segunda-feira, 18 de junho de 2012

Métodos de Treinamento Canino

Semana passada, liguei a tv no Animal Planet e assisti a um episódio de O Encantador de Cães, Cesar Millan, o programa acabou e logo depois, me deparei com um outro programa sobre comportamento canino, e é claro que fiquei para assistir.

Bom, o apresentador e treinador em questão era Brad Pattison.

Como eu nunca havia falado ouvir dele resolvi ver o programa até o fim, e fiquei impressionada com os métodos dele, apesar de não ter entendido muito bem como funciona, o método dele me pareceu um pouco confuso, apesar de ser algo muito simples de se fazer e ele aplicar os mesmos métodos para todos os casos.
Os métodos eram o seguinte, não falar com o cão de jeito nenhum, nem uma palavra mesmo, era proibido durante o treinamento e passar de uma a duas horas com o cão dentro de casa preso a coleira que estaria presa ao quadril da pessoa, o que ele chama de treino umbilical.
A ideia é que durante esse tempo você faça suas atividades normais, como cozinhar, alimentar o bebê, comer, ir ao banheiro, tudo com o cão preso ao seu quadril, segundo Pattison, essa técnica faz com que o cão comece a seguir você e vê-lo como líder, para que vocês criem uma conexão.
Esse é o básico.
 


Brad Pattison e sua técnica de treinamento umbilical.
Eu indico a todos que vejam o programa, a técnica é realmente interessante, se funciona ou não, eu não sei.
Além disso, Brad Pattison, tem alguns livros publicados em versões em inglês:
- Synergy (Sinergia)
- Brad Pattison unleashed: a dog’s eye view of life with humans (Brad Pattison sem coleira: do ponto de vista do cão sobre a vida com humanos)
Pesquisando pela internet encontrei um artigo que fala sobre e compara os métodos de Pattison, Cesar Millan e da treinadora Victoria Stillwell do blog Shiba Shake: dog tips, care and traning.
Brad Pattison é um conhecido treinador canadense.
Ele tem seu próprio programa de tv sobre treinamento de cães, chamado At The End of My Leash (no final da coleira/guia) que é apresentado no Canadá e Europa.
Brad Pattison acabou de entrar no ar em outros países, com o nome de In The Doghouse (Na casinha do cachorro), aqui no Brasil, as terças-feiras no Animal Planet, a partir das 20h.
Brad Pattison também administra um programa de certificação de treinadores.
Depois de passar por um desses programas você estará apto e poderá colocar a sigla CET após o seu nome, como alguém que está qualificado a treinar um cão.
É bastante difícil achar vídeos de Brad Pattison em ação de verdade porque seus vídeos sempre são tirados do ar. No entanto, o fato de Pattison tirar seus vídeos de aulas de treinamento diz muito sobre suas técnicas de treinamento.
Na arena de treinamento de cães, existe um grande debate entre as pessoas que apoiam o treinamento de reforço positivo (Treino de reforço positivo permite que você controle o comportamento do cão através do controle de seus desejos, como comida, brinquedos, liberdade, brincadeiras entre outras recompensas) e as pessoas que preferem o treino aversivo (nesse tipo de treinamento, você desencoraja o mau comportamento aplicando estímulos não prazerosos e encoraja um bom comportamento parando com o estímulo).
Victoria Stilwell, por exemplo, é uma treinadora famosa que usa o método de reforço positivo, diferente de Cesar Millan que é conhecido pela sua técnica de treino aversivo.

Cesar Millan e Junior


Victoria Stilwell e seu treino de reforço positivo
Então, onde se encaixa Brad Pattison?
Brad Pattison parece ser um treinador comum.
Ele usa a técnica aversiva e se apoio principalmente em correções de coleira.
No entanto, para se diferenciar de Cesar Millan, Brad Pattison é ainda mais radical e não aplica apenas métodos físicos ao cão, mas também aplica métodos aversivos verbais aos donos de cães.
Em contraste com Victoria Stilwell que aplica alungs metodos aversivos com os donos de cães, e Cesar Millan que aplica os métodos aversivos nos cães.
Até pessoas que apoiam o método aversivo, concordam que os métodos apresentados por Pattison não são bons.
Qualquer treinador, donos de cães ou ate mesmo quem assiste ao Cesar Millan, sabe que a energia usada para interagir com cães é extremamente importante, e tem grande poder e pode afetar o comportamento do cão.
Usar a técnica de correção com a coleira com raiva e frustração apenas ensina uma coisa ao cão, ter medo de você. Não haverá respeito ou confiança.
Quando estiver brabo, incomodado ou frustrado, seu comportamento só irá confundir seu cão, e atrasar seu processo de treinamento.
Irá também aumentar o nível de estresse do cão, diminuir sua qualidade de vida, e enfraquecer seu laço com ele.
Bom, o resto do post é uma critica ao método de Pattison, incluindo uma testemunha que ficou com medo das técnicas de treinamento enquanto assistia a uma aula.
Ao assistir ao programa, achei um método confuso, mas acho que vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões.
Acho que quando um cão está mostrando um problema comportamental que afeta a família e causa estresse, o certo a fazer é avaliar todas as técnicas existentes e ver a que melhor se aplica aquele caso específico, a pessoa e ao cão. 
 http://www.nossolatido.com.br/?p=5579

Nenhum comentário: