quarta-feira, 20 de junho de 2012

Kennel Club promove inclusão social com vira-latas

Pela primeira vez em 125 anos de história, a organização americana permitiu que cães sem raça participem de competições com cachorros de pedigree

A partir de agora, os cães SRD podem participar de competições de agility, rally e obediência
 
A partir de agora, os cães SRD podem participar de competições de agility, rally e obediência
Crédito: Reprodução / Washington Post
 
 
Em um gesto de preocupação com os cachorros, sem exceção, pela primeira vez nos 125 anos de história do American Kennel Club (AKC), os cachorros SRD (sem raça definida) foram autorizados a participar de competições ao lado de raças puras, segundo o jornal Washington Post.

O AKC, famoso por ser uma das organizações mais respeitadas do mundo, flexibilizou um pouco suas normas, criando uma nova opção para os donos de cães SRD, definida pela organização como “AKC Canine Partners”.

O programa permite que os cachorros, independentemente do pedigree (ou da falta dele), participem das competições de rally, agility e obediência.

Neste fim de semana, o Mattaponi Kennel Club realizou sua primeira competição com os cachorros de raças mistas, referindo-se ao evento como “Todos os americanos”.

Entretanto, os vira-latas não podem participar dos concursos de beleza, já que os juízes avaliam precisamente o cachorro conforme os padrões de cada raça.

A questão sobre permitir a presença de SRDs em competições tem sido tema de discussão há sete ou oito anos, de acordo com um porta-voz do AKC.

Antes de finalmente ser aprovada, uma proposta anterior defendia a participação de “vira-latas”, contanto que fosse em categorias separadas, e não diretamente contra puros-sangue.

A ideia, no entanto, causou uma mobilização dos donos de cachorros sem pedigree, fazendo a divisão ser reconsiderada.

“O AKC sempre foi conhecido como defensor de cachorros de raça pura, disse Gina DiNardo, da organização, ao periódico americano.

“Mas estamos preocupados com o bem-estar de todos os cães.

Nós queremos que eles se tornem parte do nosso rebanho”.

De acordo com Ernie Solone, editora chefe da revista Dog Fancy, esse é um forte indício de que o AKC está tentando ser mais inclusivo com os cachorros do mundo.

http://petmag.uol.com.br/noticias/kennel-club-promove-inclusao-social-com-vira-latas/

Nenhum comentário: