quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cãozinho Gaspar chega à Ong Vira lata Vira vida para tratamento

Recolhido pela equipe do canil municipal após um atropelamento em Santa Terezinha, o cãozinho Gaspar apresentava um forte sangramento no ouvido.
Ele recebeu todos os cuidados necessários dos veterinários do canil e conseguiu se recuperar.

Mas, uma sequela impede hoje, que Gaspar tenha uma vida normal.
Exames mostraram que Gaspar tem duas pequenas fraturas que o impede de movimentar o pescoço que pende para o lado.
Essa deficiência dificulta a movimentação do animal, sua alimentação e qualidade de vida.
Depois de conhecê-lo, a equipe da Ong Vira Lata Vira Vida concordou em recebê-lo no abrigo para tratamento com duas terapias complementares: acupuntura e fisioterapia.
A transferência aconteceu no último dia 8 e a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, a médica veterinária Eliane Carvalho, passou todos os laudos e exames de Gaspar para a responsável técnica do ambulatório da Vira Lata, Dra. Luciana Zanfelício.
Os tratamentos específicos ficarão a cargo das médicas veterinárias Fernanda do Passo Ramalho, especialista na fisioterapia animal e Sofia C. Fonseca, que trabalha com acupuntura.
Muitos animais da ONG têm o histórico de acidentes, fraturas, amputações, alterações neurológicas ou sequelas de doenças já tratadas, mas que prejudicam a locomoção do animal.
Com a Fisioterapia esses animais são recuperados física e psicologicamente, tendo em vista, inclusive, a sua reintegração social.
“Através da Fisioterapia Veterinária, é possível manter ou desenvolver a autonomia funcional do animal, gerando saúde e proporcionando qualidade de vida ao paciente”, relata Fernanda.
Todos os envolvidos com Gaspar desde o resgate torcem para que as terapias complementares possam devolver uma postura mais confortável para ele e que no futuro ele possa encontrar um lar definitivo.




Nenhum comentário: