sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mancha lacrimal: porque ela aparece ‘principalmente’ em cachorro de pelagem branca


As manchas lacrimais, conhecidas popularmente como acidez lacrimal, é comum em cachorros que possuem a pelagem branca.




Existem várias causas relacionadas ao aparecimento destas manchas nos cachorros.

As lágrimas que são produzidas pelas glândulas lacrimais, são as responsáveis de lubrificar os olhos.

Esta drenagem é feita através do ducto lacrimal canino e, se, for insuficiente, ela irá escorrer por sua face que em contato com os pêlos sofrerá ações bacterianas, resultando assim, alterações da cor do pêlo do cão da região afetada, tornando-o amarronzado ou avermelhado.

Se a drenagem da lágrima pelo ducto for insuficiente, ela escorrerá pela face do animal.

Uma vez em contato com os pêlos, a lágrima sofre a ação de bactérias existentes na pele e pelagem, resultando na alteração da coloração dos pêlos, os tornando avermelhados indo até ao marrom escuro.

De acordo com a medicina veterinária, algumas das causas poderão ser resolvidas com a retirada dos pêlos ao redor dos olhos do cão, tratamento da desobstrução do canal lacrimal e da conjutivite ou correção cirúrgica de pálpebras com cílios voltados para dentro, que chamamos de entrópio.

Agora, se o problema é por estética, o mesmo poderá ser resolvido através da limpeza dos olhos do cão, que deverá ser feita diariamente, removendo as crostas que formam no local.

Existem produtos que poderão minimizar a acidez lacrimal que poderá ser informado por um veterinário de sua confiança, avaliando seu ‘fiel amigo’.

Nota: o derramamento de lágrimas pela face do cachorro é chamado de ‘Epífora’.


Por Eduardo Freire
Agência Portal da Cinofilia – São Paulo/SP

Nenhum comentário: