quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Polícia Civil vai criar boletim online para maus-tratos


A informação foi dada pelo Delegado Geral da Polícia Civil do Estado, Marcos Carneiro Lima

Maria Cecilia, Joacir Cury, Miriam Miranda, Marcos Carneiro Lima, Roberto Morais e Mauro Cerri Neto
(Foto: Antonio Trivelin/Da Gazeta de Piracicaba )


A partir do segundo semestre deste ano, as denúncias de maus-tratos contra animais poderão ser feitas por meio do boletim de ocorrência eletrônico.

A medida faz parte da reengenharia da Polícia Civil - que está em implantação - e prevê uma mudança estrutural e a melhora no atendimento aos cidadãos, dispensando a criação de novas delegacias em todo o Estado.

A informação foi dada ontem pelo Delegado Geral da Polícia Civil do Estado, Marcos Carneiro Lima, durante audiência da entrega do abaixo-assinado com 36.931 assinaturas, obtidas na campanha promovida pela ONG Vira Lata Vira Vida e Rede Ser Animal, com apoio da Gazeta de Piracicaba, para a instalação de uma Delegacia de Proteção aos Animais na cidade.

Com a medida de ampliar o serviço por meio da Internet, o delegado geral disponibiliza para todo o Estado o pedido de Piracicaba para que os crimes contra os animais sejam registrados e investigados de forma eficiente, afirma Miriam Miranda, presidente da ONG.

A reunião com o Delegado Geral durou cerca de 1h30 e teve a participação do deputado estadual Roberto Morais, do editor da Gazeta de Piracicaba, Joacir Cury, da conselheira fiscal da ONG, Maria Cecília Pizzinato e do advogado Mauro Cerri Neto, também da entidade.

O deputado e Miriam explicaram ao delegado que a campanha foi idealizada pela conscientização dos piracicabanos sobre esse crime e porque os protetores, a população em geral e até mesmo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estavam com dificuldade para registrar os boletins de ocorrência dos crimes de maus-tratos nas delegacias da cidade.

O delegado reconheceu que há um problema de estrutura da Polícia Civil, que ficou muito burocrática. Ele quer resgatar a qualidade da Polícia Civil que é investigar os crimes, inclusive o de maus-tratos contra animais.

INVESTIGAÇÃO


Segundo Lima, é muito positiva a conscientização da população de Piracicaba com relação aos maus-tratos de animais.
“Isso mostra uma evolução da sociedade e tem de haver uma resposta do Estado.
O atendimento ao cidadão não é um favor, é um serviço.
O policial não é somente um fazedor de B.O., ele é investigativo”.

Com a ampliação das ocorrências por meio eletrônico, o delegado geral acredita que haverá uma dinâmica na ação policial.

“As denúncias, por exemplo, podem ser feitas pelas entidades de defesa dos animais.
Com isso o boletim ficará melhor elaborado.
O veterinário que atendeu o animal deverá fazer um laudo para ser apresentado ao delegado e caberá à entidade e aos cidadãos cobrar a investigação.
Todo policial sabe que muitos criminosos perigosos, como um serial killer (assassino em série) têm no seu histórico a crueldade contra animais.
A pessoa que maltrata um animal, para maltratar ou matar um humano é um passo”.

Para o delegado, deverá haver a ampliação do trabalho conjunto da Polícia Civil e da Polícia Militar para atender os cidadãos no combate aos crimes e a tecnologia ajudará nessa nova proposta.




http://portal.rac.com.br/

Nenhum comentário: