segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

1o. Mutirão Itinerante de Castração

 



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ)/ Canil Municipal e a ONG Vira Lata Vira Vida, iniciou nesta sexta-feira (21) o Projeto Itinerante de Castração nos Bairros, que atende os animais de bairros periféricos com características socioeconômicas e culturais deficientes, assistidos pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).


O primeiro mutirão aconteceu no bairro São José, abrangendo a área do Cantagalo. Foram castrados 50 animais, sendo 37 cães e 13 gatos. Participaram do trabalho 8 voluntários da ONG Vira Lata, 11 funcionários do CCZ, 2 do CRAS, 3 do PSF e 6 da Creche Municipal Ruth Cardoso, onde as tendas para castração foram montadas.

O Secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, explica que o principal objetivo das castrações é reduzir o número de animais abandonados vitimas de crias indesejadas e sem controle no município.
Além disso, com a esterilização dos cães e gatos haverá redução na ocorrência de tumores de mama, testículo, piometra (infecção de útero) e tumores venéreos (TVT, transmitidos através da cópula entre os animais).

O intuito é também sensibilizar os responsáveis pelos animais sobre a importância da cirurgia de castração. Para a coordenadora do CCZ, Eliane de Carvalho Silva, o envolvimento da comunidade através das lideranças locais, escolas e igrejas no projeto criará vínculos entre eles e os animais, consequentemente diminuindo o abandono e maus tratos e fazendo com que os mesmos vivam em melhores condições nos bairros.

Miriam Miranda, presidente da Ong Vira Lata relata que o trabalho foi realizado com planejamento e a equipe conta com um censo com o numero de animais que vive na comunidade.

Este censo, realizado pela equipe dos PSFs locais, norteará as próximas ações no bairro.

http://www.viralataviravida.org.br/

Nenhum comentário: