quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ótima matéria feita pela ANDA sobre investigações da ONG Mercy for Animals


Já fizemos várias postagens em nosso blog sobre a MERCY que faz um excelente trabalho de conscientização a respeito do trato dado aos animais de consumo.
 
Recebemos sempre seus boletins.
 
Mas, hoje, a ANDA, publicou um ótimo material a respeito de uma das ultimas investigações feita pela Mercy.
 
Leia:

Califórnia/EUA

Casa de leilão é acusada de praticar atrocidades contra animais

 

Por Patrícia Tai (da Redação)
Foto: Associated Press, Gillian Flaccus

Promotores apresentaram graves acusações de crueldade aos animais contra o proprietário e sete funcionários de uma casa de leilões de gado no sul da Califórnia, após vídeo secreto filmado por grupo de ativistas de direitos animais ter mostrado funcionários chutando, espancando e arremessando os animais enquanto eles eram preparados para serem vendidos. As informações são do Global Animal.

O vídeo amador, obtido na terça pela Associated Press e filmado pela ONG Mercy for Animals, de Los Angeles, mostra os funcionários chutando e batendo em porcos para obrigá-los a subirem por uma rampa estreita, batendo em emas com um bastão e arremessando cabritos pelo pescoço e patas traseiras.
Em uma cena, dois funcionários arrastam uma ovelha doente que não pode andar por suas orelhas e a suspendem como um objeto até ser colocada na parte traseira de uma van.

Promotorem entraram com um total de 21 acusações contra o proprietário, Horacio Santorsola, e sete funcionários, após conduzirem investigação adicional com a ajuda da ONG Inland Valley Humane Society, disse Reza Daghbandan, um promotor do distrito de San Bernardino.

Os réus, que não se encontram sob custódia, terão uma audiência em 20 de Julho e receberão uma pena máxima de um ano de prisão e uma multa de mil dólares, se forem condenados, diz ele.
Santorsola, de 73 anos, disse que está havendo um exagero sobre o caso e que ele e seus funcionários não fizeram nada de errado.

Ele diz que nunca foi acusado nos 18 anos que trabalha neste negócio, e também disse que “puxar animais pelo pescoço e pernas é necessário pois eles não são mansos”.
“Eu acho que é um monte de porcaria”, disse Santorsola. “Como é que você vai pegá-los? Eles não têm uma guia. Eles correm, acreditem, eles realmente correm”.
O vídeo foi gravado no início deste ano durante um período de sete semanas por um investigador disfarçado, usando uma micro câmera oculta em sua roupa, disse Matt Rice, diretor de investigações da Mercy for Animals.

Os promotores contaram com a ajuda de veterinários para determinar que as ações caracterizam comportamento criminal, disse Daghbandan.
Especialistas que viram a filmagens consideraram o tratamento aos animais, que incluem emas, porcos, cabritos, ovelhas e vacas, como “brutalmente impróprio”.

“Se eles tivessem feito isso a um animal doméstico como um gato ou cão, todos saltariam de indignação”, disse Holly Cheever, uma veterinária e testemunha de casos de crueldade que é também vice presidente da Associação New York State Humane.

Cheever disse que em uma cena, uma vaca parece estar tendo um prolapso uterino e está sangrando.
“Arrastar animais abatidos, arremessar filhotes no chão, deixando-os ofegante e morrendo: é difícil escolher uma pior cena, porque é tudo muito desagradável do início ao fim”, acrescenta.

O website da Ontario Livestock Sales diz que a companhia, que é uma empresa familiar situada a 64 quilômetros a leste de Los Angeles, realiza leilões todas as terças-feiras e explora cavalos, gado, cabras, porcos e animais exóticos.
A instalação, que foi fundada em 1936, vende 1.000 a 1.300 animais a cada semana, de acordo com o site.

A Mercy for Animals filmou diversas instalações de empresas de gado nos EUA, incluindo uma granja de aves que no ano passado levou a empresa McDonalds a encerrar o contrato com seu fornecedor de ovos após uma filmagem secreta ter mostrado galinhas amontoadas em gaiolas apertadas, pintos machos sendo atirados em sacos plásticos para morrerem sufocados e funcionários cortando os bicos das aves.
No entanto, cabe lembrar que a troca do fornecedor neste caso apenas mascara o problema, pois sabe-se que todos os fornecedores da indústria de ovos operam desta mesma maneira cruel.

A única forma de evitarmos que tal situação continue acontecendo é nos tornamos veganos.


O vídeo abaixo tem imagens muito fortes.

 
(as filmagens investigativas foram feitas no início do ano)
 

Nenhum comentário: