quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Cão que puxa a coleira - Compartilhando minha experiência

Nada, nada, nada - para mim - é mais frustante e cansativo do que sair na rua com um frenchie ansioso, que traciona desesperadamente a coleira.


Ser levado para passear pelo cão deveria ser incluído na lista dos pecados capitais.

 

 
Você leva seu cão para passear ou é ele que te leva?
Fonte: Animal Feliz

Por esta razão, Tigre já foi preterido, algumas vezes, nos passeios onde eu segurava sua guia, porque guiá-lo, nem sempre era fácil.
Havia dias em que ele se comportava bem, outros estava ligado em 220 volts e sai de baixo!
Coitado dele, a falta era minha.

Antes que alguém pergunte: tentei várias técnicas, inclusive a do reforço positivo com o
clicker (que adoro, uso e indico!).
Acredito que muitos métodos de treinamento são bons, mas há indicações, mais ou menos adequadas, para cada caso e pessoas que se adequam, mais ou menos, a cada técnica.

Mas, por este milagre, tenho que agradecer a
Cesar Millan, porque depois de quase 6 anos, a sua metodologia foi efetiva e praticamente imediata para resolver a questão do Tigre puxar a coleira.
E, mais importante, a técnica dele mantém o comportamento estável do cão, há tempos a utilizamos e não houve nenhuma oscilação no comportamento do meu frenchie.

Muitas pessoas me escrevem relatando este problema, desculpem-me por ter demorado a escrever sobre a minha experiência.

Princípios da técnica:

1) Mantenha seu cão emocionalmente tranquilo enquando você inicia o ritual do passeio (calçar sapatos, pegar coleira, etc. - você sabe que seu cão magicamente detecta detecta este momento, pela sua linguagem corporal)
Muitos cães já começam a desestabilizar/ficam ansiosos (pulam, correm, etc.) neste momento, não é mesmo?
NÃO PERMITA!
Corrija este comportamento.


2) Só coloque a coleira em seu cão se ele estiver emocionalmente estável

O cão não pode estar pulando, não pode estar ansioso.
Deve estar tranquilo!
Com o Tigre isso não foi muito grande problema, mas com outro cão meu, bastava ele ver a coleira, em minhas mãos, para ligar o turbo - parecia um cabrito.
Para este cão, decidi mostrar-lhe a coleira várias vezes por dia, para que ele fizesse a desassociação entre coleira-passeio. Funcionou.
Além disso, para que eu colocasse a coleira nele, ele deveria estar, quieto, na
posição de stay.
Eu poderia ter escolhido a posição "sentado", isso é indiferente.
O que isso significa?
Que eu estava mostrando para o meu cão que, desde antes do passeio, quem estava no controle era eu. (Cesar Millan)

Não foi difícil chegar à conclusão que sempre que passeava com meus cães (atividade prazerosa, prêmio) depois que eles se comportavam mal (mantendo inquietude, ansiedade, pulando), eu reforçava o mal comportamento deles.


3) Só saia de casa se seu cão estiver calmo

Você só vai sair de casa, depois que a porta estiver aberta e seu cão se mantiver impassível, sentado, esperando você o convidar para sair.
Se ele não conhecer o comando "senta", faça com que ele se sente, empurrando o seu bumbum em direção ao chão.
Enquanto ele não se acalmar, não saia.
Seja mais determinado(a) que seu cão!

NOTA:
É fácil?
Não.
No primeiro dia, devo ter gasto quase 1 (uma) hora até chegar ao passo 3, mas valeu a pena!

4) Mantenha a coleira no alto do pescoço e o ritmo constante durante a caminhada

A coleira deve estar o mais próximo possível das orelhas (como nos cães de exposição), isso aumenta o nosso controle sobre o cão.
Todas as vezes que o cão se distrair, firme a coleira.
Os primeiros poucos minutos podem ser um pouco tensos, o cão pode tentar resistir ou se distrair - mas é por pouquíssimo tempo!
Uma vez que você imprime um ritmo na caminhada, o cão vai te acompanhar e estará atento a você e aos seu ritmo de caminhada.
Quem passeia com cães machos sabe que eles param a cada 2 metros para fazer xixi.
Por incrível que pareça, desta maneira, eles não param a não ser que você decida parar.

5) Esteja certo(a) e seguro(a) do que vai fazer

Cães são ótimos leitores de linguagem corporal.
Se você estiver com pena de impor limites e regras ao seu cão, tenha certeza que ele captará isso e será mais difícil obter êxito em sua empreitada canina!
Seja firme e tranquilo!

Assisti vários programas sobre este assunto, para reunir essas informações e entender o processo. Você pode começar assistindo este:
 
O encantador de cães Dalmata puxa no passeio
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cgj0itgYY-E
 
 
http://www.blog.villechamonix.com/

Nenhum comentário: