sexta-feira, 18 de maio de 2012

Escolha a ‘creche’ certa para o seu cãozinho


Há uma infinidade de vantagens em se optar por um Day Care: da socialização à disciplina, passando pela atividade física e a companhia de outros animais
Por Alex Florio

Os dias atuais exigem bastante das pessoas. São muitos compromissos para pouco tempo disponível, mas nem por isso devemos deixar de lado as necessidades dos nossos cães.
A exemplo das creches para crianças, hoje existem no mercado diversos Day Cares para pets. É uma ótima alternativa para que você possa atender à sua agenda e encher a dele com atividades caninas!
A lista de vantagens em se optar por este tipo de serviço é grande. Vale destacar que se trata de uma oportunidade para seu cão se socializar com outros da mesma espécie; gastar energia; ser disciplinado; receber atenção e cuidados, além, é claro, de evitar a solidão por horas em uma casa vazia. No entanto, é bom levar em consideração as seguintes dicas na hora de matricular seu cão em um Day Care:
  • Ao visitar o local procure conhecer as pessoas que irão cuidar do seu cachorro.

  • Comunique ao seu veterinário que pretende levar seu cão a um Day Care, para que ele o oriente sobre questões de saúde e profilaxia do ambiente que seu cãozinho frequentará. É importante verificar quais os produtos que o local usa para higiene, como é feito o controle de parasitas e vermes – tanto com relação aos clientes quanto ao ambiente. Um lugar asséptico já é um bom começo. Você saberá identificar rapidamente se os proprietários do Day Care se preocupam ou não com isso.

  • Caso opte por um serviço extra como o de transporte, por exemplo, verifique as condições gerais do carro da empresa contratante, tais como: higiene, pessoas que vão manejar seu cão no traslado e, principalmente, as questões de segurança do veículo.

  • Informe-se sobre quais os critérios que são usados para inserir um novo membro no grupo. Nem sempre cães pequenos separados dos grandes significa segurança.

  • Opte pelos que têm geração de imagem via internet, para que você possa acompanhar seu cãozinho sempre que puder.

  • Repare na quantidade de cães que há no local e pessoas envolvidas para atendê-los. Nem sempre ter muita gente trabalhando significa que seu cão está sendo bem-cuidado, assim como lugar que tem muitos cães não significa necessariamente que o local é bom.

  • Faça muitas perguntas, sejam elas quais forem. E só contrate o serviço quando estiver seguro de que fez a melhor escolha.
As pessoas envolvidas em um Day Care devem, acima de tudo, dominar bem o assunto “comportamento canino”.

Você, enquanto proprietário que ama seu cão como um filho, saberá escolher o melhor para seu cãozinho intuitivamente, assim como uma mãe que busca uma escola para seu filho.

Boa sorte!
Alex Florio é consultor comportamental de cães, com especialidade em psicologia animal.
www.dogshouse.com.br
http://www.pequenoscaes.com.br

Nenhum comentário: