quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como introduzir um novo gato ao grupo

gatos brigas 1024x798 Como introduzir um novo gato ao grupo


Embora, às vezes, os gatos possam se dar muito bem em questão de horas, você pode ter uma batalha em casa se tentar introduzir um novo gato de uma forma muito rápida.

Para acostumar o seu gato à ideia de dividir o território com outro felino, é essencial que seja feita uma apresentação gradual.

Tempo e paciência são as chaves para ter sucesso, minimizando os riscos de brigas e acidentes.

O tempo que você vai gastar nesse processo inicial irá te poupar de ter que resolver muitos conflitos diários mais pra frente.

São as primeiras semanas que irão definir como será o relacionamento deles por muito tempo.

Por isso, começar certo é muito importante!

O primeiro passo é preparar para o novo gatinho um local em que ele possa ficar isolado dos demais gatos, de forma temporária, até que se acostume com a casa nova.

Dessa forma também os outros irão aos poucos percebendo que há outro gato na casa, sentindo seu cheiro, e não serão pegos de surpresa.

O olfato é muito importante, portanto, para ajudar na adaptação, você pode pegar duas toalhas e esfregar nos gatos – recem-chegado e gatos da casa – e depois deixa-los cheirar a toalha com o cheiro do outro.

Você pode também, de vez em quando, inverter os locais, deixando o gato da casa no quartinho do novato, e o novato andando pelo resto da casa.

Tome cuidado para que ele não escape do local escolhido, nem que os outros gatos entrem no mesmo local, pois esse contato não planejado poderá causar uma briga entre eles!

Quando o gatinho já estiver confortável nesse novo ambiente, comendo, brincando, e não estiver mais assustado, podemos apresentá-lo aos outros.

Você deve providenciar uma caixinha de transporte para colocar o novato dentro, de preferência uma que já tenha sido deixada no quarto com ele, e com a qual ele já esteja acostumado.

Coloque-o na caixinha fechada, e leve a caixa para fora do quarto.

Fique perto, e vá dando aos gatos algo que eles gostem muito, como pedacinhos de ração, brinquedos e carinho, inclusive ao gatinho novo que está dentro da caixa.

Prepare também um borrifador com água, para que qualquer tentativa de ataque seja frustrada com uma borrifada.

Repita esse treino várias vezes ao dia, e no final leve o gatinho novo de volta ao quarto só dele.

A ausência de comportamento agressivo entre os gatos pode levar de dias a semanas para acontecer.

Alguns gatos conseguem se adaptar a novas situações rapidamente, enquanto outros precisam de mais tempo, e temos que respeitar isso.

Quando você notar que seu gato já está aceitando o outro, você pode soltar o novo gatinho no ambiente onde foram feitos os treinos.

Fique por perto, e a qualquer sinal de agressividade use o spray de água.

Após um tempo, leve o novato para o local dele novamente.

Repita essa etapa até que você se sinta confiante para deixar o gato novo junto dos veteranos, sem supervisão.

Para ter ainda mais segurança, você pode cortar as unhas deles antes de apresentá-los, e sempre que você se deparar com indícios de agressividade, volte um estágio no processo e, então, siga adiante novamente com muito cuidado, avançando aos poucos.
---
Texto Thais Oliveira (adestradora da Cão Cidadão)
Revisão Alex Candido

http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/2012/03/

Nenhum comentário: