segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vira lata participa da conferência internacional do voluntariado



Aconteceu em São Paulo, de 15 a 17 de dezembro, a 3a. Edição da Conferência Internacional do Voluntariado.

A voluntária Mirna Miranda representou a Ong Vira Lata no evento e trouxe para o grupo informações fundamentais para o aprimoramento da gestão de uma Ong.

"Participar de um evento internacional deste porte colocou a Vira Lata Vira Vida e mais de 500 Ongs a par do que acontece no país, e fora daqui, em relação ao 3º Setor neste momento" informou Mirna.

A apresentação de relatórios e pesquisas deram uma visão panorâmica deste segmento no mundo todo, possibilitando às Ongs terem noção dos avanços e desafios que têm de enfrentar.

Onde estão as tendências, o crescimento e o que está em declínio.

Nos mini cursos, ministrados por renomados consultores, foram apresentados os formatos e etapas de elaboração de projetos para captação de recursos através de agências financiadoras, tanto nacionais quanto internacionais.

Destaque para o papel das mídias sociais no processo de identificação de público, como chegar até ele, socialização da informação, captação de recursos, etc.

Bastante ressaltada foi a importância da transparência das entidades perante a sociedade para se conseguir bons parceiros, voluntários e colaboradores.

Outro tema bastante aplaudido foi sobre o Voluntariado e o Crescimento Pessoal apresentado pela psicóloga e pesquisadora Susan Andrews (na foto com Mirna.)



A palestrante trouxe resultados de pesquisas recentes que demonstram a importância para o cérebro humano de se fazer trabalhos voluntários, ser engajado numa causa social.

Momento de muita emoção em que a conferencista levou a platéia a uma reflexão profunda sobre estas questões.

Aplaudida de pé, Susan não conteve as lágrimas e fez muita gente chorar.

Nenhum comentário: