sábado, 11 de maio de 2013

Descubra que tipo de dono é você.


 
Por Beatriz Duarte.
Neste artigo, gostaria de abordar sobre os tipos de donos que tenho contato.
Muitos acham que o principal problema está nos cães, mas na verdade e infelizmente os donos são os principais responsáveis por vários problemas comportamentais que os nossos peludos desenvolvem.
 
(FOTO: Flickr//skycaptaintwo)
 
Vamos conhecer as principais características:
 
Dono que acha que o cão vem treinado de “fábrica”.
Esse tipo de dono acha que os cães vêm programados assim que saem do canil.
Querem que o bichinho aprenda a fazer tudo sozinho, por exemplo, fazer as necessidades no lugar certo em uma semana (vou usar uma semana como exemplo, porque tem gente que quer em um fim de semana), fazer os comandos de obediência em uma semana.
Se tem algum problema comportamental, tem que ser resolvido em uma semana e acham que treinador faz milagre, que basta apertar um botãozinho no cachorro como liga e desliga. (hehehe)
Sinto dizer a você, mas não existe esse tipo de cão.
Eu sei que alguns têm mais facilidade no aprendizado, mas a maioria deles precisa de alguém para ensinar o que é certo e o que é errado.
 
Dono que acha que seu cão é o seu filho mimado.
Esse tipo de dono não consegue dizer não para o peludo com receio de magoá-lo.
Não consegue corrigí-lo quando faz algo errado e quando o peludo começa a mandar na casa.
Por exemplo, não deixa ninguém entrar no quarto do seu dono, pois alguém vai levar uma dentada.
E sempre dá uma desculpa quando o cão faz algo de errado.
Nesses casos, um profissional é chamado para tentar resolver, mas tudo que o adestrador tentar mudar na rotina do bichinho, como proibir a entrada no quarto, seu dono não vai permitir e vai continuar com um cachorro mordedor e que manda na casa.
Não vai querer mudar nada na rotina do cão e vai alegar que não tem tempo.
 
 
(FOTO:Flickr//Eco-Pup)
 
Dono que quer um cão normal e educado, mas sabe que dá trabalho.
Esse dono vai pesquisar qual a melhor raça que vai se adequar ao seu estilo de vida.
Sabe que um cão não entende o que nós falamos, tem paciência no aprendizado das necessidades fisiológicas do seu peludo, dedica tempo para o treinamento de obediência básica.
Mesmo chegando cansado em casa, vai levar seu peludo para passear, pois ele sabe que o bichinho passou o dia dormindo ou destruindo objetos por falta do que fazer.
Já pesquisou e sabe que um cão dá trabalho, mas tê-lo por perto é muito recompensador, principalmente pelo amor incondicional que eles nos dão.
 
O dono que conflita seu cachorro.
Esse dono quer que seu cão fique calmo, mas a primeira coisa que faz é agitar o peludo quando chega à casa.
Faz ele pular, faz ele latir, mas se o dono estiver todo arrumadinho ou estiver recebendo uma visita não quer que o cachorro pule e fique agitado e só sabe reclamar.
Não quer que o cachorro peça comida enquanto a família está comendo, mas não para de dar pedaços de carne por baixo da mesa, pois o bichinho faz cara de coitadinho.
Quando chega uma visita para jantar e o peludo começa a latir e pular pedindo comida, o pobre coitado do cachorro é que é chamado de mal educado.
Esse dono também acha que seu cachorro entende tudo que ele fala (pensando bem nos outros tipos de donos eles também acham que seu cão entende tudo que ele fala – risos!).
Cães precisam de regras claras: ou pode pular ou não pode, ou pode subir no sofá ou não pode.
Não tem meio termo (com exceção dos cães que aprendem truques).
 
(FOTO: Flickr//silgeo)
 
O dono que quer cachorro por “status”.
É o típico dono que gosta de comprar cachorro pra dizer que tem.
Não dá nenhuma atenção para o peludo, o cachorro é quase um quadro.
Quem cuida do cachorro é o caseiro ou a empregada e o cachorro tem que ter sorte porque se os empregados não gostarem de bichos ele vai ter uma vida medíocre e muitas vezes de maus tratos.
Se esse dono não estiver satisfeito com esse cão provavelmente vai doá-lo ou abandoná-lo em qualquer lugar.
Já vi vários casos de raças raras e caras abandonadas por seus donos que resolveram se mudar ou estão se separando e nenhum dos dois quer o cachorro.
 
Conclusão
No final de todas as avaliações, o único dono que realmente deveria ter um cão é o nº 3, já que esse entende as necessidades do seu peludo.
Vai escolher a raça mais adequada para o seu estilo de vida, vai passear, vai treinar, vai ter paciência quando o filhote destruir os objetos ou quando tiver dificuldades no aprendizado das necessidades fisiológicas, vai saber que manter um cão custa caro.
 
 

Nenhum comentário: