quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Banho demais faz MAL!

 




Conheça algumas dicas para manter seu pet limpo e saudável.

Uma coisa é certa: as pessoas que amam seus animais de estimação querem vê-los sempre felizes, confortáveis e sadios.
E com o grande crescimento do mercado pet, que a cada dia lança uma infinidade de produtos de higiene e estética, muitos donos não seguram a euforia para ver seus bichinhos sempre mais cheirosos e usando os acessórios da moda.

Higiene é bom, mas não foge à regra e banhos em excesso podem fazer mal à saúde de cães e gatos. “Embora muitos proprietários tratem seus pets como se fossem gente, é bom lembrar que eles não são e que suas necessidades higiênicas são muito diferentes das nossas.

Aquelas pessoas que acreditam que cães e gatos podem tomar banhos diários devem ficar atentas, pois estão deixando seus melhores amigos expostos a alergias e outras doenças”, explica a médica veterinária do Mascote Pet Shop, Drª Ana Flávia Ferreira.

Periodicidade / Frequência dos banhos

Alguns fatores devem ser levados em consideração para determinar o intervalo entre um banho e outro:
- Filhotes que ainda não foram vacinados devem evitar banhos em pet shops.

O ideal é que o primeiro banho seja dado em casa, a partir dos dois meses de vida, utilizando água morna e sabonete ou xampu próprio para filhotes.

O horário ideal para o banho é entre 11h e 15h, e a secagem deve ser feita com o auxílio de um secador.

Banhos em empresas especializadas só devem acontecer após o término do esquema de vacinação e vermifugação.

- Banhos em animais com pelos curtos são indicados a cada 15 dias no verão, e a cada 30 dias no inverno.
- Os gatos podem seguir o mesmo esquema: banhos a cada 15 ou 30 dias; porém a escovação do pelo deve ser feita toda semana.

- Os cães com pelos longos, que necessitam de escovação diária, fazem parte de uma exceção e podem tomar banhos com intervalos de sete ou 15 dias.

Se mesmo antes do intervalo do próximo banho o odor do pet estiver mais forte, Drª Ana Flávia dá a dica:
Existem no mercado alguns produtos conhecidos como ‘banho seco’.

Com o auxílio de um pano, o proprietário pode promover uma limpeza superficial do pelo do animal, deixando-o com o odor mais agradável e evitando o banho antes do período certo.

Estes produtos também são indicados para os filhotes.

Outros cuidados –

A hora do banho é o momento ideal para colocar em dia a higiene de outras áreas do corpo, como os ouvidos, cujos canais auditivos devem ser limpos para evitar o acúmulo de cera; os dentes, que só podem ser higienizados com escova e cremes próprios para animais, o que pode acontecer toda a semana, se o pet estiver habituado; e as unhas, que dependendo do crescimento, podem ser aparadas a cada 10 dias, mas sempre por profissionais especializados.

Animais de estimação limpos e cheirosos são tudo de bom, e respeitando estas dicas você ainda garante a saúde do seu melhor amigo.

O mais indicado é que os banhos sejam feitos a cada 15 dias no verão, e a cada 30 dias no inverno.


Crédito: Arquivo Mascote Pet Shop

http://www.tudosobrecachorros.com.br/2012/05/banho-demais-faz-mal.html

Nenhum comentário: