quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O esquecimento dos animais que trabalharam nos bastidores das Olimpíadas

 



 

 
Nossa querida Áurea Abrantes, já de volta ao Brasil, nos fala sobre os animais de trabalho e em especial, aqueles que foram usados durante as Olimpíadas de Londres em que ela trabalhou. Ela questiona sobre a indiferença quanto aos animais que trabalham nos bastidores e no cotidiano.
Vejam:
Antes e durante as olimpíadas de Londres, muito se falou sobre o fato de utilizarem animais no cenário inicial da cerimônia de abertura, algo que , eu pessoalmente também discordo.
 
Entretanto, como tive a oportunidade de estar presente em varias ocasiões e eventos nas Olimpíadas, recolhi informacões, de animais que também estavam lá, trabalhando por trás dos bastidores, com chuva ou sol, e como fazem parte da rotina do dia-a-dia pouco ou nada falou-se sobre eles.

Ao contrario dos animais utilizados no cenário de abertura, que logo apos a cerimonia voltaram para sua fazenda de origem, estes animais da cidade continuam a trabalhar, sendo explorados pelos humanos e para os humanos, com os propósitos mais diversos.
Ainda que estes animais sejam bem tratados durante o período de trabalho, são animais que estão expostos a riscos e que são privados de expressarem seu comportamento natural, por imposição do dever que nos humanos, lhes impomos.
Este e o meu tributo`a eles.
 
Cães
Um cão farejador e um cão treinado para trabalhar usando seus sentidos, e neste caso o olfato, para detectar explosivos, tracos de sangue e drogas ilegais.
 
Há evidencia documentada dando conta de que já na Idade Media cães eram usados para rastrear bandidos e criminosos.
 
Uma das primeiras tentativas reais para usar cães como auxilio policial na detecção de um crime foi em 1888, quando dois cães da raca bloodhound foram usados em um rastreamento-teste pelo então comissário da policia metropolitana de Londres, Sir Charles Warren, para rastrear o famoso assassino vitoriano " Jack, o Estripador" .
 
Os resultados não foram satisfatórios já que os relatórios indicam que um dos cães teria mordido o comissário de policia, e que mais tarde, ambos cães teriam fugido, tendo sido necessário uma busca policial para resgatar os cães.
A atitude no Reino Unido foi muito idêntica a da Europa Continental no inicio do seculo 20, os cães eram considerados benéficos desde que não custassem dinheiro ou necessitassem de treinamento ou cuidado especial, uma atitude que parece ainda prevalecer em muitos departamentos de policia em todo o mundo, na atualidade.
Todos os cães da policia britânica, independente do grau de disciplina com que são treinados, devem ser licenciados para trabalhar na corporação.
 
Para obter a licença, os cães devem passar por um teste na conclusão do seu treinamento, e depois a cada ano, ate serem aposentados, o que acontece geralmente por volta de oito anos de idade, quando então são adotados como animal de estimação, com sorte, na maioria das vezes, pelo próprio policial/treinador com o qual fazem patrulha.


 

 
http://en.wikipedia.org/wiki/Police_dog
 
Cavalos -Horse Guard Parade
Local onde foram realizadas as competições de vôlei de praia, durante as olimpíadas de Londres.
A Horse Guards foi assim nomeada por ter sido o local onde a tropa de guarda pessoal dos reis e rainhas da Inglaterra se estabeleceram desde o período do rei Charles II em 1660 e continua sendo a entrada oficial para o Palácio de Saint James e para o Palácio de Buckingham.
A cerimônia de troca da guarda acontece todos os dias da semana.
A guarda pessoal da rainha e os estábulos reais também ficam ai alojados.
Os cavalos e respectivo cavaleiro ficam de guarda neste posto todos os dias das 10 ate as 16 horas, e são trocados a cada hora.


 


http://en.wikipedia.org/wiki/Horse_Guards_%28building%29
 
http://www.ogritodobicho.com/2012/08/comerciais-da-consul-maravilhoso.html
 

Nenhum comentário: