
Mais tarde, o ronco aparece quando o acariciamos ou lhe oferecemos um alimento que ele goste ou a presença de alguém que lhe agrade.

Como um pássaro, o gato usa seu relógio biológico , o ângulo da luz do sol e o campo magnético da Terra para se orientar.

Ele pode achar a sua casa a uma distância enorme, graças a essa faculdade.
Ele não consegue achar pessoas que estão longe: não usa o faro para seguir uma trilha.

Gatos transpiram pelas almofadinhas na sola dos pés.

Repare no consultório do veterinário: A mesa a inox fica com as marcas úmidas das pegadas do bichano estressado.

Segundo o estudioso de comportamento animal Konrad Lorenz , o gato é um dos poucos animais que mostram o que sentem , claramente , por suas expressões faciais.
Gatos aprendem , mais do que agem por instinto.
Aprendem por observação ou ensinados pelas mães gatas a caçar e usar a caixa de areia.

Gatos formam laços de amizade com humanos.
Entre si mesmo os gatos têm relações de amizade e amor.

Ao contrário dos cães , os gatos não pensam que são humanos e sim que os humanos é que são algum tipo de felino.

Gatos têm tipo sanguíneo A e B como nós.

Gatos têm na ponta do nariz um desenho tão particular como o padrão das impressões digitais de um ser humano.

Os gatos tem um órgão olfativo no céu da boca.

Por isso ás vezes farejam e ficam um tempo com a boca aberta e uma cara estranha.
Eles podem saborear os aromas.

O catnip , ou erva do gato , contém um óleo que atua no gato assim como a marijuana nos humanos.
Os bichanos entram em transe: cheiram , lambem ou mordem as folhas, rolam no chão e dão pulos no ar, ronronam e miam.

Alguns gatos são imunes ao catnip.

Entretanto há suspeita de que cause dependência em alguns gatos.


Fontes:
•http://fulaninha-entretenimentos.blogspot.com
•http://www.becodosgatos.com.br
•http://www.npdbrasil.com.br
•http://revistaonlinegatosecia.blogspot.com