quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alimento orgânico não é mais saudável, confirma estudo

alimento orgânico


A comida orgânica não é mais benéfica à saúde, comparada com a comida produzida convencionalmente, de acordo com um recente estudo.

Pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine, em Londres, Inglaterra, realizaram um levantamento com 162 artigos científicos publicadas nos últimos 50 anos, que mostrou que não existe uma diferença tão grande entre o alimento orgânico e o normal.

Alimentos orgânicos valem a pena?

Hoje em dia encontramos alimentos orgânicos facilmente em qualquer mercado.
Há pouco tempo atrás, o acesso era mais difícil.
Quem queria comprar comida orgânica precisava ir em alguma feira afastada.

O que, afinal, significa ser orgânico?
São alimentos cultivados sem o uso de fertilizantes químicos, pesticidas ou hormônios.
A nutricionista do Centro Médico Baylor All Saints, Ashley Mullins diz que alimentos orgânicos podem fazer tão bem quando os não orgânicos, apesar de custarem cerca de três vezes mais.

Alimentos orgânicos fazem bem apenas para os vendedores


alimentos orgânicos

Uma nova pesquisa publicada na revista científica Journal of the Science of Food and Agriculture mostrou que não há evidência que apóie o argumento que comida orgânica é melhor do que alimentos cultivados com pesticidas e adubos químicos.

Muitas pessoas pagam bem mais caro por alimentos orgânicos por acreditarem que eles possuem maior valor nutricional.

Mas uma pesquisa realizada por Susanne Büngel e colegas da Universidade de Copenhagen mostra que não há evidência clara que apóie esta afirmação.

O estudo se deteve na retenção de minerais e traços de elementos químicos em animais que se alimentaram estritamente de vegetais comuns nas listas de compras da maioria das famílias (cenouras, repolho, ervilhas, maçãs e batatas) procedentes de três métodos de cultivação diferentes.

Os vegetais foram cultivados utilizando o mesmo tipo de solo em campos adjacentes ao mesmo tempo, portanto passaram pelas mesmas condições climáticas.

 Todos os tratamentos e colheitas foram feitos ao mesmo tempo.

Os vegetais orgânicos foram plantados em solo orgânico.
Depois da colheita os resultados das análises não exibiram diferenças nos níveis de nutrientes e traços de produtos químicos nos vegetais cultivados.

Animais foram alimentados com os produtos destas plantações por dois anos.

Foram medidos os níveis de ingestão de vários minerais e traços de elementos na excreção. Mais uma vez os resultados não exibiram diferenças na retenção de elementos não importando o método de cultivo.

O estudo não apóia a crença de que alimentos cultivados de maneira orgânica contenham, de maneira geral, mais nutrientes ou traços de elementos do que alimentos produzidos de maneira convencional.

As plantações modernas utilizam produtos químicos – para controlar a erva daninha, infestações e doenças – testados extensivamente e são rigorosamente regulamentados.

Uma vez no solo, os minerais e nutrientes de fertilizantes naturais e artificiais são quimicamente idênticos. Alimentar-se de vegetais orgânicos é uma escolha de estilo de vida para aqueles que podem pagar por eles.

É melhor para saúde?
Sim, nós comsuminos pesticidas contidos nos vegetais produzidos tradicionalmente, porém são quantidades minúsculas e não existem evidências concretas de que eles causem efeitos negativos no organismo.

É mais saboroso?
Estudos científicos negam que a afirmação generalizada “comida orgânica é mais saborosa” seja verdadeira e cada produto deve ser considerado separadmente antes que qualquer afirmação seja feita.

[ScientificBlogging, Ingenta]
O que Mullins afirma, é que não há pesquisas suficientes que mostrem que os alimentos orgânicos sejam mais saudáveis.
Isso se dá porque nunca foi comprovado que os pesticidas realmete causem danos à saúde.
Mas a nutricionista não descarta os benefícios da plantação orgânica com relação ao meio ambiente.
Ela afirma que consumir orgânicos é uma questão de opção pessoal, de acordo com o seu orçamento.
Segundo ela, o que realmente conta é não deixar de ingerir os nutrientes necessários. Independente se são orgânicos ou não, é importante consumir cinco porções de frutas e vegetais por dia.
 [Science Daily]

O mercado de alimentos orgânicos tinha uma renda estimada em 48 bilhões de dólares (aproximadamente 100 bilhões de reais) em 2007.
Os pesquisadores afirmam que consumidores pagam preços maiores pela comida orgânica porque acreditam que ela traz benefícios à saúde.
“Foi encontrada uma pequena diferença entre conteúdos de nutrientes entre produtos alimentícios produzidos convencionalmente e organicamente”, afirma Alan Dangour, um dos autores do estudo. De acordo com Dangour, a diferença é tão pequena que não chega a ter relevância pública.

“O estudo mostra que não há evidência que apóie a seleção de alimentos orgânicos com base na superioridade orgânica”, afirma o pesquisador.
Peter Melchett, director da Associação de Solos Britânica, que promove a agricultura orgânica, afirma estar decepcionado com as conclusões dos autores do estudo.
Ele critica a metodologia utilizada na pesquisa, que, de acordo com ele, levou os pesquisadores a classificar alguns benefícios nutricionais como “desimportantes”.
Melchett também lembra que não há pesquisas suficientes para mostrar os efeitos a longo prazo de pesticidas sobre a saúde dos humanos.
[Reuters]

Nenhum comentário: