segunda-feira, 2 de abril de 2012

Representantes da ONG Vira Lata Vira Vida e do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba visitam Delegacia de Proteção aos Animais de Campinas




Terça-feira (20/03/12), a Delegada de Polícia Dra. Rosana Mortari, responsável pela Delegacia de Proteção aos Animais de Campinas, recebeu a visita da Presidente da ONG Vira Lata Vira Vida, Miriam Miranda, do advogado Mauro Cerri Neto (voluntário da ONG) e da médica-veterinária e Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Piracicaba, Eliane de Carvalho.

A Delegada considera positiva a implantação de Boletim de Ocorrência Eletrônico (via internet) para que possam ser denunciados casos de maus-tratos contra animais.

Vale lembrar que em 06/03/12 o Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo, Dr. Marcos Carneiro, ao receber integrantes da ONG Vira Lata Vira Vida em seu Gabinete, informou que a partir do segundo semestre de 2012 os casos de maus-tratos contra animais poderão ser denunciados por meio de Boletim de Ocorrência Eletrônico.

Independentemente da utilização de Boletim de Ocorrência Eletrônico para a denúncia de casos de maus-tratos contra animais, a Delegada entende ser fundamental a implantação, dentro da estrutura da Polícia Civil, de um setor especializado na proteção aos animais, formado por delegados de polícia, investigadores e escrivães vocacionados para a causa animal.





A Delegada destaca ainda que Piracicaba reúne variáveis extremamente positivas, que favorecem por demais a criação e funcionamento de um Setor especializado na proteção aos animais, uma vez que conta com um Centro de Controle de Zoonoses bem atuante, Organizações Não Governamentais (ONGs) compromissadas com a causa animal, total cobertura jornalística da imprensa local, regional e até mesmo nacional, além de médicos-veterinários dispostos a colaborar no combate aos casos de maus-tratos, sobretudo por meio da elaboração de laudos periciais.

E tudo isso com muito entrosamento entre estas diferentes instâncias.

Outro aspecto altamente favorável ressaltado pela Delegada é o fato de que os cidadãos piracicabanos possuem plena consciência sobre a importância da proteção aos animais.

Prova disso é a coleta de aproximadamente 37 mil assinaturas pleiteando a criação de uma Delegacia especializada no combate aos crimes praticados contra animais.

Em suma, Piracicaba conta atualmente com um cenário altamente propício para a criação, dentro da estrutura da Polícia Civil, de um Setor especializado na proteção aos animais, bastando apenas que o seu Delegado Seccional publique a tão sonhada “Portaria”.

Este é o momento!!!

Nenhum comentário: