terça-feira, 4 de setembro de 2012

Manifestação feita em SP contra a morte de golfinhos no Japão

.
A Izolina Ribeiro, do Esquadrão Pet, nos mandou notícias sobre a manifestação na porta do Consulado do Japão, realizada no dia 01/09/12, contra a matança de golfinhos em Taiji naquele país. Diz ela:


- O vídeo The Cove agora pode já está disponível com legendas em portugues. Publiquei o link no blog http://esquadraopet.blogspot.com.br/2012/08/the-cove-o-documentario-ganhador-do.html


- O blog oficial onde se pode saber mais sobre o assunto é este.


obs: Veja q inclusive existe uma preocupação em não se atacar diretamente o povo japones porque senão podem alegar que estão caçando os golfinhos porque estão mal economicamente falando. Está nas explicações dadas aos ativistas.

- Nesta página dá pra ver quantas cidades participaram do protesto pelo mundo.
Segundo li em algum lugar foram mais de 90 cidades participantes. https://www.facebook.com/Savemistythedolphin


- sobre a manifestação aqui em SP: foi muito legal, estava bem melhor do que no ano passado. Compareceram pelo menos o triplo das pessoas do que em 2011 e estávamos mais organizados inclusive.
Ficamos durante mais de 3 horas em frente ao consulado japones na região do Jardins, mais precisamente na Av Paulista, 854 e somente após o consul geral do Japão ter aceitado receber as cartas pelas mãos do representante das Ongs Veddas e Aila com a manifestação de que os ativistas e ambientalistas não aceitam nem a captura e nem a morte dos golfinhos que se iniciou agora no dia 01/09 é que nos retiramos.
Ainda fomos nos manifestar um pouco na própria Av Paulista como vc. pode ver nas fotos.




FOLDERS DE DIVULGAÇÃO


arte: Rosana Tsibana.

arte: Rosana Tsibana.























_____________

TEXTO DISTRIBUIDO DURANTE A MANIFESTAÇÃO

Inicia-se amanhã, dia 01 de setembro a matança de golfinhos em TAIJI, Japão.

O massacre ocorre todos os anos, de Setembro a Março. Os caçadores saem com cerca de 12 barcos de pesca, eles utilizam varas de aço, e batendo-as criam uma barreira sonora que confunde o sonar dos golfinhos, os quais ficam atordoados e em pânico, então são conduzidos para a enseada, onde a maioria é morta e alguns são selecionados para cativeiro.

O terror se instala e famílias inteiras de golfinhos, inclusive bebês, jovens e fêmeas prenhes são brutalmente mortos, sem nenhuma piedade.
É incrível, mas segundo relatos, as mães fazem de tudo para não abandonar seus filhotes, elas lutam a todo custo para defendê-los, porém logo eles são separados e testemunham a morte de seus familiares e a sua própria morte.

A morte é extremamente dolorosa, os golfinhos são atacados a golpes de facas e pequenos arpões, eles não morrem instantaneamente, agonizam por até uma hora com enormes cortes pelo corpo todo, alguns são arrastados por caminhões ainda com vida para serem levados a “fabrica”, onde serão eviscerados, cortados e embalados para venda de sua carne em supermercados locais.

Cada golfinho morto para a venda de sua carne rende aos caçadores cerca de 600 dólares, e os que são selecionados para cativeiro, são vendidos a aquários no mundo todo por até 200 mil dólares. Na verdade, a força que sustenta todo esse comércio, é a indústria do entretenimento, como o Sea World, e outros que promovem shows com golfinhos e outros animais marinhos.

Todo ano, mais de 20.000 golfinhos são mortos, estima-se que nos últimos 20 anos, cerca de 400.000 golfinhos foram mortos em águas japonesas. Esta prática, que os japoneses chamam de “tradição” já ocorre há 400 anos.
Os caçadores alegam que a caça anual tem também o propósito de “controle de pragas”, dizem que os golfinhos comem muito peixe, fato que causa prejuízo à indústria pesqueira.

Fonte: BBC.
 
 

Nenhum comentário: