segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cães Famosos - Bamse




Bamse era um cachorro da raça São Bernardo, nascido em Honningsvåg na Noruega.
Seu dono era um baleeiro e costumava levá-lo para o mar em seu barco, chamado “Thorodd”, desde filhote.

O nome “Bamse” é uma palavra norueguesa que significa “urso de pelúcia”.
No início da Segunda Guerra Mundial, o Thorodd fui recrutado para servir como barco militar, ajudando a patrulhar da costa norueguesa.
Bamse, que navegava neste barco com seu dono desde filhote foi oficialmente alistado como parte da tripulação.

Em abril de 1940 os nazistas invadiram a Noruega e o Thorodd passou a participar da resistência norueguesa e Bamse tornou-se o mascote oficial do seu barco e posteriormente da resistência de seu país.
O Thorodd com Bamse e sua tripulação participaram ativamente da resistência até o final de 1940, quando o Thorodd, junto com outros 12 barcos noruegueses, conseguiram fugir para a Grã-Bretanha.

Os barcos noruegueses que fugiram, permaneceram na Grã-Bretanha até o final da guerra, mas continuaram a ajudar, se juntando às forças britânicas.

O Thorodd e sua tripulação permaneceram na Escócia, principalmente nas cidades de Montrose e Dundee, atuando como um barco para localizar minas submersas próximas à costa.

Bamse rapidamente ficou conhecido e querido nestas cidades, ele aprendeu a se locomover da base militar até o cais sozinho, inclusive pegando o ônibus local desacompanhado.
A tripulação do seu barco comprou uma passagem de ônibus e mantinha presa na sua coleira para de Bamse que ele pudesse ir onde quisesse sozinho.

O papel de Bamse em seu barco era principalmente o de levantar a moral dos soldados, eles contam que ele era um cão corajoso e que permanecia de pé em frente a torre de artilharia durante os combates.

Os soldados até fizeram um capacete de metal para que Bamse pudesse usá-lo.
Houve ocasiões em que ele salvou a vida de soldados que caíram na água gelada, pulando na água atrás deles e arrastando-os até o barco novamente.

Também houve situações em que Bamse defendeu seus colegas de tripulação contra agressores armados, conseguindo empurrar os agressores para fora do barco.

Bamse se tornou um símbolo em seu país, e sua fotografia usando o chapéu da marinha real norueguesa foi tão querida pelos noruegueses que foi utilizada como cartão de natal durante os anos de guerra, pois sua imagem trazia esperança.

Bamse morreu antes do fim da guerra em 1944, devido a problemas de coração.
Ele foi enterrado com todas as honras militares na cidade de Montrose, na Escócia.
Seu enterro foi acompanhado por centenas de marinheiros noruegueses, agentes das forças aliadas, crianças das escolas locais e habitantes das cidades de Montrose e Dundee e das redondezas.

Seu túmulo foi construído na praia e a população local, junto com a fábrica GlaxoSmithKline se encarregam de cuidar dele desde então.
Até hoje, a cada dez anos a marinha real norueguesa realiza uma cerimônia comemorativa no local, em homenagem a Bamse, a cerimônia reúne membros da realeza dos dois países e junta a Escócia e a Noruega para homenagear “Bamse, o cão do mar”.

Após sua morte Bamse foi condecorado com a medalha Norges Hundeorden e com a medalha de ouro PDSA.

Uma estátua sua em bronze, feita pelo artista escocês Alan Herriot, está localizada em uma rua de Montrose onde Bamse costumava passear no caminho que fazia entre a sua base militar e o cais.

Nenhum comentário: