sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cão Terapeuta

O começo

Projeto Cão Terapeuta


O Cão Terapeuta ocupa um espaço muito especial em nossa história.

Criado no mesmo ano em que a Cão Cidadão foi fundada, em 1998, com o objetivo de contribuir para a melhora de pessoas debilitadas ou com necessidades especiais, o Cão Terapeuta já levou alegria a muita gente.

Hoje, embora não seja mais a atividade principal da Cão Cidadão, o Projeto realiza visitas esporádicas, quinzenais ou semanais a instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos enfermos ou portadores de alguma deficiência física ou intelectual.

Com base na Pet Terapia

O Cão Terapeuta trabalha com os conceitos da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA), desenvolvida a partir de estudos que mostram que o simples contato com um animal já é suficiente para promover bem-estar.

Alguns benefícios da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA) já foram comprovados, como a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, e melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da auto-estima.

Também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.

Meu cachorro pode ser um Cão Terapeuta?

O cão deve preencher os seguintes pré-requisitos para fazer parte do projeto:
  • Ser dócil e confiante;
  • Gostar de receber e dar carinho;
  • Estar vacinado e vermifugado;
  • Ter mais de 2 anos de idade;
  • Ser castrado.
É importante ressaltar que estes são apenas os pré-requisitos.
Além disso, para garantir o bem-estar dos visitados e do próprio cão, ele recebe um treinamento especial, realizado pela equipe de profissionais da Cão Cidadão, durante o qual o animal aprende a se comportar de maneira sutil e terna, e a fazer alguns truques para divertir as pessoas que recebem nossa visita.
Neste treinamento também são realizados vários testes de comportamento, que determinarão se o cachorro está apto ou não para ser um Cão Terapeuta.
Se o cão já participa de Projetos de Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA), o caso será avaliado separadamente e ele poderá acompanhar algumas de nossas visitas.
Atualmente, o projeto visita:

Fraternidade Irmã Clara
Fundada em 1982, atualmente tem a missão de dar assistência a crianças portadoras de paralisia deficiência física ou intelectual.
Seu objetivo é manter o bem-estar dos assistidos, auxiliando no restabelecimento do equilíbrio familiar, além de oferecer estrutura para melhorar a qualidade de vida.
Uma de suas atividades é a Atividade e Terapia Assistida por Cães.

NAIA (Núcleo Assistencial Irmão Alfredo)
A proposta é desenvolver atividades socioeducativas, em que as diferenças possam conviver de forma saudável, favorecendo e estimulando aprendizagens significativas, e desenvolvendo o espírito inquisitivo, participativo e cooperativo nas crianças, adolescentes e jovens das comunidades assistidas.


Morada São João - Centro de Acolhida Especial para Idosos
A Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou em 23 de dezembro de 2010 mais um serviço destinado a população idosa: uma moradia para ambos os sexos, que estão albergados na rede socioassistencial. Trata-se do Centro de Acolhida Especial para Idosos Morada São João, localizado no entroncamento da Avenida São João com a Barão de Campinas e o Largo do Arouche, na região central da cidade.
Os novos hóspedes vão contar com um quadro de funcionários especializados em cuidar de idosos, bem como refeitório, lavanderia, espaço de convívio e atividades socioculturais, entre outros benefícios.
Além disso, o Centro vai proporcionar atividades ocupacionais como, por exemplo, oficinas de trabalho de acordo com o interesse, temas e necessidades apontadas.
Com estas ações, abre-se um caminho na vida do usuário para que ele construa e concretize um plano de vida, com vistas à autonomia pessoal e social.

Instituto Norberto
O Instituto Norberto de Souza Pinto é uma Associação Beneficente com fins não econômicos que presta serviços gratuitos a 90 educandos e aprendizes com deficiência intelectual na faixa etária de 06 a 30 anos de idade.
O Instituto Norberto está localizado no bairro Guanabara na cidade de Campinas/SP.
Foi fundado em 1960, pelo educador e idealista Professor Norberto de Souza Pinto, pioneiro pesquisador da psicopedagógica inclusiva para pessoas com necessidades especiais.


Caso tenha interesse em cadastrar um animal ou uma instituição para participar do projeto, por favor, envie um e-mail para caoterapeuta@caocidadao.com.br.

Para mais informações, por favor entre em contato através do telefone 11 3571.8138 ou pelo e-mail faleconosco@caocidadao.com.br.

Auxílio a Psicólogos

Além das visitas, o Projeto Cão Terapeuta também complementa o trabalho de psicólogos que utilizam o conceito e a prática da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA) para auxiliar no tratamento de seus pacientes.
Leia abaixo o depoimento da Psicóloga Bianca Ferri Giusti, que incorporou o Cão Terapeuta ao tratamento de alguns pacientes:

"O Acompanhamento Terapêutico é uma prática cada vez mais utilizada em Saúde Mental.
É uma forma de intervenção clínica que tem suas origens ligadas aos movimentos de contestação dos tratamentos psiquiátricos existentes em alguns países da Europa e nos Estados Unidos a partir da década de 50. O A.T. permite o contato com o paciente inserido em seu cotidiano e é um modo de intervenção utilizado no tratamento de pacientes em que o sofrimento mental age de forma limitante, muitas vezes restringindo as mais importantes atividades, a vida social e afetiva do indivíduo.
Dessa forma, os atendimentos podem ser em qualquer ambiente, não se restringindo a nenhum lugar específico, podendo variar conforme as demandas de cada paciente.
A possibilidade de intervenção feita na rua ou fora de dispositivos tradicionais de atendimento e a colocação do indivíduo em funcionamento com a realidade urbana e social são exemplos das especificidades dessa modalidade clínica.
Além disso, a modificação de formas cristalizadas de inserção e a (re) descoberta de novos interesses e lugares em que o paciente possa ser integrado são aspectos importantes a serem destacados.
Como uma das vertentes do trabalho de A.T. é a (re) socialização de pacientes que se encontram em situações de intenso isolamento, o encontro com os animais e os próprios adestradores é mais um contato do qual os pacientes podem se beneficiar.
Os animais (cães, gatos, etc.) são como facilitadores deste processo de socialização, uma vez que um cãozinho num passeio, por exemplo, pode ser um meio para alguém se aproximar, iniciar uma conversa, etc.
O contato com esses animais também se mostra como uma forma curiosa de romper o isolamento, já que os pacientes podem falar de si através dos afetos que estes "pet terapeutas", os animais, mobilizam e colocam em cena.
Esses são apenas alguns exemplos do que pude vivenciar como acompanhante em contato com a Pet Terapia.
Certamente, existem inúmeras outras vantagens e experiências interessantes ao se colocar um sujeito que sofre em contato com os animais e adestradores."

Bianca Ferri Giusti
Psicanalista e Acompanhante Terapêutica
11 3073.1605
biancagiusti@hotmail.com


Depoimento - Marcia
Quero parabenizar a Cão Cidadão por todas as iniciativas!
Sem dúvida é um projeto de valor humanitário e social indescritíveis...
Nossos agradecimentos aos componentes da Equipe! Beijos,
Marcia Fleury (Escola Nova Meta)

Para saber mais, por favor, envie um e-mail para faleconosco@caocidadao.com.br, ou entre em contato conosco através dos telefones 11 3571.8138 ou 11 7814.2633.

http://www.caocidadao.com.br

Nenhum comentário: