quinta-feira, 21 de junho de 2012

Agora é tempo



Agora é tempo de perdoar, e perdoar significa limpar-se de toda e qualquer mágoa, significa ficar livre de amarras e pesos desnecessários, porque é tempo de seguir viagem, é tempo de buscar-se.
Nada é mais importante que um encontro com você mesmo, saber onde você quer chegar e como alcançar tal lugar.

Agora é tempo de amar sem barreiras.
e amar sem barreiras significa esquecer ofensas, deixar de lado velhos conceitos, preconceitos,
esquecer o que passou, e até pessoas que te marcaram, pessoas que foram e carregaram pedaços de você, parece que mesmo longe continuam dentro de você.
São fantasmas vivos no armário do seu coração.

Agora é tempo de renovar-se, e renovar significa trocar o velho pelo novo, e tudo começa com a sua disposição, com o seu querer, se você realmente desejar uma coisa, e lutar por ela, se não for fruto apenas da sua obstinação, ela pode acontecer antes do final deste dia, e isso é mais do que acreditar, é viver pela fé, é ter a certeza de que você é novo a cada instante, e merece ser feliz.

Agora é tempo de valorizar, e a valorização é o crédito que damos para alguém,  para alguma situação, e nesse momento,  nada tem mais valor que a sua vida, valorize-se, dê mais crédito para suas capacidades, diga bem alto: eu mereço coisa melhor!


Ee assim, começando essa revolução de dentro pra fora, as pessoas vão reconhecer o seu devido valor, mesmo no silêncio profundo dos teus olhos, porque eles dizem tudo de você...

Paulo Roberto Gaefke

Após viagem de oito horas, Leão Juba chega a Jundiaí, SP

 

.
TEM TV - Rede Globo - 16/06/12

. http://www.ogritodobicho.com/2012/06/apos-viagem-de-oito-horas-leao-juba.html

Repórter Record sobre animais perdidos - 17/06/12

Bem, acho que devíamos mandar parabéns ao R7 pela inteligência de usar, em sua programação, assuntos de um segmento tão carente como o nosso.


Repórter Record - 17/06/12

.

Alimento orgânico não é mais saudável, confirma estudo

alimento orgânico


A comida orgânica não é mais benéfica à saúde, comparada com a comida produzida convencionalmente, de acordo com um recente estudo.

Pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine, em Londres, Inglaterra, realizaram um levantamento com 162 artigos científicos publicadas nos últimos 50 anos, que mostrou que não existe uma diferença tão grande entre o alimento orgânico e o normal.

Alimentos orgânicos valem a pena?

Hoje em dia encontramos alimentos orgânicos facilmente em qualquer mercado.
Há pouco tempo atrás, o acesso era mais difícil.
Quem queria comprar comida orgânica precisava ir em alguma feira afastada.

O que, afinal, significa ser orgânico?
São alimentos cultivados sem o uso de fertilizantes químicos, pesticidas ou hormônios.
A nutricionista do Centro Médico Baylor All Saints, Ashley Mullins diz que alimentos orgânicos podem fazer tão bem quando os não orgânicos, apesar de custarem cerca de três vezes mais.

Alimentos orgânicos fazem bem apenas para os vendedores


alimentos orgânicos

Uma nova pesquisa publicada na revista científica Journal of the Science of Food and Agriculture mostrou que não há evidência que apóie o argumento que comida orgânica é melhor do que alimentos cultivados com pesticidas e adubos químicos.

Muitas pessoas pagam bem mais caro por alimentos orgânicos por acreditarem que eles possuem maior valor nutricional.

Mas uma pesquisa realizada por Susanne Büngel e colegas da Universidade de Copenhagen mostra que não há evidência clara que apóie esta afirmação.

O estudo se deteve na retenção de minerais e traços de elementos químicos em animais que se alimentaram estritamente de vegetais comuns nas listas de compras da maioria das famílias (cenouras, repolho, ervilhas, maçãs e batatas) procedentes de três métodos de cultivação diferentes.

Os vegetais foram cultivados utilizando o mesmo tipo de solo em campos adjacentes ao mesmo tempo, portanto passaram pelas mesmas condições climáticas.

 Todos os tratamentos e colheitas foram feitos ao mesmo tempo.

Os vegetais orgânicos foram plantados em solo orgânico.
Depois da colheita os resultados das análises não exibiram diferenças nos níveis de nutrientes e traços de produtos químicos nos vegetais cultivados.

Animais foram alimentados com os produtos destas plantações por dois anos.

Foram medidos os níveis de ingestão de vários minerais e traços de elementos na excreção. Mais uma vez os resultados não exibiram diferenças na retenção de elementos não importando o método de cultivo.

O estudo não apóia a crença de que alimentos cultivados de maneira orgânica contenham, de maneira geral, mais nutrientes ou traços de elementos do que alimentos produzidos de maneira convencional.

As plantações modernas utilizam produtos químicos – para controlar a erva daninha, infestações e doenças – testados extensivamente e são rigorosamente regulamentados.

Uma vez no solo, os minerais e nutrientes de fertilizantes naturais e artificiais são quimicamente idênticos. Alimentar-se de vegetais orgânicos é uma escolha de estilo de vida para aqueles que podem pagar por eles.

É melhor para saúde?
Sim, nós comsuminos pesticidas contidos nos vegetais produzidos tradicionalmente, porém são quantidades minúsculas e não existem evidências concretas de que eles causem efeitos negativos no organismo.

É mais saboroso?
Estudos científicos negam que a afirmação generalizada “comida orgânica é mais saborosa” seja verdadeira e cada produto deve ser considerado separadmente antes que qualquer afirmação seja feita.

[ScientificBlogging, Ingenta]
O que Mullins afirma, é que não há pesquisas suficientes que mostrem que os alimentos orgânicos sejam mais saudáveis.
Isso se dá porque nunca foi comprovado que os pesticidas realmete causem danos à saúde.
Mas a nutricionista não descarta os benefícios da plantação orgânica com relação ao meio ambiente.
Ela afirma que consumir orgânicos é uma questão de opção pessoal, de acordo com o seu orçamento.
Segundo ela, o que realmente conta é não deixar de ingerir os nutrientes necessários. Independente se são orgânicos ou não, é importante consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia.
 [Science Daily]

O mercado de alimentos orgânicos tinha uma renda estimada em 48 bilhões de dólares (aproximadamente 100 bilhões de reais) em 2007.
Os pesquisadores afirmam que consumidores pagam preços maiores pela comida orgânica porque acreditam que ela traz benefícios à saúde.
“Foi encontrada uma pequena diferença entre conteúdos de nutrientes entre produtos alimentícios produzidos convencionalmente e organicamente”, afirma Alan Dangour, um dos autores do estudo. De acordo com Dangour, a diferença é tão pequena que não chega a ter relevância pública.

“O estudo mostra que não há evidência que apóie a seleção de alimentos orgânicos com base na superioridade orgânica”, afirma o pesquisador.
Peter Melchett, director da Associação de Solos Britânica, que promove a agricultura orgânica, afirma estar decepcionado com as conclusões dos autores do estudo.
Ele critica a metodologia utilizada na pesquisa, que, de acordo com ele, levou os pesquisadores a classificar alguns benefícios nutricionais como “desimportantes”.
Melchett também lembra que não há pesquisas suficientes para mostrar os efeitos a longo prazo de pesticidas sobre a saúde dos humanos.
[Reuters]

Especialista em câncer alerta contra celulares

 

criança falando no celular

O diretor de um proeminente instituto de pesquisa sobre o câncer emitiu uma aviso sem precedentes para os seus funcionários:
Limitem o uso dos  telefones celulares por causa do possível risco de cançer.

celular câncer









Alguns estudos mostram uma ligação estatística do celular com câncer, mas estes dados ainda necessitam de confirmação.

Muitos anos atrás foram observadas relações estatística entre cigarro e câncer, mas não se compreendia a causa exata da doença.
Essa é a mesma preocupação de Devra Davis, Diretora do Centro de Oncologia Ambiental da Universidade de Pittsburg, nos EUA.

Não há evidência concreta de que os celulares sejam nocivos, mas nós também não temos certeza de que eles sejam seguros.

E a preocupação é ainda maior no que concerne às crianças.

Se uma criança de 14 anos está fumando, você não precisa se preocupar que ela vá desenvolver câncer naquele instante.

Os efeitos do tabaco podem levar décadas para se acumular no organismo e causarem as mutações nocivas que levam ao câncer, e é possível que o mesmo ocorra com os celulares.

Como os aparelhos celulares, que hoje parecem estar onipresentes, são usados a apenas poucos anos não há como saber dos efeitos de uma exposição a longo prazo.

O grupo da Dra. Devra e seus colegas, especialistas em câncer, liberaram recentemente um comunicado para seus funcionários sobre o uso dos celulares, recomendando o uso de viva-voz ou fones de ouvido.

Crianças, segundo ela, deveriam usar celulares apenas em emergências, pois possuem o crânio mais fino e o cérebro ainda está em desenvolvimento.

Ninguém deveria carregar seus aparelhos no bolso ou na cintura.

“Você está cozinhando a sua medula óssea”, disse Devra.
Na possibilidade da radiação do celular realmente ser perigosa, você quer jogar Roleta Russa com a sua cabeça?

Se você se convenceu com os argumentos mais alarmistas de que o celular possa causar câncer, agora terá que descobrir a melhor maneira de continuar usando o seu aparelho, já que a maioria de nós não pode mais viver sem ele.

Enquanto não houver um consenso sobre o assunto entre os especialistas, o que nós podemos fazer?

É fato que os celulares realmente emitem radiação, mas há alguns simples passos que podem reduzir a exposição à radiação ou praticamente eliminá-la.

5 Dicas para evitar a radiação do telefone celular


5. Compre um telefone celular com menos radiação
A radiação do celular é medida através da Taxa de Absorção Específica (specific absorption rate – SAR). Para saber qual a SAR do seu aparelho veja esta lista (em inglês).
Mas é o nível de exposição que importa.
Se você utiliza muito o celular é importante comprar um telefone com uma SAR menor. Mas se você o utiliza pouco, a sua exposição é bem reduzida.

4. Use um fone de ouvido de “tubo oco”
É similar a um fone comum, exceto pelo fato de que os últimos 15 cm – a parte mais próxima do ouvido – é um tubo oco sem fios.
Nesse caso você está recebendo o som através do ar e não ondas de radio.

3. Use um fone Bluetooth
Um fone Bluetooth também emite radiação, mas ela é cem vezes menor do que a radiação que você recebe ao segurar o telefone no ouvido, disse Magda Havas, professora associada do Institute for Health Studies da Universidade de Trent em Ontário, Canadá.
Os especialistas ficaram divididos entre quesito e o no 2, mas o governo de Israel emitiu recomendações essa semana sugerindo especificamente fones com fio.
Mas apesar de Magna gostar da solução Bluetooth ela diz para não colocar o fone na cabeça se você não estiver falando, pois o dispositivo continua a emitir sinal.
Há pessoas que utilizam o fone o tempo todo e o mínimo que devem fazer é mudar o fone entre os ouvidos, de tempos em tempos, para reduzir a exposição em apenas um dos lados.

2. Use fones de ouvido com fios com uma conta de ferrite
Não, não é nenhum tipo de bijuteria.
Uma conta de ferrite pode ser colocada no fio do fone de ouvido.
A preocupação é que o próprio fio emita radiação no seu ouvido.
A conta foi criada para absorver a radiação, para que você não o faça.
Elas são baratas e você pode encontrar em lojas ou na internet.
As contas são os favoritos de Louis Slesin, editor da revista Microwave News.
 “É a melhor maneira”, ele disse.
Testes feitos na Universidade de York, na Inglaterra, descobriram que se você usa a conta de ferrite a radiação emitida pelo fio não pode sequer ser medida, mesmo sob as piores condições.
“Este dispositivo comum mata a radiação.”
É claro que se o telefone celular está em seu bolso isso não ajuda muito, pois o aparelho estaria irradiando diretamente no seu corpo.
Portanto, se você preocupa-se mesmo com a radiação, mantenha o telefone o mais afastado o possível e evite ao máximo que o fio esteja tocando seu corpo.


1. Use sempre a função viva-voz
Esta é a opção alternativa favorita de todos os especialistas.
Nada próximo da sua cabeça.
“Coloque-o a algumas dezenas de centímetros.
Meio ou um metro é o ideal”, disse Magda.
A cada centímetro que você afasta o aparelho de seu corpo faz com que a radiação se reduza rapidamente.
A 5 cm de distância a radiação reduz em 4 vezes.
Se você segurá-lo a 10 cm a radiação cai 16 vezes, segundo ela.
Segundo Louis “cada milímetro conta”.

Muitos dos cientistas entrevistados usam o aparelho direto no ouvido, pois o utilizam pouco.
A analogia com o cigarro também vale aqui.
Se você fuma um ou dois cigarros por semana não precisa se preocupar tanto quanto uma pessoa que fuma um maço por dia.
[CNN: 1 e 2]


O alerta partiu do Dr. Ronald B. Herberman, diretor do Instituto de Câncer da Universidade de Pittsburg.
Ele está baseando o seu alarme em dados ainda não publicados.
Ele disse que leva muito tempo para conseguir respostas da ciência e acredita que as pessoas deveriam agir agora, especialmente sobre as crianças.

“O centro de minha preocupação é de que não devemos esperar por um estudo definitivo, mas é melhor errar pelo excesso de segurança ao invés de se arrepender depois”, disse Ronald.

Nenhum outro acadêmico de instituições de pesquisa sobre o câncer soou tal alarme sobre o uso dos celulares.
Mas o alerta de Ronald pode preocupar muitos usuários de telefones celulares, especialmente os pais

No memorando que ele enviou para três mil pessoas na quarta-feira, ele afirma que as crianças devem usar os celulares apenas em emergência, pois seus cérebros ainda estão em desenvolvimento.

Os adultos deveriam manter o aparelho longe da cabeça e usar o auto-falante, ou fone de ouvido sem fio, ele disse.

Ele até mesmo alerta contra o uso de celulares em locais públicos como um ônibus, pois isto expõe outros a campos eletromagnéticos.

A preocupação de alguns cientistas, apesar de não estarem perto de um consenso, é a radiação eletromagnética, especialmente seus possíveis efeitos nas crianças.

Nas conferências sobre neurologia este não é apontado como um tópico importante.

Uma revisão de nove grandes estudos feita em 2008 não encontrou evidências de risco potencial elevado para tumores cerebrais em usuários de celulares.

Estudos de 2007 feitos na França e Noruega chegaram à mesma conclusão.

“Apesar das evidências ainda serem controversas eu estou convencido de que há dados suficientes para emitir um aviso com conselhos de precauções sobre o uso de celulares”, ele escreveu em seu memorando.

A chave para o alerta
“A questão é: você vai querer jogar roleta russa com o seu cérebro?”, disse Devra Lee Davis, uma das diretoras da área de oncologia da mesma universidade e ex conselheira de saúde do governo Clinton.

“Eu não sei se os celulares são perigosos.
Mas eu não sei se eles são seguros.”

Segundo ela, 20 grupos confirmaram os conselhos de Ronald, e autoridades na Inglaterra, França e Índia alertaram sobre o uso de telefones celulares pelas crianças.

Os cientistas apontam que os estudos em pacientes de câncer cerebral se baseiam nas lembranças de uso de celular destas pessoas, e esta abordagem de pesquisa não é considerada a mais precisa.

Mas o maior estudo, feito em 2006 na Dinamarca, seguiu os hábitos de 420 mil usuários de celulares e não encontrou maior risco entre os usuários mais antigos.

Um estudo francês publicado em 2007 afirmou que há “a possibilidade de um risco maior entre aqueles que usam mais” o celular de um tipo de tumor, mas isso precisaria ser confirmado em pesquisas futuras.

[CNN.com]

Telefone celular pode afetar o esperma

celular bolso

Constatamos que  o celular pode acabar com o seu casamento e talvez até causar câncer.
Mas afetar as “jóias da família”?

Sim, manter o telefone celular ligado no bolso pode reduzir a qualidade do esperma de acordo com uma nova pesquisa.

“Nós acreditamos que todos estes dispositivos são usados porque são muito seguros, mas podem causar efeitos prejudiciais devido à proximidade dos celulares e à exposição que eles estão causando nas gônadas”, disse o pesquisador principal Ashok Agarwal da Cleveland Clinic, nos EUA.


No estudo, a equipe de Ashok coletou amostras de sêmen de 32 homens e levou-as ao laboratório. Cada amostra era colocada em pequenos tubos cônicos e divididos em duas partes: um grupo de teste e outro de controle.

O grupo de controle não foi exposto a emissões de celulares, mas foram mantidos nas mesmas condições e temperatura do grupo de teste.

O sêmen do grupo de teste foi colocado a 2,5 cm de um celular de 850 MHz (uma freqüência comum) em modo de fala por uma hora.

Esta distância foi utilizada para duplicar a distância do bolso da calça com os testículos.

Em geral os pesquisadores encontraram um aumento no estresse oxidante como um aumento significativo nos radicais livres e químicos oxidantes, incluindo uma redução nos antioxidantes.

Ashok disse que isso causou a uma redução na qualidade do esperma, incluindo mobilidade e viabilidade.

O mesmo efeito aparece com a exposição a certos poluentes ou infecções no trato genital ou urinário.

“Em geral houve um aumento de 85% em radicais livre em todas as amostras.

Radicais livres já foram conectados com uma série de doenças em humanos incluindo câncer de pulmão”, disse Ashok.

Outros estudos também ligaram os radicais livres a redução na qualidade do esperma.

No entanto o estudo mostrou grandes limitações, ele concordou, devido ao pequeno tamanho da amostra.

E como foi conduzido em um laboratório não leva em conta a proteção que o corpo humano pode oferecer com as camadas de pele, ossos e tecidos.

Ashok está em estágios iniciais de novas pesquisas que podem imitar o papel do corpo humano em proteger o esperma das ondas de emissão de radiação eletromagnética dos telefones celulares.


Ashok também admite que não haja explicação clara para o efeito demonstrado, mas contou uma de suas teorias.

“Talvez a radiação do telefone celular consiga afetar as gônadas através do efeito térmico ao aumentar a temperatura dos testículos causando efeitos danosos ao esperma.”

Em um estudo anterior Ashok descobriu que homens que usam seus celulares mais do que quatro horas por dia tem uma qualidade de esperma significativamente mais baixa do que aqueles que usaram seus celulares por menos tempo.

Aquelas descobertas foram baseadas em dados relatados por 361 voluntários.

“Nosso estudo não provou que você deve parar de colocar os celulares no bolso.

Há muitas coisas que devem ser provadas antes de chegarmos neste estágio.”

O que ele não disse é que  o seguro morreu de velho.

[CNN]

Fumar maconha encolhe áreas do cérebro

Usuários de maconha de longo prazo podem ter reduzido duas importantes estruturas de seus cérebros, disseram pesquisadoresa.

revista hypescience

Escaneamentos cerebrais mostraram que o hipocampo e amígdala são menores em homens que eram usuários freqüentes de maconha, em comparação com não usuários.

Os homens haviam fumado ao menos cinco cigarros de maconha diariamente pelos últimos 20 anos.

O hipocampo regula memória e emoções e a amígdala está criticamente relacionada ao medo e agressão.

Maconha é uma das substâncias mais seguras

O estudo publicado na revista científica American Medical Association’s journal Archives of General Psychiatry também descobriu que usuários intensos de cannabis tinham notas mais baixas do que os não usuários em tarefas de aprendizado verbal, tentando lembrar de uma lista com 15 palavras.

Os usuários de maconha também tinham mais tendência de exibir sintomas de distúrbios psicóticos moderados, mas não o suficiente para serem diagnosticados com tais distúrbios.

“Estas descobertas desafiam a percepção comum de que cannabis não tem ou exibe poucos efeitos prejudiciais no cérebro e comportamento”, disse Murat Yucel, da Universidade de Melbourne, que coordenou o estudo.

As descobertas sugerem que todos os usuários freqüentes estão vulneráveis a problemas de memória e sintomas psiquiátricos.

Em média o hipocampo dos consumidores de maconha era 12% e a amígdala 7% menores do que as mesmas estruturas nos não usuários.

Aproximadamente metade dos usuários de cannabis reportou algum tipo de paranóia ou recuo social, enquanto apenas um dos não usuários relatou tais sintomas.

» 5 Passos para parar de fumar definitivamente

“Chapados” por 20 anos

Bruce Mirken, porta-voz do grupo Marijuana Policy Project, que objetiva a legalização da maconha nos EUA, disse que “Estas são pessoas que estiveram chapadas essencialmente o dia todo durante 20 anos.

Este estudo não diz nada sobre consumo moderado ocasional, que são a vasta maioria — e o próprio estudo admite isso.”

“Os danos documentados causados pelo uso similarmente pesado de álcool ou tabaco são mais sérios e não é necessário exames de alta tecnologia para encontrá-los”, adicionou Bruce.

Murat disse que já começou novos estudos sobre os efeitos de curta e longa duração com uso pesado e moderado de maconha.

 

 [Fonte]

Beber álcool encolhe o cérebro

mulher bebendo cerveja

Quem bebe álcool, mesmo nas menores quantidades, tem um volume cerebral menor do que as pessoas que não bebem, de acordo com um estudo publicado na revista científica Archives of Neurology.

Apesar de um pequeno encolhimento no cérebro ser normal com a idade, quantidades maiores de redução em algumas áreas já foram ligadas a demência.

Carol Ann Paul da Universidade de Boston, nos EUA, tinha a esperança de descobrir que o álcool poderia proteger o cérebro do encolhimento.

No entanto ela descobriu que qualquer nível de consumo de álcool leva à redução de volume cerebral.

Foram 1.839 pessoas, uma amostra de tamanho significativo, que fizeram o exame de Ressonância Magnética do cérebro e disseram o quanto bebiam.

Como regra geral a cientista descobriu que quanto mais álcool é consumido, menor é o volume do cérebro com os abstinentes tendo um volume mais alto do que pessoas que pararam de beber ou que bebem 14 ou mais drinques por semana.

A conexão entre o consumo de álcool e o volume cerebral foi mais enfático nas mulheres.

Nos homens, apenas aqueles que bebiam 14 ou mais drinques por semana tinham volume cerebral menor do que aqueles acostumados com pouco álcool.

Nas mulheres, mesmo variações sutis na ingestão de álcool mostraram diferenças claras no volume do cérebro.


Qual será o tamanho do cperebro dela?
Qual será o tamanho do cerebro dela?

Essa discrepância não deixou claro que quantidades pequenas de bebidas alcoólicas encolhem o cérebro.

O álcool desidrata e a desidratação pode ter efeitos negativos em quaisquer tecidos sensíveis.

No entanto o estudo não responde se cérebros “encolhidos” ou com menor volume tem mais dificuldades de memória e funcionamento mental.

As diferenças de volume também eram pequenas: 1,5% entre aqueles que não bebem e os que bebem muito.

No entanto especialistas afirmam que a descoberta sobre a redução do cérebro é interessante.

Mas ainda há um longo caminho para descobrir as implicações desse fato.

[CNN]

Espiando o micro-mundo

Uma equipe da Universidade de Michigan, nos EUA, recentemente criou uma série de imagens de microscópio de estruturas feitas de nanotubos de carbono feitas com a imagem do presidente Barack Obama.

Os cientistas afirmaram que seu objetivo não era fazer um movimento político, mas sim chamar a atenção do que é possível realizar estes dias com a nanotecnologia e imagens em escalas muito pequenas.

 
Mais abaixo segue uma série de imagens retiradas do site Big Picture medindo micrômetros, ou mícrons.
Cada mícron é a milionésima parte do metro.
O cabelo humano tem cerca de 100 mícrons de espessura.

Imagens do presidente dos EUA Barack Obama feitas com cerca de 150 milhões de nanotubos de carbono, o mesmo número de eleitores do candidato. A imagem foi produzida e fotografada com um microscópio eletrônico pela Universidade de Michigan, nos EUA. Cada imagem tem cerca de 500 microns de largura
Imagens do presidente dos EUA Barack Obama feitas com cerca de 150 milhões de nanotubos de carbono, o mesmo número de eleitores do candidato.
A imagem foi produzida e fotografada com um microscópio eletrônico pela Universidade de Michigan, nos EUA.
Cada imagem tem cerca de 500 micros de largura


Um cristal de neve com gotas de água congeladas na superfície ultra-gelada com cerca de 50 microns.

Um cristal de neve com gotas de água congeladas na superfície ultra-gelada com cerca de 50 micros.


Uma variedade de grãos de pólem de diversasas plantas: girassol, lírio, etc. As maiores no cenro tem 100 microns de diâmetro.

Uma variedade de grãos de pólem de diversas plantas: girassol, lírio, etc.
As maiores no centro tem 100 mícrons de diâmetro.



Imagem de um olho composto uma mariposa feita em um microscópio de elétrons. Cada faceta do olho (ommatidium) tem cerca de 25 microns.

Imagem de um olho composto uma mariposa feita em um microscópio de elétrons.
Cada faceta do olho (ommatidium) tem cerca de 25 mícrons.


Polias de um sistema microeletromecânico feitas de silício. A maior engranagem tem cerca de 80 microns.

Polias de um sistema microeletromecânico feitas de silício.
A maior engrenagem tem cerca de 80 mícrons.


Ventosas dos tentáculos de uma lula, todas com presas formadas de quitina. Essas ventosas de cerca de 400 microns cada permitem que a lula agarrem firmemente suas presas.

Ventosas dos tentáculos de uma lula, todas com presas formadas de quitina. Essas ventosas de cerca de 400 mícrons cada permitem que a lula agarrem firmemente suas presas.



Imagem de um gorgulho, um tipo de besouro, feita em um microscópio de elétrons. O seu nariz tem cerca de 100 microns de comprimento.

Imagem de um gorgulho, um tipo de besouro, feita em um microscópio de elétrons.
O seu nariz tem cerca de 100 mícrons de comprimento.
 


Imagem de uma célula de um câncer de mama feita em um microscópio de elétrons. Abaixo das células estão os vasos sanguíneos que ele forma para crescer.

Imagem de uma célula de um câncer de mama feita em um microscópio de elétrons.
Abaixo das células estão os vasos sanguíneos que ele forma para crescer.




Veja mais imagens no site The Big Picture.

 Clique aqui para ver o site traduzido automaticamente.
http://hypescience.com/micro-mundo/

Dragões de Komodo aterrorizam moradores de vilarejo


Dragões-de-Komodo têm dentes como os de tubarões e veneno capaz de matar uma pessoa em algumas horas, além de serem os maiores lagartos do mundo.

Apesar disso, eles viveram durante gerações em paz com as pessoas da ilha de Komodo, na Indonésia, até que um dia, começaram a atacar.

Muitas pessoas foram feridas e duas foram mortas em 2007.

Os ataques são raros, mas hoje os moradores vivem com medo.

Main, um guarda-florestal de 46 anos, estava trabalhando no Parque Nacional de Komodo quando um lagarto lhe atacou no calcanhar.

E ao tentar se livrar dos seus dentes, ficou com a suas mãos presas neles.

Ele precisou levar 55 pontos no ferimento.
Guarda florestar mostra sua mão inchada em reação a mordida de um dragão de komodo.
Guarda florestar mostra sua mão inchada em reação a mordida de um dragão de komodo.
 
 
Os Komodos chegam a ter até 3 metros de comprimento e a pesar 70 kg.
 
Desde da década de 80, quando caçadores eliminaram os lagartos da ilha de Padar, Komodo e Rinca são onde vivem a maioria deles.
 
O biólogo, especializado em répteis, Heru Rudiharto diz que apesar de ser ilegal tirar plantas do Parque Nacional, é muito difícil fiscalizar.
 
Há quem diga que por causa disso, os animais ficam com fome e são mais agressivos, mas os oficiais do Parque discordam.
Nos últimos trinta e cinco anos, quatro pessoas já morreram e, pelo menos, oito foram lesadas em mais de dez anos.

Considerando a população local e o giro de turistas, há cerca de quatro mil pessoas na região, portanto, o nível das que sofrem com os ataques, é relativamente baixo.

Por mais que os números sejam baixos, não sao uma boa publicidade a campanha para que o Parque entre na lista das Sete Maravilhas da Natureza.

Claudio Ciofi, que trabalha no Departamento de Biologia e Genética Animal na Universidade de Florença, na Itália, diz que se os komodos estão com fome, eles podem ser atraídos às vilas pelo cheiro de comida cozinhando.

Os dragões comem 80% do seu peso e podem ficar sem comer por semanas. Um morador disse que os ataques aumentaram depois de uma política, surgida em 1994, que proíbe os moradores de os alimentarem.

Essa política se fez necessária, pois se os animais recebem alimentação de maneira fácil, eles perdem a habilidade de caçar, prejudicando a sua sobrevivência.

Os moradores vivem temerosos e pedem uma solução.

Até mesmo os guarda-florestais estão apreensivos.

[MSNBC]

 

As formigas possuem sistema de GPS

Minúsculos imãs encontrados nas suas antenas podem explicar porque as formigas parecem sempre saberem aonde estão indo.

De acordo com pesquisadores, estes imãs pode ser o componente chave de um sistema de GPS sofisticado, criado pela natureza.

Enquanto os sistesmas de GPS criados por humanos consomem energia e extraem informações de satélites, o sistema das formigas pesa quase nada, requer pouca energia para operar e não causa nenhum dano ao meio ambiente.

As formigas estudadas viviam em solo tropical com muitos minerais derivados do ferro.

A pesquisadora Jandira Ferreira de Oliveira da Universidade Técnica de Munique e do Centro Brasileiro de Pesquisa Física explica que a incorporação dos minerais começa assim que as formigas encostam no solo.

A equipe da pesquisadora encontrou grãos ultra finos de cristais magnéticos.

Essas partículas podem se fazer de um tipo “agulha de compasso biológico” que guia o GPS.
Estes estudos foram realizados com formigas trabalhadoras da espécie Pachycondyla marginata (foto acima) de São Paulo.

Estudos anteriores descobriram que estas formigas tendem a migrar guiadas por fortes sinais magnéticos vindos da antena.

Poderosos microscópios e análises químicas revelaram a presença de partículas magnéticas obtidas da poeira, do lado de uma parte do corpo chamada órgão de Johnston, que também pode ser parte do sistema de GPS.

Jandira explica como funciona o sistema.

O nosso planeta é magnetizado.

As formigas percebem a informação geomagnética através de seu sensor (as partículas), traduzindo isso num sinal para o sistema nervoso e, então, para o cérebro.

Nem todas as formigas possuem essa habilidade.

Formigas de deserto, por exemplo, desenvolveram olhos especiais que detectam a polarização da luz do céu, que utilizam para se mover no habitat arenoso.

As partículas magnéticas, no entanto, foram detectadas em peixes, aves, borboletas, abelhas, morcegos, rato-toupeira-pelado, tritão, tartarugas marinhas e lagostas, sugerindo que eles também se localizam como as formigas brasileiras.

[MSNBC]

O jabuti mais rápido do mundo tem apenas 3 pernas

 



Depois de uma de suas pernas ter sido arrancada por um cachorro, veterinários acharam a jabuti e temeram que ela nunca mais fosse capaz de se mover direito novamente.

Mas depois de a resgatarem e fazerem curativos em seus ferimentos, tiveram a brilhante idéia de usar rodinhas de um caminhão de brinquedo para fazer um “carrinho de rolimã”.

Agora ela, ao invés de três pernas, tem seis rodas e foi batizada de Tonka, em homenagem ao brinquedo que deu novo rumo à sua vida.

O réptil está hábil em deslizar com facilidade usando suas pernas traseiras, ajudando com sua pata restante dianteira.

Tonka foi encontrada nas montanhas do condado de San Mateo na California, EUA.

O residente local John O’Dea, de 35 anos, adotou a jabuti.

O seu novo dono diz que ela gosta de comer vegetais no jardim, em especial tomates.

Ele costuma a levar passear pela vizinhança.
Ele diz que, com suas rodinhas, ela se locomove bem, pode, inclusive, ser a jabuti mais rápida nas redondezas.

Esta foi a melhor solução para o animal.
Ela não precisou de operações ou tratamentos arriscados e a idéia foi um grande sucesso e aumento a qualidade de vida dela.

Sem falar que agora ela deve ganhar corrida contra qualquer lebre das redondezas.

[Daily Mail]

A extinção da tartaruga gigante pode ter sido culpa de nossos ancestrais

A tartaruga gigante, espécie extinta há 3mil anos atrás, pode ter desaparecido do planeta por culpa dos humanos da época.


Seria um dos primeiros casos comprovados em que a influência humana teve um papel claro na extinção desses enormes animais da antiguidade, conhecidos como “megafauna”.

A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas australianos, que encontrou ossos das pernas de tartarugas gigantes em Vanuatu (mas não seus casos ou crânios).

Eles datavam de quando os humanos já habitavam a região, mostrando que os animais eram caçados para servirem como alimento – já que as pernas da tartaruga são as únicas partes comestíveis de seu corpo.
Mesmo assim, as tartarugas gigantes teriam vivido mais do que outras espécies da megafauna (como os mamutes e tigres dente-de-sabre), que foram extintas a cerca de 50 mil anos atrás.

O debate sobre a forma exata com que a megafauna foi extinta está em voga desde que Darwin descobriu fósseis de preguiças gigantes no Chile.

As causas possíveis são mudanças ambientais, influência humana (através da caça) e foi considerada, até mesmo, a queda de um meteoro.

As ossadas de tartaruga descobertas pertencem a um gênero conhecido como Meiolania – elas teriam um comprimento médio de 2,5 metros e apresentariam chifres na cabeça.

 [BBC]

As 10 tartarugas mais ameaçadas de extinção

Mais de 40% das espécies de tartaruga de água doce do planeta estão ameaçadas de extinção, o que faz delas o grupo de animais mais ameaçado do planeta.

Essa absurda ameaça de extinção se deve principalmente à perda de seus habitat natural, em especial por causa do represamento dos rios para hidroeletricidade, seguido da caça para alimentação e do comércio muito lucrativo de tartarugas raras como animais de estimação.
Confira dez tartarugas que precisam de atenção especial:
 
10) Terrapene Coahuila
 


Essas tartarugas são também chamadas de “tartarugas-de-caixa”, porque seu casco se fecha como uma caixa.
A maioria das espécies vive na terra, mas esta está permanentemente em água doce nas nascentes e brejos de Cuatro Cienegas, no norte do México, um oásis no deserto que está sob ameaça graças ao bombeamento de água contínuo para fins agrícolas, bem como uso residencial.
Além disso, grande parte das terras está sendo convertida para uso agrícola.

 
9) Cágado ou Tartaruga de Annam (Mauremys annamensis)
 


Esta espécie vive apenas na região central do Vietnã.
Depois de intensa caça e coleta para o comércio de alimentos na China nos anos 90, poucas tartarugas de Annam sobraram.
Porém, há muitas sendo criadas em cativeiro e algumas já foram reintroduzidas na natureza.

8 ) Tartaruga do pântano
 



Essa tartaruga minúscula – cerca de 10 centímetros de comprimento – vive no leste dos EUA. Seu método único de se enterrar como uma toupeira para pegar insetos, vermes e outros alimentos se tornou mais difícil agora que sua terra tem sido convertida para uso agrícola.
Os prados e outros pequenos pântanos de seu habitat especializado já se foram, visto que 98% de suas terras já foram convertidas.
Hoje, existem apenas algumas pequenas populações dispersas da espécie.

7) Tartaruga Gigante ou de Couro
 


Essa tartaruga é uma das maiores do mundo.
Ela pode pesar até 250 quilos.
Hoje, a espécie só sobrevive em dois pequenos, rios na Tailândia e na Indonésia ocidental.
Seus habitats foram destruídos por causa de represamento e poluição.
Sua quase extinção também se deve a caça.


6) Cágado de Yunnan ou Tartaruga-de-Caixa-de-Yunnan


Esta tartaruga era considerada extinta até 2005, mas recentemente um pequeno grupo foi encontrado na província chinesa de Yunnan.
O local está sendo mantido em segredo, pois os cientistas querem iniciar um programa de melhoramento da conservação da espécie.
Os preços no mercado negro para quem encontrar um cágado de Yunnan chegam a 17.000 reais.


5) Tartaruga fluvial centro-americana


Esta tartaruga vegetariana permanece inalterada desde a época dos dinossauros.
Infelizmente, ela é considerada um alimento e tanto, especialmente durante os feriados e comemorações, quando aviões de colecionadores voam até Guatemala para obtê-las.

4) Tartarugas pescoço de serpente


O caso dessa espécie exemplifica a ganância do homem: enquanto a maioria das tartarugas está em perigo devido à destruição do habitat e a caça para alimentação, esta tartaruga só foi descoberta em 1994 na ilha de Roti na Indonésia.
Desde então, há uma demanda tão grande pelo tráfico de animais ao redor do mundo que, em 2000, ela entrou para a lista dos ameaçados em extinção.
A reprodução em cativeiro para reintrodução da espécie na natureza, que é um processo lento, é a única esperança dessa tartaruga agora.


3) Tartaruga de Myanmar (Batagur trivittata)



Essa espécie foi declarada extinta em 1935 e redescoberta em 1993.
Hoje, existe apenas uma dúzia delas no Rio de Burma, o que restou de uma grande população que teve seu habitat destruído, além de ter sido caçada.
Seus ovos estão sendo coletados e criados no Zoológico de Mandalay para reintrodução na natureza.


2) Tartaruga coroada do rio (Hardella thurjii)



Hoje, há apenas uma população da espécie, no rio Chambal, na Índia.
Ovos e tartarugas dessa espécie foram caçados para a alimentação e, como na maioria dos casos, mudanças de habitat afetaram sua quase extinção também.


1) Tartaruga gigante do rio Yangtsé (Rafetus swinhoei)



Essa tartaruga é a mais ameaçada de todas, sendo que existem apenas quatro vivas no mundo.
Duas delas estão na China, onde cientistas estão tentando produzir ovos, mas eles nunca eclodiram.
Uma terceira está no Lago Hoan Kiem, no Vietnã, sendo reverenciada como um símbolo da sua independência.
A quarta foi mantida refém por um pescador, depois que uma barragem estourou e inundou o seu rio.
Ela só foi liberada após longas negociações com conservacionistas.
A tartaruga então foi lançada de volta ao seu pântano natal.
Segundo especialistas, a extinção de todas as tartarugas dessa lista, e muitas outras também ameaçadas, seria uma enorme perda para o mundo.
Se os seres humanos não agirem agora para proteger os habitats que suportam essas criaturas, e não tomarem medidas mais fortes para enfrentar os mercados doméstico e internacional desses animais, as chances de perdê-los para sempre são muito grandes.

[EnviromentalGraffiti]

Cientistas descobrem fósseis de tartarugas que morreram “no ato”


Nove casais de tartarugas, a fêmea identificada pelo casco menor, foram encontradas fossilizadas no Messel Pit, próximo a Darmsdat, na Alemanha e, pela posição de algumas delas, elas morreram durante o ato sexual.

Segundo o dr. Walter Joyce, da Universidade de Tuebingen, da Alemanha, as tartarugas pertencem a uma espécie já extinta conhecida como Allaeochelys crassesculpta.

Examinando o local, a história reconstruída pelos cientistas é que lá havia, 50 milhões de anos atrás, um conjunto de lagos no fundo de uma cratera de um vulcão inativo, cercados de uma floresta luxuriante.

A água dos lagos tinha uma porção superior habitável e um fundo tóxico.

As tartarugas, nos seus abraços românticos, afundavam e acabavam envenenadas com as águas tóxicas do fundo.

Além das tartarugas, também foram encontrados cerca de 10.000 espécies de peixes, milhares de insetos terrestres e aquáticos, cavalos pigmeus, ratos gigantes, tatus e morcegos.

Também encontraram várias aves predadoras, crocodilos, sapos, salamandras e outros répteis e anfíbios.

Mas os fósseis de Allaeochelys, que tinha o casco superior com cerca de 60 cm de comprimento e 30 cm de largura, são os primeiros fósseis de vertebrados encontrados que morreram e foram fossilizados durante a cópula.

O Messel Pit foi declarado patrimônio mundial (World Heritage) pela UNESCO em 1995.

[DailyMail]

Faça mais pelas florestas na Rio+20


http://www.greenpeace-comunicacao.org.br/email/cyberativismo/ciber_20-06-2012d.html

Colaboração
Olá,
Frente ao fracasso iminente da Rio+20, precisamos agir se quisermos transformar o mundo em um lugar mais justo.

E nessa hora, a colaboração entre as pessoas é fundamental.

Cada um pode fazer a sua parte explicando a seus amigos e familiares sobre os retrocessos do governo na área ambiental, por exemplo.

Toda semana, apresentamos a você os problemas ambientais e as ameaças à conservação que o Brasil enfrenta.

Nós acreditamos que uma mudança no comportamento só vai acontecer quando as pessoas pedirem claramente aos governantes o que desejam para o futuro.

Por isso, mais do que nunca precisamos fazer um chamado geral pela Lei do Desmatamento Zero.

Em qualquer lugar do Brasil, você pode participar.

Compartilhando nas suas redes sociais e e-mail, clique no botão abaixo para começar a nos ajudar.
Divulgue a Campanha
Você que já assinou, ainda pode ajudar.

Imprima o formulário para coletar assinaturas aqui e circule entre seus amigos e familiares e envie para o Greenpeace.

Participe!
Tatiana de Carvalho Até semana que vem,
Tatiana de Carvalho
Coordenadora da Campanha da Amazônia
Greenpeace

A colheita


Certa manhã, uma mulher bem-vestida parou em frente de um homem sem-teto, sentado na calçada, que olhou para cima lentamente...
E reparou que a mulher parecia acostumada com as coisas boas da vida.
O casaco era novo.
Parecia que ela nunca tinha perdido uma refeição em sua vida.
O primeiro pensamento dele foi:
"Ela só quer tirar sarro de mim, como tantos outros fizeram...."

"Por favor, Deixe-me sozinho, senhora!"
 Resmungou o homem...
Para sua surpresa, a mulher continuou de pé.
Ela estava sorrindo, seu dente branco exibidos em linhas deslumbrantes.

"Você está com fome?", perguntou ela.
"Não"- respondeu ele, sarcasticamente.
 "Acabei de voltar do jantar com o presidente....
Agora vá embora".

O sorriso da mulher se tornou ainda mais amplo.

De repente, o homem sentiu uma mão suave debaixo do seu braço.
"-O que a senhora está fazendo ?"
- Perguntou o homem irritado.
"-Disse para deixar-me sozinho"!

Neste momento um policial chegou.
"-Existe algum problema, senhora?"-
Perguntou ele...

-"Não tem problema aqui, Policial", -a mulher disse...
-"Eu só estou tentando ajudá-lo a ficar de pé ..."
"Pode me ajudar?"
-O policial coçou a cabeça.
-"Sim, o velho João é um estorvo por aqui há anos".
  "O que você quer com ele?"
-Perguntou o policial...

"Vê o restaurante ali?" ,
Perguntou ela.
-"Eu vou dar-lhe algo para comer e tirá-lo do frio por um tempo."

