Por Equipe Cão Cidadão
Certamente você já ouviu algum comentário do tipo: “Pode deixar o cão entrar na piscina, porque todos sabem nadar...” ou “Cães gostam de água, por isso gostam de tomar banho...”.
Claro que existem pets que não têm medo destas situações, porém muitos têm medo relacionado à agua da chuva, da piscina e, principalmente, do banho.
Por isso, aí vão algumas dicas para que você saiba como lidar com essas situações.
Prevenção
Acostume o cachorro gradativamente, desde filhote, a essas situações.
Por exemplo: molhe o quintal para ele acostumar pisar no chão molhado, para posteriormente sair na chuva.
Deixe o cão se sentir a vontade com água, para depois deixa-lo entrar na piscina.
Simule as situações do banho, massageando-o com mãos, toalhas, escovas.
Acostume-o também com os barulhos, da água do chuveiro, torneira e secador. Faça visitas ao pet shop para acostumar o animal com a futura situação do banho.
Os primeiros banhos podem ser dados em casa.
Sempre que o cão responder positivamente aos novos estímulos, o dono deve recompensar o pet com petiscos, brinquedo ou carinho.
Lembrando que você deve observar e respeitar e o limite do cão, caso contrario ele pode ficar com medo.
Medo instalado
Quando o trauma já encontra-se presente no animal o proprietário, é preciso dessensibilizar a situação, observando exatamente o momento que desencadeia o medo.
Por exemplo: o cão fica com medo quando a água é jogada de uma só vez, o dono deve acostumar o pet a ser molhando aos poucos, sempre recompensando-o pelo comportamento correto.
Dessensibilização significa fazer associações positivas para algo que é desagradável ao animal, sempre respeitando seu limite.
Algumas dicas aos proprietários:
• o cachorro deve se sentir confortável no local em que vai tomar o banho. Chame-o para entrar no banheiro ou box e ofereça recompensas (petiscos, brinquedos, carinho etc.);
• manipule a torneira, mangueira, balde com água perto do cão;
• molhe o chão e verifique se o pet está à vontade; Use um borrifador espirando água no cão. Encharque um pano com água e molhe o cachorro aos poucos;
• nos dias quentes, os peludos se sentiram mais a vontade em serem molhados;
• comece a molhar o cão pelas patas;
• encha a piscina de plástico com água rasa e aumente gradativamente;
• massageie o cão simulando o uso do xampu.
E lembre-se: o cão não deve ser forçado a fazer o que não quer. Caso esteja com medo, você pode estar indo rápido demais. Então, regrida uma etapa do treino. Tenha paciência e suba degrau por degrau, conquistando vitorias pequenas, pois assim os resultados serão duradouros e seu pet passará a adorar a água.
---
Texto: Rodrigo Caldarelli (Adestrador da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
---
Conheça mais sobre os serviços da Cão Cidadão acessando nossa página oficial no facebook: http://www.facebook.com/caocidadaooficial
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/
Nenhum comentário:
Postar um comentário