segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cães Famosos - Endal



Endal é um cão da raça Labrador retriever, nascido em 13 de dezembro de1996 na Inglaterra.

Quando filhote, antes de iniciar seu treinamento como cão de assistência, Endal foi diagnosticado com osteocondrose nas patas anteriores, isso poderia fazer com que fosse rejeitado como cão de assistência e encaminhado para a adoção.

Contudo, com uma série de exercícios controlados e uma alimentação a base de cereais e carne não processada, Endal pode se recuperar e completar seu treinamento como cão de assistência.

Ele foi encaminhado o seu dono, o deficiente Allen Parton, ex-oficial chefe da marinha real britânica em 1997.

Ele é capaz de atender a mais 100 comandos diferentes, que incluem realização de algumas tarefas domésticas que seu dono não pode fazer como ligar e desligar interruptores, chamar o elevador, apanhar objetos que caem no chão, etc…



Endal também é capaz de colocar a roupa suja na máquina de lavar, apertar o botão que liga o aparelho e retirar a roupa quando a lavagem estiver terminada; ele também é capaz de colocar um cartão de banco em um caixa eletrônico, retirá-lo quando a operação estiver completa e guardar o cartão para seu dono.

Em um evento que chamou a atenção, em 2001 a cadeira de rodas de Allen Parton foi atingida por um carro e ele foi derrubado e ficou inconsciente, Endal arrastou seu dono para um local seguro e o deitou na “posição de recuperação” (posição recomendada como um dos primeiros socorros para pessoas inconscientes, para evitar sufocamento e ingestão de vômito), o cobriu com seu cobertor, depois pegou o telefone celular de seu dono e foi para a frente de um hotel próximo para atrair atenção para o ocorrido.

Endal recebeu diversas condecorações pelo bom cumprimento do dever, entre elas a “Blue Peter Badge” e a medalha de ouro PDSA.

Ele foi eleito o cão do milênio pelos leitores da revista inglesa “Dogs today”.
Depois disto ele foi apresentado em um programa da National geografic society e em um documentário sobre sua vida e trabalho como cão de assistência.

Nenhum comentário: