quarta-feira, 27 de junho de 2012

Através de acupuntura e fisioterapia, ONG reabilita cão atropelado


Matéria extraida na integra do Site Noticia Animal
http://noticiaanimal.com.br/viewpost.php?idpost=825

Mais do que reabilitar animais feridos, a entidade piracicabana de proteção animal Vira-Lata Vira-Vida (VLVV) de Piracicaba -SP destaca-se pela promoção da qualidade de vida e valorização dos cães mantidos no seu abrigo.
É com essa ideologia que a ONG iniciou um trabalho de apoio terapêutico com técnicas de acupuntura e fisioterapia, que vêm ajudando a reabilitar muitos dos 375 cães cuidados pela entidade. Dentre eles, o mascote Gaspar, que foi vítima de atropelamento no dia 07/04 por uma motocicleta no bairro Santa Teresinha.
Resgatado pelo Canil Municipal, o animal sofreu severas lesões no acidente.
"Foram constatadas incoordenação nos quatro membros, cabeça pouco rotacionada, sangramento no ouvido e dificuldade para se locomover.
Gaspar apresentava edema na região da cabeça e pescoço, tremores e nistagmo (movimentação involuntária dos globos oculares).
O tratamento inicial foi com antiinflamatórios e analgésicos, o cão apresentou melhora no quadro clínico, porém não conseguia manter o pescoço e a cabeça na posição normal", relatou a coordenadora do CCZ, Dra. Eliane Carvalho, responsável pelos primeiros socorros.
O tratamento realizado no Canil Municipal salvou a vida de Gaspar, mas ele ainda sofria sequelas graves.
Ciente do trabalho de terapias complementares desenvolvido pela VLVV, a coordenadora do CCZ pediu intervenção da entidade no caso.
A presidente da ONG, Miriam Miranda, assumiu os cuidados do animal no dia 08/05. "Nesta data, Gaspar foi recebido pela veterinária e responsável técnica da ONG Vira-Lata, Dra. Luciana Zanfelício.
A coordenadora do CZZ entregou todos os exames realizados no cachorro, incluindo um raio-X que constatava duas pequenas fraturas no crânio, edema e hematoma", informa Miriam.
A reabilitação contou com o apoio das médicas veterinárias Fernanda do Passo Ramalho, especialista em fisioterapia animal e Sofia C. Fonseca, que trabalha com acupuntura.
As sessões terapêuticas garantiram a gradual recuperação motora de Gaspar.
"Apesar de ainda estar com a cabeça inclinada, ele já consegue mantê-la firme por mais tempo. Hoje ele faz tudo de forma independente e responde bem a qualquer estímulo.
Quando chegou, ele estava bem atrapalhado e sem direção, mas este quadro já foi totalmente revertido", explica a veterinária Fernanda.
Com o sucesso do tratamento, Gaspar em breve estará disponível para adoção.
E para garantir que sua condição de saúde continue progredindo, a VLVV informa que as veterinárias oferecerão assistência domiciliar ao animal mesmo depois de adotado.
 
Quem tiver interesse em oferecer um novo lar a este menino guerreiro deve entrar em contato com a entidade pelo telefone (19) 9831-1929 ou através do website:
 
As adoções são realizadas dentro do próprio abrigo da ONG.
O trabalho de valorização dos animais da VLVV
Não é a primeira vez que a ONG VLVV inova ao oferecer serviços que valorizam e aprimoram a vida dos animais mantidos pela entidade.
Conforme já divulgado pela Agência Notícia Animal, a entidade realiza um trabalho de adestramento dos cães do abrigo, uma vez que grande parte deles foram vítimas de acidentes, abandono e maus-tratos - ocorrências que podem acarretar alguns desvios de comportamento, tais como insegurança, fobia e, em alguns casos, até agressividade.
Com objetivo de corrigir os traumas sofridos pelos animais, a entidade realiza um projeto de adestramento que agrega grupos de animais e voluntários.
Dessa maneira, além de valorizar o comportamento dos cães da entidade, a VLVV aprimora a capacitação dos ativistas que contribuem com os andamentos da ONG.
O projeto trabalha com três segmentos: um grupo para fins terapêuticos (cinoterapia), um grupo para demonstração e um grupo para adoção.
Miriam explica que o primeiro grupo visa formar cães para atuarem em hospitais com a finalidade de estimularem a saúde física e mental dos pacientes.
Por este motivo, o principal critério de seleção é feito pelo atestado de saúde física dos animais, além do temperamento dócil deles.
O segundo grupo - de demonstração - é composto por animais que destacam-se pela facilidade na aptidão de novos comandos. Eles receberão um tipo de adestramento conhecido pelo nome "agility", que ensina técnicas esportivas e recreativas, tornando-os mais adequados para cumprirem funções educativas, especialmente com crianças nas escolas.
Já o terceiro grupo compõe os demais animais da entidade disponíveis para adoção.
 
Para a presidente da ONG, a iniciativa visa contribuir para que as adoções sejam bem sucedidas, no sentido de facilitar a adaptação dos animais aos seus novos lares.
Fotos: VLVV

Nenhum comentário: