quarta-feira, 23 de maio de 2012

Por que os gatos se lambem tanto?

361311 Por que os gatos se lambem Por que os gatos se lambem tanto?
Gato se lambendo (Foto:Divulgação)

No mundo sabe-se que existem cerca de 250 subespécies de gatos-domésticos, mas com os cruzamentos e com a ciência esse número tem crescido bastante.

De personalidade independente, eles se tornaram um animal de companhia bastante apreciado em todo o mundo e apesar de serem conhecidos por sua independência, os gatos são bastante carentes e gostam de chamar atenção.

Porém os felinos apresentam variadas manias que podem deixar os donos confusos, ou apenas curiosos para saber os motivos.

E uma das manias mais interessantes dos gatos é a quantidade de vezes que eles se lambem. Segundo alguns pesquisadores da história dos felinos, “Os gatos constantemente lambem o corpo todo, o que lhes rendeu a fama de bichos muito higiênicos.

O ritual de passar língua nas patas, lavar a cabeça e orelhas e depois lamber o restante do corpo, nasceu de um instinto de defesa do animal.

Após as refeições, os antigos gatos se banhavam para retirar o cheiro do alimento que os impregnava, odor que poderia atrair a atenção de predadores diversos.”

361311 17 banho de gato1 Por que os gatos se lambem tanto?
Os gatos se limpam com lambidas (Foto:Divulgação)

Para explicar todo esse misticismo sobre os gatos e suas histórias, de forma mais clara e objetiva: as lambidas ajudam a remover a poeira e sujeira, além de ajudar a alisar os pelos, fazendo com que eles atuem como uma eficiente camada de isolante térmico.

No inverno, o gato pode ficar doente sem esta proteção.

Já no verão, o umedecimento do pelo ajuda a refrescar.

O lamber também pode ser uma forma de aliviar o estresse.

Caso seja perceptível que logo após o toque do dono ele comece a se lamber, não se preocupe, os gatos precisam manter os seus pelos lisos, retirar o cheiro do humano e fortalecer o seu próprio cheiro, pois para o gato o cheiro é muito importante.

O corpo ágil e flexível do gato permite que sua boca alcance quase todas as partes do corpo com bastante facilidade.

As patas são especialmente importantes.

Se machucadas, o gato perde muito da agilidade e com isso a capacidade de caçar.

Enquanto limpa cada pata, ele examina as garras para ver se não ficou nenhum resto de alimento.


361311 gatoenjoado Por que os gatos se lambem tanto?
Gatos se lambem o tempo todo (Foto:Divulgação)

Muitos mamíferos (incluindo o homem) têm o costume de “lamber o beiço” após a refeição, para remover restos de alimento em torno da boca.

Outras partes do rosto felino não são tão facilmente alcançadas; por isso o gato, por exemplo, umedece com saliva a pata dianteira, esfregando-a no pescoço, orelhas, olhos e bigodes, para limpá-los.

Quando o gato está limpo, seu pelo fica ligeiramente úmido por causa da saliva, porém ele logo fica seco e fofo.

Por isso a importância da lambida, ela ajuda a espalhar as secreções oleosas sobre a superfície e assim repelir os germes.


http://www.mundodastribos.com/por-que-os-gatos-se-lambem-tanto.html

Nenhum comentário: