quarta-feira, 20 de junho de 2012

Por que vestimos animais como gente?

 

cachorro vestido gente engraçado

Quantas vezes você teve que ver as fotos do chiuaua da sua tia vestido com roupinhas de gente?

Uniformes de policial, vestidos, fantasias?

Agora você pode finalmente entender porque vestimos animais como gente.

Segundo psicólogos, sabemos o que nos torna um ser humano nos termos biológicos, mas psicologicamente, ficamos confusos.

De acordo com uma pesquisa recente, não atribuímos características humanas somente por que alguma coisa age como uma pessoa, mas para nos sentirmos em controle do ambiente que nos cerca.

» Olhar de culpa de cachorros é imaginação dos dono

Por anos, especialistas estudaram o que é conhecido como antropomorfismo: será que é certo achar que o pintscher de sua tia tem mais qualidades humanas do que um outro bichinho qualquer ou, até mesmo, do que a torradeira?

O estudo pedia que voluntários descrevessem objetos com qualidades humanas e que outros voluntários falassem dos mesmos objetos com características específicas e frias.

Depois uma análise foi observado que aqueles que descreviam o objeto como “humano” o entediam melhor do que aquelas que faziam uma descrição superficial.

Daí a conclusão que o antropomorfismo acontece para que tenhamos uma maior compreensão do mundo que nos cerca.

» Dirigir um carro é mais ecológico do que ter um cachorro

A solidão é outra causa do antropomorfismo.

Temos a necessidade de nos conectar com outros humanos.

Quando isso não acontece formamos conexões com não-humanos mesmo, sejam animais (como aquelas pessoas que chamam seus animais de filhos) ou a TV.

Infelizmente o oposto também é verdadeiro.

Quando as pessoas têm muitas conexões com os próprios humanos elas tendem a “desumanizar” animais e não tratá-los tão bem.

[LiveScience]

Nenhum comentário: