segunda-feira, 18 de junho de 2012

Educação para o consumo sustentável – Obsolescência planejada (Tecnologia)

Vídeo do projeto Story of Stuff que fala sobre eletrônicos e obsolescência planejada.
 
Não se assuste com o título, a realidade é muito mais simples e fácil de entender.

http://www.youtube.com/watch?v=MPWgqkIVgbw&feature=player_embedded

A obsolescência planejada nada mais é do que uma estratégia de marketing para manter um consumo contínuo ao longo do tempo, utilizando-se principalmente da moda e tecnologia para fazer com que nós troquemos mais constantemente de produtos.

Nesse post vamos falar de tecnologia.
Você conhece vários exemplos e vai se identificar ao longo do texto.

Produto com os dias contados:
A história mais conhecida e certamente citada pela maioria é: “A geladeira da minha avó durou 25 anos, a minha quebro em menos de 10!”

Exatamente.
Há algum tempo atrás, as empresas fabricavam os produtos pensando na sua qualidade para o consumidor.

Ao longo do tempo, com o “amadurecimento” do marketing, os empresários perceberam que poderiam vender mais se seus produtos durassem menos.

Sim, os produtos realmente são planejados para durar menos.

Posso afirmar pois sou formado em marketing, tive aulas desse tema e já questionei diretores de empresas de tecnologia sobre a real necessidade de se utilizar essa estratégia.

Todas as empresas utilizam, umas menos, outras mais.

O fato é: Em algum momento seu aparelho terá um probleminha e deverá ser trocado.

Não é muito mais barato trocar de celular do que consertar?

A nova versão da versão mais nova:
Também podem fazer você se sentir ultrapassado ou desatualizado.

As empresas investem milhões em pesquisa e desenvolvimento e não vão gastar dinheiro a toa.

Mesmo que eles tenham uma tecnologia inovadora, ela será guardada até que a empresa consiga extrair o máximo de dinheiro do consumidor.

Exemplo: As câmeras fotográficas de 1mp, 2mp, 3mp etc.

Pode acreditar:
Quando a câmera de 1mp foi lançada, as empresas já tinham a tecnologia para produzir as de 10mp, 15mp.

Mas qual seria o lucro se elas disponibilizassem esses produtos diretamente?

Dois anos de lucro, talvez.

Utilizando a estratégia da obsolescência planejada, eles puderam lucrar com o consumo de um só produto durante 10 anos…

Inteligente ou sacana?

Tive uma conversa com o diretor de uma empresa multinacional que me informou, quando questionado sobre a real existência dessa estratégia, que sua empresa tinha produtos que só seriam vendidos no mercado daqui 10, 15 anos.

São produtos que já existem, mas só entrarão no mercado quando as outras versões forem compradas e deixadas de lado.

Conclusão:
Não é fácil lidar com essa questão, visto que não há como evitar o consumo de tecnologias que ficarão ultrapassadas em questão de meses.
O negócio é só comprar quando realmente há a necessidade: Você já tem uma maquina de 3mp, precisa comprar a de 4mp assim que lançar?
Espere mais alguns meses e vá direto para uma câmera que realmente tenha um diferencial tecnológico.

Nenhum comentário: