quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como acostumar o cão a chegada do bebê

Muitos casais adquirem um cão antes de ter um filho, para ter a experiência de “aprender a cuidar”.

Um cão com certeza demanda grande parte de nosso tempo com cuidados e educação e é uma boa maneira de “treinar”.

A partir daí, após uma experiência bem sucedida, resolvem que é hora de ter um filho e surge a seguinte questão: como acostumar o cão à chegada do bebê?

Esta experiência deve ser agradável tanto para o cão, que não deve sentir que esta perdendo espaço na família e passar a não gostar do bebê, como para a o recém-nascido, que deverá interagir com segurança na presença do cão.

A primeira recomendação deve acontecer antes de o neném nascer.

Visto que uma nova rotina irá se estabelecer na casa após o nascimento da criança, devemos modificar nossas atitudes antes deste dia chegar, ou seja, se o cão terá um espaço restrito na casa (por exemplo: o cão não puder mais entrar no quarto que será destinado ao bebê) devemos adotar estas mudanças antes que o novo morador venha para casa, pois queremos evitar que o cão faça associações negativas relacionadas exatamente à chegada criança e passe assim a desgostá-lo.

Imagine-se na posição de seu cão: tudo parece perfeitamente normal até que chega algo “estranho” (que sequer deixam você chegar perto) e, do dia para noite, além de perder dois terços da atenção que estava acostumado a ter, não pode mais entrar em diversos cômodos da casa.

Você iria odiar esta novidade, não?

Já que entramos no quesito “atenção”, lembre-se, faz parte da necessidade natural do cão ter atenção e se exercitar, portanto, mesmo que não se tenha condições de prover o mesmo entretenimento para nosso amigo canino é importante lembrar que, de alguma maneira, deveremos suprir este lado, pois caso contrário surgirá um cão muito infeliz, podendo exibir problemas de comportamento devido a esta carência.

Parabéns, o bebê nasceu!

Uma boa dica é levar a roupinha ou lençol que esteja impregnado com o cheiro da criança para apresentar ao cão.

Assim ele já vai conhecer seu novo amigo pelo odor, o que pode minimizar a curiosidade inicial.

É muito importante que exista uma relação bem equilibrada entre o cachorro e as pessoas da casa.

E mais: que educação, obediência e liderança coexistam em harmonia.

Quando colocamos um cão perto de uma criança ou bebê somos responsáveis pela saúde e integridade de ambos os indivíduos.

Portanto, seu cão deve respeitar limites com facilidade para assim conduzirmos uma interação segura.

Da mesma forma, devemos controlar o bebê para que não machuque o bichinho com puxões, por exemplo, o que também pode evitar que o cão morda a criança ou passe a ter medo dela.

---
Texto: Daniel Svevo (Consultor de Comportamento da Equipe Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet

Nenhum comentário: