quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Piracicaba quer ter delegacia contra maus-tratos a animais

Presidente da ONG Vira Lata Vira Vida esteve com delegada responsável pelo setor em Campinas


 
Centro de Zoonoses apurou, em janeiro, 108 denúncias
(Foto: Gazeta de Piracicaba )
A presidente da ONG Vira Lata Vira Vida de Piracicaba, Miriam Miranda, esteve nesta terça-feira (20) com Rosana Mortari, delegada responsável pelo Setor de Proteção aos Animais e Meio Ambiente de Campinas.
Mortari explicou que o setor, voltado a defender os maus-tratos, pode ser efetivado dentro da Seccional da Polícia Civil.

“Isso pode ser feito em Piracicaba, se for feito um diálogo com a Polícia Civil”, explica Miriam Miranda, que esteve acompanhada de advogado da entidade e Eliane de Carvalho, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Em Piracicaba, foram obtidas 36.931 assinaturas em campanha promovida pela ONG Vira Lata Vira Vida e Rede Ser Animal, com apoio da Gazeta de Piracicaba, para a instalação de uma Delegacia de Proteção aos Animais na cidade.

Rosana Mortari explica que não se trata da criação de uma delegacia, mas sim de um setor dentro da Polícia Civil que tem prerrogativa para combater esse tipo de caso.
“Aqui em Campinas, o setor foi instalado após portaria da polícia, com investigadores, delegado e viatura exclusivamente para apurar esse tipo de crime”.

Miriam Miranda destaca que a delegada de Campinas achou satisfatória a estrutura existente em Piracicaba no combate aos maus-tratos.
“A Central de boletins de Campinas registra uma média de 60 denúncias/mês, enquanto em Piracicaba o Centro de Zoonoses apurou 108 denúncias só em janeiro.
Isso acontece porque o centro tem ido fazer averiguação, constata a irregularidade, o que agiliza o processo.
O mais difícil, que é essa estrutura, nós já temos.
Agora vai de se ter o diálogo”.


http://portal.rac.com.br

Nenhum comentário: