terça-feira, 19 de junho de 2012

Cerca de 3 mil ativistas participam de manifestação pelo fechamento do criadouro Green Hill

Roma/Itália

Por Alex Avancini (da Redação – Itália)



Ativistas erguem cartazes contra a vivissecção durante manifestação (Fotos: Marcos Aragão)

No último dia 16 de junho, italianos e italianas ganharam as ruas da capital Roma para manifestar-se contra a Grenn Hill, empresa localizada em Montichiari (Brescia) que cria cães da raça beagle para serem enviados a laboratórios de vivissecção.

Grupos de atuação anti-Green Hill na Itália

Existem muitos grupos abolicionistas na Itália, porém, nesta questão anti-Green Hill, foi formado um fronte de 3 grupos contra as ações da empresa, são eles: Farmare Green Hill, Ocupy Green Hill e um terceiro formado por pessoas que moram em Brescia, a cidade onde se localiza Green Hill.

Segundo a Farmare Green Hill, são 250 cães por mês que terminam sobre as mesas de laboratórios nas mãos de vivisseccionistas.

Cães que nascem para morrer e condenados a sofrer.

A manifestação de Roma neste 16 de junho reuniu cerca de 3 mil pessoas, com saída na Praça da República, uma tradicional praça do centro da cidade.

Entre ativistas, abolicionistas, bem estaristas, anarquistas, grupos de roma, pessoas não ligadas à causa animal e público em geral, todos ganharam as ruas com faixas, apitos, megafones, cães (inclusive alguns beagles acompanhavam a marcha), batuques e gritos de guerra.

Os italianos tinham muito o que dizer, gritavam todos juntos: “Assassinos!, Assassinos!”, na esperança de se fazer ouvir a triste situação desses beagles que estão destinados à morte.

Enquanto gritavam “Basta! Basta! di vivisezione! è hora de agire! per la liberazione!!”, homens e mulheres, crianças e adultos davam o seu grito pela libertação desses animais que estão sendo usados como peças, em nome do futuro humano.

“Vergogna! Vergogna!” também era ouvido entre os italianos, mostrando o atual constrangimento local pela matança dos beagles.

Todos pediam juntos em coro: “Chiudere Green Hill!” Fechem Green Hill!

A Itália está prestes a votar um artigo para proibir a prática da vivissecção no país, o assunto já é motivo de discussões no rádio e na TV, e os italianos estão muito perto de abolir a vivissecção.

No último dia 28 de abril, mais de mil pessoas invadiram os laboratórios da Green Hill, à luz do dia, libertando cerca de 40 cães que se encontravam em posse da empresa, prestes a morrer. Esse fato deu início ao estopim revolucionário da questão e discussão sobre o assunto no país.



O que é vivissecção?

A vivissecção é o ato de dissecar um animal vivo com o propósito de realizar estudos de natureza anatomo-fisiológica.

No seu sentido mais genérico, define-se como uma intervenção invasiva num organismo vivo, com motivações científico-pedagógicas.

Uma violência prestada da parte humana para a não humana.

http://www.anda.jor.br/

Nenhum comentário: