segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cães - Labrador



Esse amistoso amigo do homem, o Labrador, tem em seu temperamento a necessidade de companhia, principalmente a de seu dono.

No contato com crianças ele é perfeito, pois não é agressivo e adora brincadeiras.
Ele é um retriever, que em inglês significa recuperador, numa alusão à sua função em caçadas.
Provavelmente ele vai trazer até você objetos que encontrar no seu quintal ou dentro de sua casa.

Por fala nisso, adora brincadeiras de pegas os objetos atirados pelos donos.
O Labrador tem características de autêntico retriever (cão que busca aves abatidas).
Porém, devido ao seu grande porte físico, pode participar de caçadas a animais maiores.

Ele é um cão de temperamento fantástico, com faro apurado, grande nadador, extremamente inteligente e capacitado a desempenhar tarefas complexas como nos serviços de guia de cegos e nos trabalhos de busca e resgate, tornando-se ainda muito popular e querido como cão de companhia na família.

Origem e História
Apesar do que é sugerido pelo nome, as raízes da raça não se encontram em Labrador e sim na Terra Nova, uma região fria e inóspita e desabitada do Canadá, descoberta por John Cabot no século XV.

O potencial pesqueiro da Terra Nova ficou logo evidente e por volta de 1450-1458 frotas pesqueiras inglesas já estavam trabalhando na costa.

Os pescadores acabaram se fixando na região e surge a questão se teriam eles levado consigo os cães da Inglaterra, ou encontrado no novo país um cão que podia ser treinado como auxiliar.

Há registros de que os pescadores que usavam embarcações menores e movidas a remos mantinham sempre um cão a bordo, menor do que o terra-nova, de pelagem mais curta e densa, e capaz de mergulhar nas gélidas águas para recolher o peixe que escapara das redes.

Eles eram apreciados por sua vontade de nadar e por seu pêlo ser repelente a água e curto, o que dificultava a formação de gelo quando ele saia da água.
Esses animais eram na grande maioria pretos, algumas vezes amarelos e raramente chocolate.

No começo do século XIX o 2º Conde de Malmesbury viu um desses cães que teria sido levado para a Inglaterra por pescadores e imediatamente importou alguns.
Em torno de 1830, existia um considerável comércio entre Terranova e o porto de Poole.

Assim sendo, outras importações foram feitas pelo 3º Conde de Malmesbury em meados do século XIX.
Mais tarde, entre 1865 e 1889, o Lorde Malmesbury, Mr. C. J. Radclyffe, Mr. Montague Guest e o Lorde Winborne compraram muitos cães negros importados de Terranova por um vendedor ambulante dono de uma escuna que fazia o percurso entre Terranova e Poole.

Nessas importações está a origem do Labrador Retriever e não ficou claro quem primeiro atribuiu o nome pois antes os cães eram chamados de St. Jonh's.
Atualmente as cores aceitas são sólidas em preto, amarelo ou marrom-chocolate, sendo que os amarelos vão do creme claro ao vermelho (da raposa).

Pequena mancha branca no peito é permitida.
A pelagem é dupla, curta, densa, sem ondulações ou franjas e áspera ao toque.
Labradores podem latir como aviso, quando notarem algo que lhes pareça estranho, mas não agirão de modo agressivo.

Entretanto, a característica que os distinguem mais acentuadamente das outras raças é seu amor pela água.
Tendo a chance de nadar, o Labrador vence os obstáculos com destreza, e se dedica a esta atividade com muito prazer.

Uma de suas principais características físicas é a pelagem.
Os pêlos do Labrador estão dispostos em duas camadas: uma macia, por baixo, que o mantém quente e seco dentro da água, e uma outra, mais dura, que fica por fora e o ajuda a repelir a água.

A cor da pelagem do Labrador é sólida, podendo ser preta, amarela (creme claro ao vermelho da raposa) ou marrom (fígado/chocolate).

É comum encontrar cães com pequenas manchas brancas no peito.
Sendo um cão de grande porte, o Labrador pode apresentar displasia coxo-femural, uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão.

Esta doença causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal.
Como forma de evitar reprodutores que possam transmitir esta condição clínica aos filhotes, todos os exemplares da raça devem ser radiografados.

Outros problemas relacionados às características físicas desta raça são os articulares.

Nenhum comentário: