quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Microcamp e Vira Lata realizam pesquisa sobre animais domésticos




A Microcamp Piracicaba em parceria com a Ong Vira Lata Vira Vida está realizando uma pesquisa por amostragem, sobre cães e gatos que possuem tutores e moradia.

O objetivo da pesquisa é traçar um diagnóstico dos aspectos e cuidados que envolvem a criação de animais e o perfil do proprietário piracicabano.

A equipe da Microcamp está visitando todos os bairros da cidade e os dados serão transformados em indicadores pela equipe da Ong Vira Lata Vira Vida.

A pesquisa possui 7 perguntas e busca informações sobre número de animais por moradia, se são castrados, vacinados ou se recebem assistência veterinária periódica.

Com essas informações será possível criar indicadores para um programa de credenciamento animal, além de possibilitar o desenvolvimento de programas e campanhas com objetivos focados nas necessidades encontradas.

Muitos animais, que hoje estão nas ruas, se perderam de seus tutores e sem identificação se tornaram animais abandonados.

Para o desenvolvimento de um programa de identificação desses animais é necessário entender a forma como são tratados, condições de saúde, preocupação na atualização de vacinas e principalmente, a motivação dos proprietários para castrá-los.

O processo de identificação dos animais domésticos, especificamente cães e gatos, começa pela conscientização dos proprietários sobre a responsabilidade e deveres assumidos ao ter um animal em casa.

Muitos animais hoje morando nas ruas, são frutos de crias indesejáveis que nascem dentro da própria residência e são abandonados em vias públicas.

O resultado da pesquisa será compilado e apresentado para os órgãos públicos competentes para que, junto com entidades do Terceiro Setor e profissionais da área, possam desenvolver ou ampliar programas que melhorem as condições de vida dos animais em Piracicaba.

É importante que políticas públicas sejam criadas para controle populacional dos animais, mas para isso é fundamental uma amostragem das condições em que vivem os animais e o nível de conscientização de seus tutores.

O resultado deve ser apresentado no início do próximo ano.

http://www.viralataviravida.org.br

Nenhum comentário: