segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quer se exercitar? Arranje um cachorro


                      
 No caminho para conseguir um corpo sarado, muitas pessoas procuram academias e personal trainers.
 
Quem foge dessa alternativa, em geral, dá preferência a opções como correr no parque.

Nesse momento, no entanto, é difícil manter uma rotina regular de exercícios, principalmente se você está sozinho.

Uma pesquisadora britânica dá a dica: leve um cachorro para te acompanhar.

Na verdade, como explica a pesquisadora, você nem precisa sair com a intenção de se exercitar com o cachorro.

A simples companhia canina, como explica a especialista Sandra McCune, faz você andar mais rápido, percorrer distâncias maiores, e levar um estilo de vida mais saudável.

Uma pesquisa, feita com 1.100 donos de cachorros pela Inglaterra, constatou que as caminhadas com o animal representam 66% das atividades físicas dessas pessoas.

A pesquisa exalta, ao lado desse índice, os benefícios sociais de andar com um cachorro, já que você tende a conversar mais com os vizinhos quando sai para passear com o melhor amigo do homem.

Voltando aos benefícios físicos, pesquisadores americanos resolveram catalogar quais as atividades mais vantajosas para praticar com os cães.

Entre as mais cotadas estão lançar bola ou frisbee, fazer jogos de agilidade ou simplesmente dar uma corrida com o cachorro.

Essas recomendações, em geral, são dadas por médicos, dos quais a maioria afirma pessoalmente se exercitar com cães desde a juventude.

É um remédio sem contra-indicação.

 [MSN]
http://hypescience.com/quer-se-exercitar-arranje-um-cachorro/

Segredo da “voz” do coala é revelado

 



                   
 
O grunhido alto que emerge de um coala masculino soa muito diferente daquela fofa e descontraída criatura que a gente vê.

Agora os cientistas descobriram a anatomia por trás do som estranho que os machos fazem durante a temporada de acasalamento.

As estruturas de suas gargantas que produzem os sons, o trato vocal, são muito longas.

Essa anatomia é tão extraordinariamente especializada que eles são capazes de produzir sons que parecem muito maiores do que realmente são.

O estudo usou imagens médicas para revelar que uma caixa de voz do coala masculino, ou laringe, se situa numa parte inferior em sua garganta.

Acreditava-se que esta laringe baixa era uma característica exclusivamente humana – algo que nos permite fazer os sons que precisamos para a fala.

Foi somente em 2001 que os cientistas descobriram que veados também tinham uma laringe baixa.

Essa nova descoberta em coalas suporta a teoria de que essa característica evoluiu em ainda mais galhos da árvore evolutiva, provavelmente para permitir que os machos se distinguissem vocalmente das fêmeas.

Além da gravação de seu grunhido, a equipe também realizou uma varredura médica em um coala macho, que revelou a estranha anatomia vocal do marsupial.

O que permite o grande som dos coalas não é apenas a localização da laringe, mas a “qualidade” do som que vem do seu longo trato vocal.

O efeito funciona como um instrumento musical: quando a “caixa de voz” de um animal vibra para fazer um som, este som ecoa dentro de um tubo, que é o seu trato vocal.

As dimensões do tubo alteram o som.

Assim, um violino e um violoncelo podem fazer um som que tem exatamente o mesmo tom, mas o violoncelo soa muito diferente – mais rico e maior.

O som do chamado de um coala prevê um comprimento de trato vocal de 50 centímetros.

Isso é quase o comprimento do corpo inteiro de um coala.

Por isso, quando eles soltam a voz, parecem um animal maior que um bisão.

Os exames médicos descobriram também um músculo profundo no peito do coala, que os pesquisadores acreditam que pode empurrar a sua caixa de voz ainda mais baixo de sua cavidade torácica, enquanto elas gritam, habilitando-os a exagerar seu tamanho ainda mais.

A evolução provavelmente é importante para intimidar outros machos.

Há também algumas evidências de que atrai as fêmeas.

Os cientistas ainda querem imagens dos animais enquanto eles gritam – fotografias internas do que acontece à medida que produzem som.

A descoberta, de modo geral, pode nos ajudar a entender por que os seres humanos masculinos e femininos têm vozes muito diferentes.

Para quem ficou curioso, os homens têm um trato vocal 20% mais longo do que o das mulheres.
É isso que faz a voz do homem ser mais imponente?

Pode ser.

Para ter certeza são necessários mais estudos de mais grunhidos estranhos como os do coala.


 [BBC]
http://hypescience.com/

O segredo por trás do bico do tucano

tucano

 
 
      
Há séculos os cientistas estão intrigados com a razão do bico do tucano ser tão incrivelmente grande, mas agora uma equipe de pesquisa pensa ter encontrado a resposta.
 
Na revista científica Science os pesquisadores afirmam que o enorme bico do tucano serve como um radiador.

Com câmeras infravermelhas os cientistas observaram o animal dissipando calor através de seu bico, para ajudar a regular a temperatura de seu corpo.
O tucano tem o maior bico em relação ao tamanho do corpo do que qualquer outra ave, chegando a 1/3 do seu comprimento total.

Segredos quentes

Darwin pensava que o bico do tucano era usado para atrair o sexo oposto e outras idéias recentes vão desde descascar frutas até depredação de ninhos e alertas visuais.

Para investigação, pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e da Universidade Brock, no Canadá, analisaram o tucano toco (Ramphastos toco), que tem o maior bico de todas as espécies de tucanos.
Usando câmeras de infravermelho (visão térmica) para observar a ave, descobriram que a temperatura do bico dos tucanos varia de 10 a 35oC.

Se o ambiente esquentava o bico dos tucanos se aquecia em questão de minutos, funcionando como um radiador que dissipa o calor do corpo da ave, permitindo que ela permaneça resfriada.

O oposto também foi observado, pois quando as temperaturas são mais brandas pouco calor irradia através do bico, permitindo que a ave conserve o calor.

O bico do tucano tem uma rede de vasos sanguíneos que podem aumentar ou restringir o fluxo de sangue.

Ao alterar este fluxo na superfície do bico os tucanos podem conservar ou liberar o calor corporal para se resfriarem.

A grande área do bico e o fato do mesmo não ser isolado significa que o fluxo de sangue ali leva à liberação de calor, resfriando a ave.

Em seguida o calor é dissipado no ar.

Radiador eficaz
Outros animais também usan partes de seus corpos para regular a temperatura do corpo.

Elefantes e coelhos irradiam calor através das suas orelhas para se resfriarem.
O estudo também mostrou que o tucano é extremamente eficaz para controlar a própria temperatura corporal com seu bico: O bico pode eliminar 100% do calor corporal ou apenas 5% caso o fluxo sanguíneo seja interrompido.
Os pesquisadores explicam que como as aves não suam, necessitam utilizar seus bicos para regular a temperatura corporal.
A equipe planeja estudar como outras aves regulam a temperatura corporal. [BBC]

http://hypescience.com/19007-o-segredo-por-tras-do-bico-do-tucano/

Águia ganha bico novo criado em impressora 3D

 



              
Baleada em 2005 por um caçador, a águia Beauty (“Beleza”, em inglês) passou a depender de ajuda humana para se alimentar e sobreviver.
 
Com o tiro, a parte superior de seu bico havia sido destruída.
 
Os voluntários do grupo Birds of Prey Northwest (EUA), que resgataram Beauty, imaginavam que ela se recuperaria com o tempo – o bico, da mesma forma que as garras, cresce ao longo da vida. Contudo, o dano foi tão grande que seu corpo não conseguia se regenerar.
 
Depois de alguns anos, os voluntários chegaram a considerar a ideia de sacrificar Beauty e poupá-la do sofrimento.

Contudo, a especialista em aves de rapina Jane Cantwell tinha outra ideia: reuniu diversos profissionais (entre eles, engenheiros mecânicos e dentistas) para criar uma prótese de bico para Beauty.

O projeto levou mais de um ano e meio para ser concluído, conforme relata a autora do vídeo.

Felizmente, a operação foi um sucesso, e Beauty recuperou parte de sua antiga independência (embora ainda precisasse continuar em cativeiro, por garantia).

A história se passou em 2008, mas o vídeo ganhou repercussão recentemente graças às redes sociais.[Birds of Prey Northwest, Foto]


Beauty and the Beak from Keith Bubach on Vimeo.



http://hypescience.com

Rancho dos Gnomos encantam galos de rinha para viverem pacificamente

Em 05/09/2012, a equipe do Rancho e voluntários se reuniram com o propósito de socializar os galos oriundos de rinha que chegaram ao Rancho dos Gnomos em abril passado (relembre o caso aqui!).


 


 
 
 
 
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tudo foi pensado e preparado para a difícil tarefa:
Marcos e mais nove homens ficaram com a missão de separar as brigas que porventura aconteciam, eu e três mulheres ficamos incumbidas de borrifar florais, jogar alimentação no chão para que os galos se interessassem pela comida e não brigassem.
 
A parte energética e espiritual não foi esquecida: 5 monjas mais a mãe do Marcos ficaram em oração e cantavam Belíssimos Mantras.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Equipe, voluntários e Monjas chegaram ao fim do dia cansados, mas satisfeitos com o resultado positivo de toda ação.
Fomos presenteados com o lindo rugido do leão Bartô, que presenciou toda essa operação, pois o seu recinto fica em frente a área de soltura dos galos.
 
Em breve, os 63 galos que chegaram “bombados”, neuróticos, agressivos, estressados e violentos, estarão vivendo juntos e em PAZ, LEVANDO UMA VERDADEIRA E CALMA VIDA DE GALO.


Rugido do leão Barto


Retirado do Boletim de Notícias do Rancho dos Gnomos de 14/09/12
 
 
 
http://www.ogritodobicho.com/2012/09/rancho-dos-gnomos-encantam-galos-de.html
 
 

Conheça a história da cachorrinha que seguiu o dono até a porta do hospital

Uma história de amor entre homem e bicho de estimação que mais parece coisa de cinema.

Ele precisou ser internado e a cadelinha não quis ficar longe; passou dias sob sol e chuva do lado de fora até conquistar todo mundo no hospital.



Domingo Espetacular - Rede Record - 09/09/12

Veja a história de dois cãezinhos que morreram depois de sair para tomar banho




Domingo Espetacular - Rede Record - 02/09/12

Cadela desaparece em voo da TAM entre Rio e Manaus, diz dono

Segundo ele, empresa disse que o animal fugiu no desembarque.
Família está abalada e oferecendo recompensa para quem encontrar.

Mônica DiasDo G1 AM
A cadela vira-lata Carmina, de dois anos, viajou do Rio de Janeiro até Manaus em uma aeronave da empresa TAM, na tarde de terça-feira (11), e desapareceu, segundo o responsável pelo animal.
 
Carmina foi enviada pela dona, Cléo Carvalho Ohana, de 26 anos, para a capital amazonense.
 
Ela está no Rio participando de um mestrado e retorna a Manaus na madrugada deste domingo (16), mas resolveu enviar Carmina antes.
Carmina tem dois anos e está perdida em Manuas (Foto: Arquivo pessoal)Carmina tem dois anos e está perdida em Manaus (Foto: Arquivo pessoal)
 
 
 
 
 
 
 
 
O padastro de Cléo, o servidor público Maurício Lapa, de 60 anos, disse que o avião pousou no aeroporto Eduardo Gomes às 15h, mas só o avisaram sobre a situação às 16h20.
"Ninguém queria informar nada sobre Carmina.
Depois de mais de uma hora eles disseram que, quando abriram o compartimento de bagagem, ela estava solta e pulou para a pista, correndo em direção a saída.
Chegando lá, o segurança abriu o portão e a deixou sair.
Os funcionários da TAM disseram que a seguiram em direção à Avenida Torquato Tapajós, mas desistiram após ela entrar em uma área de mato fechado próxima a algumas empresas", disse.
Segundo ele, as chances de recuperar Carmina teriam sido maiores caso ele tivesse ajudado nas buscas desde o ínicio.
 "O que me deixa mais triste é que eles mentiram.
Estavam tentando achar a cadela e não me informaram que ela tinha fugido.
Se eu soubesse na hora, teria ajudado nas buscas e as chances de recuperá-la seriam maiores.
Eles nem sabiam o nome dela para chamá-la", relatou.
A dona da cadela, Cléo, está muito abalada (Foto: Arquivo pessoal)A dona da cadela, Cléo, está muito abalada
(Foto: Arquivo pessoal)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A enteada de Maurício foi para o Rio de Janeiro fazer mestrado e encontrou Carmina, ainda filhote, abandonada na rua.
Segundo Maurício, ela se apegou muito ao animal e está muito abalada com a perda. "Se você falar com ela, dá dó.
A TAM chegou a entrar em contato com ela, pedindo uma foto para fazer cartazes de divulgação, mas ainda não fizeram nada", disse.
O servidor público afirmou que está desconfiado da versão contada pela empresa, e disse que pretende recorrer à Justiça.
"Segundo eles, ela pulou de uma altura de dois metros até o chão.
Se ela tivesse feito isso teria se machucado e não teria conseguido correr tanto.
Já entrei em contato com um advogado e pretendo recorrer à Justiça, tanto pelo valor sentimental que a Carmina tem para a minha enteada quanto pela irresponsabilidade da empresa em relação ao transporte de animais".
Para dar informações ou ajudar nas buscas de Carmina, a família disponibilizou para contato os números de telefones 9988-3889 e 9627-6750.
Os donos estão oferecendo recompensa para quem encontrá-la.
Procurada pelo G1, a TAM encaminhou a seguinte nota através de assessoria:
"Em relação ao vivenciado com o animal doméstico da Sra. Cléo Carvalho Ohana, passageira do voo JJ3766 (Rio de Janeiro-Galeão/Manaus) do dia 11 de setembro de 2012, informamos que já estamos em contato com a nossa cliente para prestarmos o apoio que se fizer necessário para a solução do ocorrido".

Fonte - G1

Pelo fim do financiamento de pesquisas bárbaras com gatos - PETA

Queria pedir sua participação neste trabalho da PETA contra a experimentação animal.

 
Neste caso usam e abusam de gatos de forma que fica difícil até de acreditar que seja possível.

A ONG está tentando acabar com o financiamento de tamanha barbárie feita em nome da ciência por "humanos" ditos "sãos".

Por favor, CLIQUEM AQUI, para assinar.
 
É simples e facílimo.
 
Não deixem de fazê-lo.
 
 

Resgatados, reabilitados e treinados por ONG, cães tornam-se terapeutas

 
A formação de cães terapeutas, realizada pela ONG piracicabana Vira-Lata Vira-Vida (VLVV), é um dos segmentos do programa de valorização dos cães do abrigo.

O projeto, iniciado há cerca de oito meses, já começa a gerar resultados.

Selecionados por critérios que incluem desde o atestado de saúde física até o comportamento dócil, alguns dos 375 cães resgatados e reabilitados pela entidade receberam treinamento técnico para a cinoterapia.

Dessa forma, os animais tornaram-se aptos para a função de atuarem em escolas e entidades assistenciais, oferecendo apoio educacional e comportamental de crianças e adolescentes, bem como em hospitais, casas de repouso e outras instituições que visam tratar a saúde física e mental das pessoas.

Neste sábado, 04/08, às 14 horas, os novos cães terapeutas da VLVV farão seu terceiro trabalho em visita ao Lar Franciscano de Menores, uma entidade que abriga crianças que tiveram suas vidas marcadas por violência e abandono.
 
A finalidade do projeto é auxiliar os menores a superarem alguns dos traumas vividos, através da interação com os animais.
O que distingue o projeto proposto pela ONG é que os cães treinados são vira-latas e foram resgatados em situação de sofrimento, sendo alguns vítimas de acidentes, abandono e maus-tratos. ”
 
É extremamente gratificante ver cães que superaram tantas dificuldades tendo agora a oportunidade de distribuir amor e carinho no trabalho de cinoterapia”, ressalta a presidente da ONG, Miriam Miranda.
Adestramento
O projeto de valorização dos animais do abrigo da VLVV, através de técnicas de adestramento diversas, foi desenvolvido voluntariamente pelo policial José Ariovaldo Sanches.
Ele designou três segmentos: um grupo para fins terapêuticos (cinoterapia), um grupo para demonstração e um grupo para adoção.
O grupo de demonstração é composto por animais que destacam-se pela facilidade na aptidão de novos comandos.
 
Eles receberam um tipo de adestramento conhecido pelo nome “agility”, que ensina técnicas esportivas e recreativas, tornando-os mais adequados para cumprirem funções educativas, especialmente com crianças nas escolas.
Já grupo final compõe os demais animais da entidade disponíveis para adoção.
 
Para a presidente da ONG, o adestramento contribui para que as adoções sejam bem sucedidas, no sentido de facilitar a adaptação dos animais aos seus novos lares.
Fotos: VLVV

A ONG Brasil



http://www.ongbrasil.com.br/

Compromisso com o desenvolvimento social do Brasil

Completa e representativa, a ONG Brasil apresenta as melhores práticas no campo da responsabilide social e reúne em um único local mais de 500 projetos de todo o País.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A ONG Brasil é um evento constituído de feira e congresso, que tem o intuito de fomentar, capacitar e impulsionar o desenvolvimento social do nosso País.
Além de reunir em um único local diferentes setores da sociedade e de ser totalmente sem fins lucrativos, a ONG Brasil atua como uma plataforma de divulgação de importantes ações sociais realizadas por empresas, institutos, fundações e organizações.
 
 
PERFIL DO EVENTO
 
O Que é o evento ONG Brasil?
Composto por exposição e congresso internacional, ONG Brasil é um evento sem fins lucrativos, que tem por objetivo integrar os diferentes setores da sociedade, criando um ambiente de oportunidades, troca de informação e profissionalização.
Em sua 4ª edição, o evento é internacionalmente reconhecido como a maior e mais completa vitrine brasileira do Terceiro Setor, de responsabilidade social empresarial e de políticas públicas.
ONG Brasil é um evento completo:
  • 15.000m² de EXPOSIÇÃO : participação de 500 ONGs, Institutos, Fundações e entidades ligadas ao setores público e privado
  • CONGRESSO INTEGRADO : Mais de 196 palestras e workshops simultâneos em apenas 3 dias
Quem expõe na feira ONG Brasil?
  • Organizações Não Governamentais (ONGs) Brasileiras ou com atuação no Brasil
  • Fundações e Institutos ligados ao Governo e à iniciativa privada.
Setores em exposição:
  • Saúde
  • Geração de trabalho e renda
  • Apoio à gestão do Terceiro Setor/ Empreendedorismo social
  • Combate às drogas
  • Esportes
  • Defesa dos direitos
  • Cultura e arte
  • Assistência social e desenvolvimento comunitário
  • Meio ambiente
  • Animais
  • Educação
POR QUE EXPOR E APOIAR A ONG BRASIL?
  • Para colaborar com a capacitação dos profissionais presentes e instituições
  • Para desenvolver parcerias e relações entre sua entidade/instituição e os demais públicos presentes.
  • Para divulgar suas ações e trabalhos sociais nos mais diversos níveis formados por profissionais, mídia, voluntariado e sociedade.
  • Para criar um ambiente de oportunidades, de troca de informação e profissionalização
  • Para fomentar e alavancar o terceiro setor, fortalecendo um evento focado, específico e exclusivo.
  • Para mostrar na feira suas realizações, metas e desafios
  • Para apresentar seu trabalho social a seus funcionários e colaboradores em um evento exclusivo e comprometido com o trabalho social das instituições privadas e governamentais.
  • Para fechar parcerias e ampliar sua atuação frente ao terceiro setor nas mais diversas frentes: social, ambiental, cultural, profissional, voluntariado, cooperativismo e geração de renda.