-"A senhora está louca?"
O homem sem-teto resistiu.
-"Eu não quero ir para lá!"
Então sentiu mãos fortes segurando os braços e levantá-lo.
"Deixe-me ir, eu não fiz nada oficial ..."

"Não vê, esta é uma boa oportunidade para você", o oficial sussurrou em seu ouvido.
Finalmente, e com alguma dificuldade, a mulher e o oficial levam João para o restaurante e o sentam a uma mesa em um canto do refeitório.
Eram quase quinze horas, a maioria das pessoas já tinha almoçado, e para jantar o grupo ainda não tinha chegado ....

O gerente do restaurante veio a eles e perguntou.
 "O que está acontecendo aqui, oficial?
- O que é isso? - E este homem está em apuros?" .

"Esta senhora trouxe-o aqui para comer alguma coisa", respondeu o oficial.
"Oh! não, não aqui!" o gerente respondeu com raiva.
 -"Ter uma pessoa como essa aqui é ruim para os negócios!"

O velho João sorriu com poucos dentes.
"Senhora, eu lhe disse.
Agora, você vai me deixar ir?
Eu não queria vir aqui desde o início".
A mulher foi até o gerente da lanchonete e sorriu ..
 "O senhor está familiarizado com Harris & Associates, empresa que fica a duas ruas
daqui"?

"Claro que eu sei", respondeu o gerente impaciente.
-"Eles fazem as suas reuniões semanais aqui e jantam no meu restaurante".

"E você ganha um monte de dinheiro fornecendo alimentos para essas reuniões semanais?"
 Perguntou a Sra...

"E o que importa para você?" - perguntou o gerente impaciente.

"Eu, senhor, sou Penelope Hernandez, presidente e proprietária da empresa. " - disse ela.

"Oh desculpe!" - disse o gerente...

A mulher sorriu de novo...
"Eu pensei que isso poderia fazer a diferença no seu tratamento."
Ela disse ao policial, que se esforçou para conter uma risada.

-"Gostaria de fazer-nos companhia numa xícara de café ou talvez uma refeição, policial?"
  -"Não, obrigado, senhora", respondeu esse.
-"Estou de plantão".

-"Então, talvez, uma xícara de café para ir?" - disse ela.
"Sim, senhora.
Isso seria melhor." - respondeu o policial.

O gerente do restaurante virou nos calcanhares como se recebesse uma ordem.

"Vou trazer o café para o policial imediatamente Senhora".

O policial observou-a de pé.
E falou:
"Certamente colocou-se no lugar", disse ele.
"Essa não foi minha intenção", disse a Sra. "...
Acredite ou não, eu tenho uma boa razão para tudo isso."

Ela se sentou à mesa em frente ao seu convidado para jantar.
Ela olhou para ele ... "João, você se lembra de mim?"

O velho João, com seus olhos remelentos, olhou para o rosto dela,
 -"Eu acho que sim - quero dizer, acho que é familiar."
"Olha João, talvez eu seja um pouco maior, mas olha-me bem," disse a Sra...

"Talvez eu esteja mais gordinha agora ... mas quando trabalhava aqui há muitos anos atrás eu vim aqui uma vez, e por esta mesma porta entrei, morrendo de fome e frio."
- Algumas lágrimas caíram por suasbochechas...

"Senhora?" disse o policial, eu não podia acreditar no que estava presenciando, mesmo pensando como uma mulher como esta poderia ter passado fome.

"Eu tinha acabado de me formar na faculdade em minha cidade natal", disse a mulher. . "e vim para a cidade à procura de um emprego, mas não consegui encontrar nada..."
Com a voz quebrantada a mulher continuou:
-"Quando eu tinha meus últimos centavos, andava pelas ruas, sem ter onde morar, e foi em julho, estava frio e, quase morrendo de fome, quando vi este lugar e entrei, pensando numa pequena chance para conseguir algo para comer".
Com lágrimas nos olhos, a mulher continuou falando ..."João me recebeu com um sorriso."

"Agora eu me lembro", disse João.
 "Eu estava atrás do balcão de serviço.
A senhora se aproximou e perguntou se poderia trabalhar para comer alguma coisa."

"Você me disse que era contra a política da empresa."
A mulher continuou..
"Então, você me fez o maior sanduíche de rosbife que já vi ...
deu-me uma xícara de café, e fui para um canto para apreciar a minha refeição.
Eu estava com medo que você se metesse em encrencas.
Então eu olhei e vi você colocar o valor dos alimentos no caixa.
Eu sabia que tudo ficaria bem."

"Então você começou seu próprio negócio?"
Disse o velho João.

"Sim encontrei um trabalho naquela mesma tarde.
Eu trabalhei muito duro, e subi com a ajuda do meu Deus Pai.
Tempos depois eu comecei meu próprio negócio, com a ajuda de Deus, ele prosperou.."
- Ela abriu sua bolsa e tirou um cartão.
"Quando terminar aqui, eu quero que você faça uma visita ao Sr. Martinez.
Ele é o diretor de pessoal da minha empresa e vai encontrar algo para você fazer nela."

Ela sorriu.
"Eu vou adiantar-lhe algo, o suficiente para que você possa comprar algumas roupas e arrumar um lugar para viver até se recuperar.
Se você precisar de alguma coisa, minha porta está sempre aberta para você, João."

Havia lágrimas nos olhos do idoso.
"Como eu posso agradecer-lhe", ele perguntou.
"Não me agradeça" ela respondeu.
Ele me trouxe para você."

Fora do restaurante, o policial e a mulher pararam e antes de ir
embora ela disse:
"Obrigada por toda sua ajuda!".
Em vez disso, o oficial disse:
"Obrigado eu, que vi um milagre hoje, algo que eu nunca vou me esquecer''.
E.... E obrigado pelo café......

Que Deus te abençoe sempre e não se esqueça que quando jogamos pão sobre as águas, você nunca sabe quando ele será devolvido para você...
Deus é tão grande que pode cobrir o mundo com amor e tão pequeno para entrar em seu coração.

Quando Deus te leva à beira do precipício, confie n'Ele completamente e deixe-se levar.
Apenas uma outra coisa vai acontecer, ou Ele segura quando você cair, ou vai te ensinar a voar!

Quando Deus fecha portas ninguém pode abrir e quando Deus abre portas
ninguém pode fechar.. 
Se você precisa de Deus para abrir uma porta para você....
Compartilhe esta mensagem.

E lembre-se de ser uma bênção para os outros...