segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dicas para o caso de envenenameto de seu animal de estimação


Dr. Marcel Benedeti, deu esta dica de como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais para venenos não letais.
“Quando houver a suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol.
(uma colher de sopa), que em contato com o estômago vira água morna salgada e faz o animal vomitar.”
- Lembrando que só vale usar esse método até no máximo 4 horas após envenenamento (tempo que o veneno poderá ainda estar no estômago) após esse período deve-se levar o animal no médico veterinário o mais depressa para fazer lavagem estomacal.

“Se o animal vomitar, dar ‘Atroveran’(1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas)”
- No qual tem ação relaxante e anestésico sobre os músculos, muito indicado para cólicas e espasmos dos órgãos internos, isto acalmará o animal.
Não serve como antídoto para nenhum veneno, só alivia as dores.

“O carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (de humanos também)”
- Com poder absorvente sua ação é física (absorve fisicamente partículas e qualquer substância tóxica, assim fazendo com que o intestino não absorva ou absorva em menor quantidade o veneno ingerido) e não química (não reage com outros produtos); é encontrado em farmácias de manipulação em forma de comprimidos.

Envenenamento por veneno de rato
O veneno de rato é muito saboroso e é tão atraente para o seu cão como para os ratos.
Tem um componente potencialmente fatal para o seu cão, e a única cura possível é o tratamento com vitamina K.

Os fatores de coagulação II, VII, IX e X são produzidos no fígado numa forma inactiva e necessitam de ser ativados antes de ser libertados na corrente sanguínea.
A vitamina K é imprescindível neste processo.
Os rodenticidas anticoagulantes (veneno de rato) actuam através da inibição da activação da vitamina K resultando na diminuição da produção destes fatores de coagulação e no aumento dos tempos de coagulação levando à formação de hemorragias por todo o organismo.

Sintomas:
Os sintomas relacionam-se com hemorragias, fraqueza e evidência de mucosas pálidas.
As hemorragias podem ser observadas na forma pequenas hemorragias pontuais na pele ou mucosas, sangramento pelo nariz, vómitos com sangue e diarréia com sangue.
A febre pode também ocorrer esporadicamente, hemorragia pulmonar é uma das consequências mais comuns resultando em dificuldades respiratórias.
Tratamento:
O tratamento consiste na indução do vómito ou lavagem gástrica se a ingestão tiver ocorrido há pouco tempo, na administração de transfusões de sangue com fatores de coagulação fresco e na administração de vitamina K1.

Chumbinho
O cumbinho é um veneno chamado aldicarbe e é responsável por milhares de envenenamentos e mortes de pessoas e de animais domésticos e silvestres, além da contaminação do solo, de alimentos, rios e lençóis freáticos.
Um único grama do veneno pode matar uma pessoa de até 60 quilos em meia hora.
Se inalado, o produto percorre a corrente sangüínea e também pode levar rapidamente à morte.
Toxicologistas dizem que o veneno não tem cheiro nem gosto, e lesa o sistema nervoso central, causando transtorno neurológico, parada cardíaca e paralisia dos pulmões.
Quem o ingere fica inerte, baba, tem convulsões e pode morrer por asfixia.
Nos animais o efeito é bem semelhante, atingindo principalmente pulmões, fígado e rins.

O sofrimento das vítimas é muito grande.

O mais importante é
Sempre estar atento no comportamento de seu animalzinho, se ele estiver agindo de maneira estranha, não hesite, procure um médico veterinário imediatamente.
O ideal é que seu animal, conviva com você dentro de sua casa, principalmente à noite.
Além do que um cão só poderá desempenhar suas funções de guarda se estiver dentro da casa; pois no lado de fora poderá ser envenenado, agredido ou até morto.
Aos gatos, é a mesma coisa, se colocar o gato para fora de casa antes de dormir, ele vai perambular pelas ruas, fazer bobagens e voltará muitas vezes ferido e sujo ou até não poderá voltar, na pior hipótese.

Não deixe de salvar uma vida.

Nenhum comentário: