segunda-feira, 21 de maio de 2012

SUIPA responde a matéria feita sobre os cães que circulam no Campus da UFRJ

 

 
A resposta é com referência a matéria sobre os cães que, supostamente, estão "aterrorizando" no Campus da UFRJ. Saiba mais sobre o assunto no link abaixo:


Agora, para comprovar a quantidade de tempo que esta situação existe, veja esta nossa postagem de dois anos atrás:

CAMPUS UFRJ, COMO SEMPRE, AS ONG´S SEGURANDO AS PONTAS!

Isto dá um cansaço.... lidar com imprensa é um saco!!! volta e meia são os pombos, os cães da UFRJ e outros vícios jornalístico que embala a ignorância deles e do povo que assiste...
Vejam aí a repetição da situação, nas palavras da SUIPA:
_______________________
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Izabel Cristina Nascimento
Data: 18 de maio de 2012 02:09
Assunto: RESPOSTA Á SUA MATÉRIA SOBRE CAES NO FUNDAO
Para: ronaldo@oglobo.com.br

Prezado Ronaldo,
Em resposta à sua matéria sobre os cães que vivem nas áreas externas do CT do FUNDÃO, que saiu ontem (17/05/12), esclareço que esses animais vivem há anos naquele local, sendo alimentados e cuidados pelos alunos, professores, visitantes e protetores independentes que ali trabalham e estudam.

Há cerca de uns tres ou quatro anos, o RJTV fez uma matéria local, onde fui conversar com a repórter, porque a reclamação era a mesma.
Na época, a SUIPA encaminhou uma carta à Reitoria para que se conseguisse um patrocinio para que a SUIPA pudesse, aos domingos, esterilizar cerca de QUARENTA ANIMAIS, entre cães e gatos, que vivem no FUNDÃO, por serem animais comunitários e também por serem animais das comunidades próximas ao FUNDÃO.
O Morro do Barbante praticamente "dentro" do FUNDÃO, tem uma infinidade de familias com animais de estimação, que transitam em todo o campus há anos e, alguns deles, como esses "bonitões na foto" cresceram naquela área.
Por AINDA não estarem esterilizados, isto é, castrados, eles se tornam os "donos" do território e,além disso, provavelmente alguma fêmea esteja no cio, para que eles fiquem com esse comportamento perante às pessoas que passam próximo a eles.
Até hoje, a SUIPA não teve resposta da Reitoria e, em nenhuma empresa que está instalada no FUNDÃO, se interessou em conversar conosco para ajudar nas esterilizações, já que a SUIPA tem um programa há quase vinte anos chamado PAVEM - PROGRAMA DE ATENDIMENTO VETERINÁRIO MÓVEL, que consiste em um trailler com uma sala de cirurgia, onde dois veterinários e dois auxiliares de serviços veterinários fazem , aos domingos, as cirurgias de 40 animais, já cadastrados pela SUIPA semanas antes , para que seus responsáveis possam ir ao local levando o cao/gato para ser esterilizado(a), retornando horas após, para casa, com seu animalzinho já acordado onde ficará dez dias fazendo o pos-operatório.
Esse serviço a SUIPA faz desde 1996 nas comunidades carentes no Estado do Rio de Janeiro.
No caso dos "bonitões do FUNDÃO", teriamos que ter uma sala naquele local para que pudèssemos colocá-los para o pré e o pós-operatório.
Depois de esterilizados, tornam-se mais tranquilos.
 
Abs,
Bebel da SUIPA
 
 
.

Nenhum comentário: