sábado, 12 de janeiro de 2013

‘Lei Lobo’ ganha força com adesões pela internet




sexta-feira, 18 de novembro de 2011




A morte do rottweiler Lobo, arrastado por pelo menos três quarteirões pelo carro do próprio dono, ganhou repercussão internacional ontem.
Milhares de internautas aderiram à campanha que pede a elaboração de uma lei mais severa contra os maus-tratos aos animais e utilizaram a rede social Twitter para lançar a campanha Lei Lobo.

Uma petição eletrônica recolhe, pela internet, assinaturas de pessoas favoráveis a uma legislação mais dura contra este tipo de crime.

A reprodução da ideia foi fortalecida por famosos da televisão, cinema e jornalismo, que utilizaram seus perfis no Twitter para fortalecer a causa.

A petição está disponível no site www.peticaopublica.com.br e exige mudanças nas leis atuais.

Até 21h20, cerca de 17,2 mil pessoas tinham assinado a lista, que estava em primeiro lugar no ranking do movimento mais ativo do site.

Por volta das 23h de ontem, o número de adesões já tinha ultrapassado a marca de 19,4 mil.

O abaixo-assinado considera que os animais são seres indefesos, que os domesticados devem sua sobrevivência aos homens responsáveis por cada um deles, que o que se faz ou se deixa de fazer a um animal doméstico incide diretamente sobre o dono, que a legislação atual para maus-tratos é branda e que a sensação de impunidade reina no país.

“O movimento organizado busca repudiar veementemente o assassinato do cão Lobo, que foi brutalmente arrastado por um veículo dirigido por seu dono e não resistiu aos ferimentos e faleceu”, informa a petição.

Com as assinaturas, o manifesto será entregue às autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário, assim como ao Ministério Público Estadual.

O movimento contra a impunidade no caso Lobo e em outros que envolvem maus-tratos aos animais ganhou ontem a adesão do jornalista César Tralli, da Rede Globo.

Pelo Twitter, ele informava o andamento de uma reportagem da emissora que abordou a criação da Lei Lobo.

Com o hashtag #LeiLobo se multiplicando na rede, artistas como o humorista Marcelo Médici aderiram à causa e reproduziram em seus perfis o apoio à petição eletrônica.

Médici disse que a campanha é uma forma de mostrar aos políticos que a população se importa com a situação.

O humorista e apresentador de televisão Danilo Gentilli, da Rede Bandeirantes, também aderiu à campanha por meio do Twitter.

A comediante Nany People foi outra que fortaleceu a divulgação pela rede social.

Os internautas promoveram ontem, às 17h e as 20h, um ‘twitaço’, movimento com postagens coletivas na rede mundial de computadores com a hashtag #LeiLobo.

O objetivo era ampliar o número de adesões à petição, que pode ser assinada pelo site www.peticaopublica. com.br no link Abaixo-assinado #LeiLobo: Basta de impunidade.

ONG — “Entendemos que esse é um momento de reflexão e que devemos respeitar a vida e o sofrimento desse animal.
Devemos a ele não banalizar sua morte, pelo contrário, fazer dela um encorajamento pela luta contra os maus-tratos a todos os animais”, informou, em comunicado, a ONG Vira Lata Vira Vida.



Reportagem: Valéria Rodrigues
Foto: Reprodução/JP
http://www.jornaldepiracicaba.com.br/

Nenhum comentário: